TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia Na Grécia Clássica

Trabalho Universitário: Democracia Na Grécia Clássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

Indrodução.

Nesse trabalho podemos observar como era a democracia, e como ela era seguida em Atenas. Falarei também da época feudal e suas características e dos conflitos Europeus, e a participação dos Estados Unidos na gerra.

Questões.

01- A democracia foi estabelecida plenamente na Grécia Clássica ( século V a.C ), na cidade de atenas, depois de uma longa evolução política com muitos conflitos sociais e reformas. Redija um texto definindo essa forma histórica de democracia, comparando-a com com as democracias ocidentais modernas como, por emxeplo, o Brasil ou os Estados Unidos. Para isso, siga o roteiro abaixo.

a) Indique o significado etimológico da palavra na Grécia antiga e o sentindo que damos a ela hoje.

Resposta.

Uma das primeiras definições de democracia foi dada por Aristóteles em seu livro Política, Ele chamou de democracia um governo injusto governado por muitos. Hoje a Democracia é interpretada como um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.

b) Mostre quais eram as condições para que alguém pudesse ser cidadão em Atenas, quais os seus direitos e deveres, quais as suas funções, e compare com um cidadão de uma democracia contemporânea.

Resposta.

Os detentores de tais direitos eram os cidadãos. Porém, só eram considerados cidadãos os indivíduos livres, não-escravos, do sexo masculino, filhos de pai e mãe ateniense, maiores de dezoito anos e com serviço militar de dois anos cumprido. Esses representavam apenas um estrato da população, de modo algum a totalidade. Os pequenos comerciantes, marinheiros, lavradores, artesãos, é que constituíam a maioria da população. Assim, a democracia tornava-se o governo da minoria, e não da maioria. Em consequência desta contradição, ficavam excluídos dos direitos políticos as mulheres, os metecos e suas famílias e os escravos. Era uma sociedade desigual e escravagista, o que contradiz os princípios da noção atual de democracia.

02 - Redija um texto com suas palavras, comparando o servo do modo de produção feudal com o trabalhador dos dias de hoje. Indique as principais diferenças quanto ao regime de exploração da força de trabalho.

Resposta.

A Sociedade feudal era composta por duas classes sociais básicas, senhores e servos. O clero compunha o meio termo a estrutura social praticamente não permitida mobilidade, com isso acondição de um indivíduo era determinada pelo nascimento ou seja quem nasce servo será sempre servo, utilizando os conceitos predominantes hoje, podemos dizer que o trabalho o esforço, a competência e etc. Eram na época feudal caracterésticas que não podiam alterar a condição social de um homem.

03- Explique os motivos que, em um primeiro momento, levaram os Estados unidos a permanecerem fora do conflito europou e depois o que levou eles a participarem diretamente da guerra.

Resposta.

Vários líderes políticos americanos entendiam que não deveriam se envolver porque o conflito era europeu e cabia a eles resolver.Outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com