TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia

Artigo: Democracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Artigo  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

Você já ouviu falar sobre democracia? A palavra democracia tem origem na língua grega e significa “governo do povo” (demos = povo; cracia = governo, domínio). A democracia constituiu durante um período (510 a.C. a 404 a.C.) a forma de organização política dos cidadãos atenienses. Foi na cidade-Estado de Atenas que pela primeira vez na História uma forma de governo democrática existiu. Mas como surgiu a democracia em Atenas? Era mesmo todo o povo que participava deste governo democrático?

A cidade-Estado de Atenas localizava-se na Ática, uma região de muitas montanhas e colinas que surgiam entre pequenas planícies, sendo ainda próxima ao mar Egeu. A formação de Atenas deveu-se à ocupação pacífica da região pelos jônios, que fundaram a cidade-Estado.

A partir do século VII a.C., a cidade passou a ser governada por uma oligarquia, uma forma de governo cujo comando estava nas mãos de poucas pessoas. A população vivia da agricultura, mas as poucas terras férteis estavam nas mãos dos aristocratas, um pequeno grupo de famílias que detinham os maiores e melhores lotes de terras. Os pequenos agricultores tinham cada vez mais dificuldades para sobreviverem do que era produzido. Ao mesmo tempo, a população da cidade-Estado estava crescendo.

Para poder cultivar suas terras, os agricultores recorriam a empréstimos, que muitas vezes não conseguiam pagar. Ao se tornarem devedores, os agricultores perdiam suas propriedades e se tornavam escravos. Neste caso, eram escravos por dívidas (diferente dos africanos escravizados que vieram para o Brasil como mercadorias, durante o período da colônia).

O aumento da população e o risco de se tornarem escravos levaram muitos atenienses a saírem da cidade e procurarem outros locais para viver. Como Atenas se localizava próxima ao mar, estes atenienses passaram a navegar em busca de novos locais para residirem.

Eles estabeleceram colônias em diversos locais, como no Egito, no mar Negro e em vários pontos do mar Mediterrâneo. Chegaram inclusive a formar a Magna Grécia, a Grande Grécia, na Península Itálica. Esse processo de expansão grega ficou conhecido como Segunda Diáspora grega, entre os séculos VIII e VI a.C. Diáspora significa a dispersão de um povo. Nesse sentido, os gregos passaram a ficar dispersos, espalhados por terras em volta dos mares da região mediterrânica.

Essa dispersão e colonização criaram uma série de novas cidades-Estado e também uma rede de comércio entre elas. Os comerciantes de Atenas souberam se aproveitar deste comércio, passando a enriquecer. Mas o que isso tem a ver com a democracia?

O comércio marítimo gerou imensas riquezas para Atenas

O comércio marítimo gerou imensas riquezas para Atenas

Tem a ver no sentido de que o enriquecimento dos comerciantes os levaram a pressionar para conseguirem uma maior participação política dentro de Atenas, já que o poder estava nas mãos dos aristocratas, os proprietários de terras. Havia também uma insatisfação dos pequenos proprietários, que pediam que as terras fossem redistribuídas e que se acabasse a escravidão por dívidas.

Assim, dois grupos, os comerciantes e pequenos proprietários, passaram a pressionar os aristocratas por uma fatia maior de poder na organização política de Atenas.

Nessa época, as leis não eram escritas, eram apenas memorizadas. Quem conhecia as leis eram as famílias aristocratas, que interpretavam essas leis de acordo com seus interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com