TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE / DIFERENÇAS

Pesquisas Acadêmicas: DIVERSIDADE / DIFERENÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A diversidade é um conceito amplo, com aplicação em diferentes campos do conhecimento humano, entre os quais iremos falar sobre a diversidade histórica, linguística e cultural.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias variáveis em torno de um assunto concreto, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.

Os professores podem valorizar esses conceitos pré-existentes, dando oportunidade dos alunos demonstrarem seus conhecimentos prévios, sua cultura, dentre outros, abrindo espaços de discussões e vivências concretas.

Esta é a aposta. É o reconhecimento e o respeito pela diversidade como valor, considerada criticamente, que pode gerar as mudanças devidas a esses segmentos populacionais e a toda comunidade brasileira.

2 DESENVOLVIMENTO

A diversidade refere-se à abundância de coisas diferentes, à variedade e à diferença.

Segundo Chrispino e Chrispino apud Carreira (2005, p.13):

A escola de antes era a escola dos ‘iguais”. A escola de massa e do futuro será a escola dos “diferentes” e da diversidade, o que pede uma gestão escolar apropriada, a partir da visão do futuro que nos aguarda.

2.1 A DIVERSIDADE HISTÓRICA

Na história mais recente do país, não existe uma imigração muito numerosa de estrangeiros à procura de trabalho. Mas a imigração e a integração de várias culturas e povos é parte importante da história do país, desde sua formação.

Já dizia Costa:

Dos séculos da convivência, das influências trocadas, do caldeamento das duas raças, resultou a população de mestiços e mulatos que hoje ainda povoa o país. As marcas que nos ficaram como um legado do regime servil (escravidão) e que transcenderam sua época chegando até nós imprimiram aspectos peculiares à nossa sociedade. A concentração de negros e mestiços, os problemas de sua marginalidade, a questão do preconceito racial, as dificuldades para a integração e adaptação dos descendentes de escravos, os baixos níveis culturais da grande maioria, certos aspectos do comportamento do branco, tudo isso deriva do pas¬sado próximo cujo conhecimento é essencial para a compreensão de fenômenos atuais.

Para alguns autores, a tese de Gilberto Freyre teria dado suporte à ideia de “democracia racial”, isto é, a ideia segundo a qual o Brasil seria uma espécie de “paraíso” de todas as raças, um lugar onde não existiria preconceito.

2.2 A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

A diversidade linguística, é tudo aquilo que pertence ou que está relacionado com a linguagem, sistema de comunicação que nos permite abstrair e comunicar conceitos, ou com a língua, sistema de comunicação verbal próprio dos seres humanos. “A educação se constitui num trabalho lento, duro, enfrentando muitas adversidades”. (GADOTTI, p. 7. 1997)

A língua de um povo constitui-se como um dos seus bens mais preciosos. É na língua que se apresentam refletidas as representações e construções de uma sociedade.

De acordo com Cagliari (1992), o processo de alfabetização é o momento mais importante da formação escolar de uma pessoa e quanto mais ciente estiver o educador de como ocorre o processo de aquisição de conhecimento de cada aluno, melhores condições terá para tornar uma aula produtiva com métodos adequados a turma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com