TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  268 Visualizações

Para que o processo de desenvolvimento ocorra é preciso de um impulso externo – como é típico numa economia dependente – ou interno – e, nesse caso, revolucionário, um impulso que derrube a estrutura de dominação preexistente colocando um outro grupo social no poder, o qual vai usar o poder de Estado para desencadear um processo de mudança estrutural. No caso do Brasil a Revolução de 30 permitiu que começasse a surgir, no Setor de Mercado Interno, um desenvolvimento autônomo, uma industrialização por substituição de importações.

Convém referir, antes de entrar propriamente nas teorias do desenvolvimento, ao fato que esse tipo de industrialização baseado no mercado interno, em que o Setor de Mercado interno se desvincula do Setor de Mercado Externo e começa a crescer por conta própria, tomando lugar das importações, não é simples e tende a esbarrar em dois limites. O primeiro deles é o próprio tamanho do mercado interno, e o segundo ocorre devido ao processo de industrialização por substituição de importações está no Setor de Mercado Externo.

As teorias do desenvolvimento são de dois tipos: as teorias do fundo marginalista e as de fundo marxista. Dizemos "de fundo" porque a teoria de desenvolvimento é uma parte nova da teoria econômica, pois foi e está sendo formulada a partir de uma experiência recente dos países que têm ou tinham economia colonial.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com