TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS

Dissertações: DIREITOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS E QUEM SÃO SEUS TITULARES

OS DIREITOS HUMANOS EM SUA CONSISTÊNCIA NÃO É COISA PRA BANDIDO COMO MUITOS DIZEM, ACONTECE QUE TODO SER HUMANO TEM DIREITOS, INDEPENDENTE DE QUEM QUER QUE SEJA, CASO UM CIDADÃO TRANSGRIDA O DIREITO DE UM INDIVÍDUO OU UMA SOCIEDADE ESSE TAL DEVE SER JULGADO PELAS REGRAS DO ESTADO.

COM A DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS ONU, FICOU MUITO MAIS CLARO ESSA OBJETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS, O PROBLEMA É QUE O FOCO SE VOLTA EXATAMENTE PARA AQUELE INDIVÍDUO QUE COMETE CRIMES E DELITOS, POIS ISSO GERA UMA CERTA INDIGNAÇÃO NA SOCIEDADE. PODEMOS IMAGINAR A REVOLTA DE UM PAI OU UMA MÃE TENDO SEU FILHO VÍTIMA DE UM ESTUPRO VULNERÁVEL POR EXEMPLO.

A PRÓPRIA POPULAÇÃO É QUEM SÃO OS TITULARES QUE FAZEM PARTE DE UM CONJUNTO AO TODO, POIS A IDÉIA DOS DIREITOS HUMANOS VISA EXATAMENTE UMA ORDEM NA SOCIEDADE. Universidade Estácio de Sá

Campus West Shopping

Curso de Direito

Disciplina: História do Direito brasileiro

Professor: Claudio Freitas

Aluno: Welington Moreira da Silva – turma: 1021 (manhã)

Resumo do texto

O texto tem por objetivo abordar os principais pontos fundamentais sobre a aplicação dos Direitos Humanos num cenário mundial globalizado, porém enfatizando a cultura dos povos em caráter regional e tribal, e levantando questões como a autodeterminação dos povos e as suas particularidades regionais e poder político.

Os Direitos Humanos tem a finalidade de dar a cada indivíduo o poder de fazer suas reivindicações de seus direitos de liberdade e benefícios. Devem ser reconhecidos e respeitados em qualquer Estado, grande ou pequeno, pobre ou rico, independente do sistema social e econômico que se aplica em cada localidade.

O significado da expressão Direitos Humanos:

São os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. Seu conceito também está ligado com a ideia de liberdade de pensamento, da expressão, e a igualdade perante a lei. A ONU proclamou a declaração universal dos Direitos Humanos, que é respeitado mundialmente.

Sobre as diversas gerações dos Direitos Humanos temos à primeira geração: que são os direitos individuais de cada um.

A segunda geração são os direitos metaindividuais, coletivos ou difusos que nada mais é que o resultado do ambiente entre forças sociais que tem como modelo o desenvolvimento burguês de sociedade.

Os Direitos econômicos: O direito ao pleno emprego, transporte integrado à produção, e direitos do consumidor são os direitos políticos.

Terceira geração de direitos humanos: São os denominados direitos dos povos em direitos de solidariedade, também fontes de lutas sociais e das transformações sócio-político-econômicas ocorridas nos últimos três séculos da história da humanidade.

Temos por fim uma quarta geração dos Direitos Humanos ligados à comunicação, à democratização da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com