TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Derrama, Boatos E Historiografia: O Problema Da Revolta Popular Na Inconfidência Mineira De Tarcísio De Souza Gaspar

Ensaios: Derrama, Boatos E Historiografia: O Problema Da Revolta Popular Na Inconfidência Mineira De Tarcísio De Souza Gaspar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha:

Derrama, boatos e historiografia: o problema da revolta popular na Inconfidência Mineira de Tarcísio de Souza Gaspar

Gaspar, Souza Tarcísio: Graduado (2005) e Mestre (2008) em História pela Universidade Federal Fluminense, atualmente desenvolve tese de doutoramento em História Social pela Universidade de São Paulo. Seus interesses estão relacionados à História Moderna e Contemporânea, com ênfase na História do Brasil Colonial. Estuda as formas históricas da oralidade e das linguagens políticas. Também possui produções na área de Patrimônio Cultural e Patrimônio Histórico. Tem experiência no ensino de história, em níveis médio e superior. Foi professor substituto de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal de Viçosa. Atuou também como historiador vinculado à Prefeitura Municipal de Ouro Preto, empreendendo diversas pesquisas sobre a história da cidade de Ouro Preto e de seu entorno rural. É professor de história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Em, seu artigo investiga os boatos que circularam entre os anos de 1788-89, na Capitania de Minas Gerais, acerca da ameaça de lançamento da derrama, cobrança referente ao quinto da extração aurífera. Foram avaliadas as características políticas e sociais do tributo e a maneira como a derrama foi entendida na historiografia. Discute-se especialmente a hipótese, cunhada pela historiografia, de que o lançamento da derrama ocasionaria uma revolta popular. A Inconfidência Mineira destacou-se por ter sido o primeiro movimento social republicano-emancipacionista de nossa história. Eis aí sua importância maior, já que em outros aspectos ficou muito a desejar. Sua composição social por exemplo, marginalizava as camadas mais populares, configurando-se num movimento elitista estendendo-se no máximo às camadas médias da sociedade, como intelectuais, militares, e religiosos. Outros pontos que contribuíram para debilitar o movimento foram a precária articulação militar e a postura regionalista, ou seja, reivindicavam a emancipação e a república para o Brasil e na prática preocupavam-se com problemas locais de Minas Gerais. O mais grave, contudo foi a ausência de uma postura clara que defendesse a abolição da escravatura. O desfecho do movimento foi assinalado quando o governador Visconde de Barbacena suspendeu a derrama -- seria o pretexto para deflagar a revolta - e esvaziou a conspiração, iniciando prisões acompanhadas de uma verdadeira devassa.

Os líderes do movimento foram presos e enviados para o Rio de Janeiro responderam pelo crime de inconfidência (falta de fidelidade ao rei), pelo qual foram condenados. Todos negaram sua participação no movimento, menos Joaquim José da Silva Xavier, o alferes conhecido como Tiradentes, que assumiu a responsabilidade de liderar o movimento. Após decreto de D. Maria I é revogada a pena de morte dos inconfidentes, exceto a de Tiradentes. Alguns têm a pena transformada em prisão temporária, outros em prisão perpétua. Cláudio Manuel da Costa morreu na prisão, onde provavelmente foi assassinado.Esses movimentos ocorridos no Brasil no final do século XVIII, tidos como A Inconfidência Mineira e A Conjuração dos Alfaiates, tinham como objetivos a emancipação política e reivindicação social, que ocorreram em função de medidas adotadas pela Coroa , a qual visava levar vantagem sobre a colônia, deixando a população local em total desvantagem, e a mercê da administração portuguesa. Embasados na idéia da Independência das Colônias Americanas e da Revolução Francesa , a América Portuguesa reage com movimentos “rebeldes” para conquistar sua independência.

Tarcisio trabalha de uma forma a contextualizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com