TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DO POPULISMO A DITADURA

Artigos Científicos: DO POPULISMO A DITADURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 10

POPULISMO E DITADURA NO BRASIL

PARTIDOS POLITICOS EM 1945

UDN - União Democrática Nacional

PSD - Partido Social Democrático

PTB - Partido Trabalhista Brasileiro

Nas eleições de 1945, venceu as eleições o general Eurico Gaspar Dutra com 55% dos votos, candidato da coligação PSD e PTB. Nesta eleição Getúlio Vargas elegeu-se Senador.

CONSTITUIÇÃO DE 1946

* Definiu o Brasil como uma República Federativa Presidencialista;

* Garantiu ampla liberdade de pensamento, de expressão e de associação;

* Concedia autonomia a cada uma dos três poderes;

* Permitia o direito de voto a todos brasileiros maiores de 18 anos, ambos os sexos, mantinha restrição aos analfabetos;

* Garantia aos trabalhadores o direito de greve.

GOVERNO DUTRA

O governo de Dutra coincidiu com o inicio da Guerra Fria, que colocou os Estados Unidos e a União Soviética em lados opostos, Dutra optou por aliar-se ao Estados Unidos, rompendo relações diplomáticas com a União Soviética .

NA ECONOMIA Dutra facilitou a livre importação de mercadorias, o Brasil passou a importar grande quantidade de bens de consumo, como cigarros, chicletes, perfumes, carros, geladeiras etc. Com isso esgotou suas reservas que tinha acumulado durante a Segunda Guerra Mundial .

ELEIÇÕES DE 1950

No mesmo ano em que a televisão faz sua estréia no Brasil, Getúlio Vargas venceu as eleições com 48,7% dos votos com folga para Presidente do Brasil. Defendendo o nacionalismo, a industrialização e a ampliação das leis trabalhistas.

SEGUNDO GOVERNO VARGAS

O cenário político apresentava de um lado os nacionalistas apoiados por Vargas, que defendia que o Estado deveria intervir na economia investindo em áreas estratégicas como petróleo, siderurgia, transportes e comunicações, deveria limitar e controlar a entrada de capital estrangeiro e manter uma posição de distanciamento ou de oposição ao Estados Unidos. Já o liberalismo de Carlos Lacerda dizia que o desenvolvimento deveria apoiar-se na empresa privada, que o capital estrangeiro era condição para o progresso do Brasil e que o governo deveria aliar-se aos Estados Unidos de forma incondicional.

Os debates esquentavam quando a assunto era petróleo, já que Vargas defendia que a exploração e o refino do petróleo deveria ser feito pela industria brasileira e os liberais defendiam que fosse feito por empresas estrangeiras.

Para defender sua posição, os nacionalistas organizaram uma campanha nacional com o slogan “ o petróleo é nosso”

A vitoria nessa luta coube aos nacionalistas. Em 3 de outubro de 1953 foi criada a Petrobras, empresa estatal que tinha o monopólio da extração, refino e transporte marítimo do petróleo brasileiro .

POPULISMO

Aqui Vargas esforçou-se para a apagar a sua imagem de ditador e reforçar a de “amigo dos trabalhadores” estabelecendo uma relação direta e emocional com os trabalhadores

Apesar da popularidade de Vargas, a insatisfação entre os trabalhadores era grande, pois os salários não acompanhava a alta da inflação.

Para enfrentar essa situação Vargas nomeou para Ministro da Trabalho o gaucho João Goulart, conhecido como Jango, que prometeu aumentar o salário mínimo em 100%, pressionado Vargas demite Jango e autoriza o aumento de 100% no salário mínimo. Isso forneceu elemento para que Carlos Lacerda iniciasse uma campanha difamatória contra Vargas, exigindo sua renuncia.

A QUEDA DE VARGAS

Carlo Lacerda foi vitima de um atentado a bala, mas escapou com vida, já seu acompanhante, Rubens Vaz, major da Aeronáutica, morreu. Ao investigar descobriram que o chefe da guarda pessoal de Vargas era o mandante do crime..

No dia 22 de agosto oficiais da Aeronáutica lançaram manifesto exigindo a renuncia de Vargas, no dia seguinte os generais do Exercito fizeram o mesma exigência .

Sobre forte pressão, Vargas escreveu uma carta ao povo e, em seguida, matou-se com um tiro no coração. Dia 24 de agosto de 1954 uma onda de dor e indignação percorreu todo pais.

GOVERNO JUSCELINO: “50 ANOS EM 5”

Juscelino Kubitschek elegeu-se prometendo que faria o Brasil progredir 50 anos em 5. Sua política de desenvolvimento era chamada de DESENVOLVIMENTISTA. Para ele o governo devia atrair capitais estrangeiros, facilitando a instalação de empresas multinacionais e a importação de maquinas e equipamentos, concedendo a isenção de impostos por vários anos.

O PLANO DE METAS previa investimento públicos em cinco grandes áreas: energia, transporte, industria, alimentação e educação.

Esse plano contribuiu para a instalação de varias industria, entre essas o destaque para o incentivo a produção de veículos, que deixou de lado os meio de transporte coletivo, como o trem, as ferrovias foram praticamente abandonadas e o transporte passou a depender das rodovias, do petróleo e seus derivados.

Muitas de suas metas foram alcançadas, inclusive a construção de Brasília, apesar da inflação chegar aos 30,5% ao ano.

As industrias recém-criadas instalaram-se quase todas no centro –sul, o que aumentou as diferenças entre as regiões do pais e a imigração de nordestinos que deixaram sua terra natal e se mudaram para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte em busca de emprego.

O GOVERNO DE JÂNIO QUADROS

Um típico líder populista, para ganhar votos prometia, que se eleito, ia “varrer a corrupção” do governo, usava uma vassoura como símbolo de sua campanha.

Quando assumiu o governo, a inflação esta alta. Decidiu então, restringir gastos, diminui créditos aos empresários, congelou salários, cortou ajuda a importação de trigo e petróleo o que provocou um aumento no preço do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com