TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTAÇÃO SOBRE A OBRA DE DARCY RIBEIRO: "O POVO BRASILEIRO"

Por:   •  14/6/2019  •  Dissertação  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

DISSERTAÇÃO SOBRE A OBRA DE DARCY RIBEIRO: "O POVO BRASILEIRO"

Desde o início da obra, nos é mostrado o ponto de vista do autor sobre a origem do povo brasileiro e sobre o "descobrimento do Brasil, e segundo ele, não ocorreu de forma pacífica, mas sim de um processo violento de unificação política, visando os interesses da coroa portuguesa, e que essa unificação se baseou na opressão dos da classe dos menos favorecidos, os índios e negros.

O autor dividiu a origem dos povos em três matrizes: tupi, lusitana e negra, e explicou as características de ambas e sua importância para a consolidação do povo brasileiro.

Matriz Tupi

O autor cita em sua obra que ocorreu uma diáspora Tupi, que no caso os índios foram se espalhando ao longo do território brasileiro, principalmente no Litoral e no Centro Oeste em rumo ao norte.

É mostrado também que os povos Tupis sempre tiveram uma conexão forte com a natureza e eram alto suficientes. Sua conexão se dava por questões religiosas e de crenças, além de viverem em harmonia com a terra. Tinham uma economia baseada na auto sustentação, o de eles consumiam apenas o necessário que a terra os davas, sem quaisquer politicismo, no entanto, já existia uma divisão por sexo desde esse período, onde os homens eram responsáveis pela guerra e as mulheres pela agricultura e artesanato da tribo.

Um dos principais povos mostrado na obra de Darcy é o povo Tupinambá, que foi a tribo que mais teve contato com os portugueses. Os Tupinambás eram extremamente ligados a guerra e a dança, e o auge de sua cultura é a vitória de uma guerra sobre alguma tribo rival, onde ocorria uma enorme festa na tribo que perdurava por dias, onde a prática que mais se destacava era o canibalismo.

Matriz Luso

O autor mostra em sua obra a origem do povo lusitano, onde foram frutos de diferentes povos da Europa como o povo árabe e outros de região próxima a Portugal. Os resquícios da cultura árabe refletem na arquitetura do país, com traços importantes em alguns monumentos e pontos turísticos. No entanto, um ponto que se destaca na matriz Lusitana é a influência árabe na navegação portuguesa. Onde os portugueses basicamente adquiriram o conhecimento de navegação baseando se nas embarcações árabes, as aprimorando e conseguindo assim, ser o pioneiro no período das navegações e "descoberta" de terras.

Graças a melhoria das técnicas de navegação, os portugueses que já tinham uma economia baseada na pesca, conseguiram ampliar seu poderio político também, ja que na época, quanto mais terra, mais poder você teria.

Matriz Afro

Por fim a última matriz citada na obra é a matriz africana, e o autor cita algumas características do povo africano e sua influência na cultura brasileira.

A cultura africana, segundo o autor, não se diferencia tanto da cultura indígena, pois assim como os índios, os africanos eram extremamente religiosos e acreditavam na vida após a morte, e que o sol simbolizava a transição entre os vivos e os mortos. Alguns povos acreditavam na existência de dois mundos, um visível e um invisível.

O autor cita que a cultura africana refletiu diretamente em toda a cultura brasileira, pois até hoje se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com