TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvedores Das Bases De Trocas Monetárias

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvedores Das Bases De Trocas Monetárias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  353 Visualizações

Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?

Foram os Fenícios os responsáveis pelas primeiras bases de trocas monetárias. Eles habitavam a região da Fenícia, onde hoje é conhecido como Líbano, no Oriente Médio, continente Asiático. Eles viveram por volta de 3000 a.c., e com poucas terras férteis, dedicaram-se a pesca e ao comércio marítimo, se tornando grandes navegadores. Tiveram uma história de sucesso com a sua economia. Eles eram estrategistas, tinham contatos comerciais com diversos povos, descobriam novas rotas marítimas, mas guardavam estas informações em segredo. Fabricavam produtos artesanais da metalurgia (armas), vidros coloridos e tintas de tecido (extraídas de moluscos de suas praias). Mas importavam produtos que utilizavam como matéria prima, animais e alimentos.

Em Tiro, uma das principais cidades da Fenícia, era comercializado também escravos que eram comprados pelo Fenícios e revendidos às outras províncias.

Diante de sua evolução econômica, os fenícios viram a necessidade de facilitar a forma com que controlavam sua economia.

Os registros que primeiramente eram escritos em papiro (folha utilizada na época fabricada da planta papiro), foram substituídos e simplificados por símbolos. Criava-se o alfabeto fenício, que serviu de base para o alfabeto grego e posteriormente ao alfabeto atualmente utilizado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com