TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição LOGÍSTICA INVERSA

Tese: Definição LOGÍSTICA INVERSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Definiçao LOGÍSTICA REVERSA

Para entender o conceito de Logística Reversa faz-se necessário uma breve definição do que vem a ser Logística.

A Logística“é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem de matérias-prima, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto deconsumo” (Associação de Logística Brasileira).

Já a Logística Reversa nada mais é que “o caminho de volta para casa”, ou seja, é o retorno de produtos, embalagens e materiais pós-consumopara seu ponto de origem ou centro produtivo, seu objetivo é dar destino final adequado a eles.

Citação: SANTOS, Flavio da Costa. A logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: do diagnóstico à elaboração de um modelo pró-ativo. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso, contendo o diagnóstico da logística reversa dos resíduos sólidos existentes em Ituiutaba (MG). Ele caracteriza quais são os principais resíduos, quem são os maiores catadores e compradores e qual é o caminho percorrido pelos resíduos. Apresenta ainda, um modelo pró-ativo para a sua gestão ambiental. Modelo esse, que induz a capacidade de pensar, projetar e antever um futuro melhor para a sociedade tijucana do que se vivencia hoje na cidade. A análise qualitativa dos resíduos domiciliares revelou a presença de 70% em peso de matéria orgânica putrescível. Identificam-se: custos de manutenção do aterro, contra sensos, falhas técnicas, administrativas e ausência de equipamentos no modelo atual de logística reversa. Abre-se a perspectiva para a cidade de Ituiutaba (MG) dar um salto a fim de melhorar a sua eficiência em gestão ambiental. O caminho para a eficiência da gestão dos resíduos é demonstrado, o qual deverá ter como principal precursor o poder público municipal. Para que o modelo possa ter efetividade ele deverá contar com o apoio da população, a qual deverá ser informada sobre a nova proposta de logística reversa para os resíduos sólidos urbanos. Em relação ao húmus produzido a partir dos resíduos putrescíveis, pode-se constatar que o composto apresenta bom potencial de uso para produção de variadas plantas e hortaliças e possui uma boa constituição de macro e micro nutrientes. Em referência ao balanço de massa no modelo pró-ativo abre-se uma perspectiva de um desvio dos resíduos do aterro sanitário bem maior do que se presencia hoje. A reintegração ambiental dos resíduos sólidos dá um salto dos atuais 19% para 82,8% no modelo pró-ativo da logística reversa. Destarte vislumbrase uma nova era na gestão dos resíduos sólidos para o município de Ituiutaba amparada na logística reversa. Com a adoção do modelo pró-ativo a área do aterro municipal deverá ser utilizada menos para o recobrimento e compactação dos resíduos recicláveis e rejeitos e mais para a compostagem dos resíduos orgânicos putrescíveis. Com isso, se vislumbra o prolongamento da vida útil do aterro, que passaria de 24 anos para 99 anos, com redução drástica na geração de chorume. O estudo do reverso da logística dos resíduos é uma contribuição para subsidiar a prefeitura na gestão dos resíduos sólidos, servindo também, para aumentar a consciência da população sobre a necessidade de sua participação no processo de descarte e reaproveitamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com