TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS E TERRORISMO

Monografias: DIREITOS HUMANOS E TERRORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a evolução do mundo, cada sociedade desenvolveu uma cultura e pensamentos próprios, determinados por sua região.

Com o passar dos anos, foi atribuída a cada sociedade uma habilidade especial, o chamado Determinismo Biológico. As sociedades determinam características de outras, sejam por sua nacionalidade, religião ou até mesmo por sexo, fato que é, muitas vezes, mero preconceito e etnocentrismo.

Atualmente, um dos grupos que mais sofrem preconceito é a sociedade islâmica, em que é atribuído a ela o conceito de terrorista e praticante da “guerra santa”. O Islã apresenta cinco pilares, entre eles a confissão de fé e a peregrinação a Meca. Um dos temas mais importantes é o Jihad – luta pela fé –, que é considerado, principalmente pelo Ocidente, como uma guerra que tem por objetivo tornar outros indivíduos praticantes do islamismo e homens-bombas, causando muitos atentados. Entretanto, o verdadeiro significado do Jihad é o esforço de cada pessoa consigo mesma, além do esforço em passar a cultura islâmica adiante.

Devido ao fato de diversos grupos extremistas radicais, como a Al Qaeda praticarem terrorismo em nome da fé, além da mídia ocidental, que prega o terrorismo como característica efetiva dessa sociedade, o nome de todo o povo islâmico é difamado.

Entretanto, deve-se levar em consideração, conforme a Constituição dos Direitos Humanos, a liberdade de expressão garantida a cada indivíduo de cada sociedade. Contudo, de acordo com a Ética, o direito de um acabaria quando começasse o direito de outro. Exemplo: Assim como a mídia obtém por direito a liberdade de expressar-se de acordo com seus pensamentos e interesses, ela não pode interferir na liberdade da sociedade islâmica. A “liberdade” da mídia deve ter limites, não podendo por seu etnocentrismo atribuir uma preconceituosa definição de qualquer outra sociedade, pois, assim como dito anteriormente, cada sociedade apresenta uma cultura diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com