TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças E Semelhanças Sociais Entre Os Sistemas Econômicos Antigo (Grécia E Roma), Funcional E Comercial

Pesquisas Acadêmicas: Diferenças E Semelhanças Sociais Entre Os Sistemas Econômicos Antigo (Grécia E Roma), Funcional E Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

É preciso dividir os acontecimentos históricos em suas respectivas épocas para sua melhor compreensão. Portanto, primeiramente será abordado a sociedade grega já dividida em suas fases histórica, período Clássico, Arcaico e Helenístico, em sequência Roma e após os demais sistemas, Funcional e Comercial.

A Grécia Antiga passou por três principais fases, Clássico, Arcaico e Helenístico. Não citando cada uma das fases, mas seguindo sua sequência cronológica serão expostas suas características. A sociedade grega era basicamente agrícola, cultivava cereais e criava gado como forma de sobrevivência, nessa mesma época a população grega teve um grande crescimento e era cada vez maior o número de pessoas sem acesso a terras para cultivo, como a Grécia possuía poucas áreas favoráveis para a agricultura, as pessoas viram-se obrigadas a migrarem para outras áreas, criando novas relações de comércio com outras partes da Grécia, sendo que a propriedade comunitária das terras deu lugar a propriedade privada. A sociedade era dividida em classes, onde basicamente se separavam em diferentes patamares cidadãos livres, soldados, políticos, estrangeiros, artesãos e escravos.

De acordo com Rezende Filho (2010, p.28) com a expansão demográfica e as poucas áreas agriculturáveis, as principais culturas cultivadas pelos gregos foram a oliveira e a vinha, as quais demandavam certo cuidado e isso fez com que o trabalho escravo se expandisse, já que antes ele ainda atuava de maneira tímida.

As polis (cidades estado), tiveram grande crescimento e cada vez mais importância, porém, a rivalidade entre elas sempre foi grande, principalmente entre Atenas e Esparta que chegou a gerar uma guerra que durou 27 anos, a Guerra do Peloponeso. Como resultado as cidades gregas saíram enfraquecidas, o que facilitou o domínio da Macedônia. A pesar de todos esses acontecimentos a sociedade grega sempre teve uma cultura muito forte e que se expandia por várias áreas como, teatro, arquitetura, esculturas, filosofia e nas ciências também como, matemática, medicina.

A herança cultural deixada pelos gregos foi muito rica e influenciou toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza, retratadas nas obras de escultura, pintura e arquitetura foram tidas como clássicas por seu equilíbrio e harmonia. Também sua produção teatral, filosófica e científica foi fecunda e marcou as linhas do pensamento até a idade moderna. (CEDIC, s. d., p.28)

A sociedade romana por sua vez possuía muita desigualdade, na qual a mobilidade social era rara e assim como os gregos possuía divisões entre sua população, estas eram: os Plebeus (formavam a maioria da população romana, tinham pouca participação na política e na religião), os Patrícios (descendentes das primeiras famílias de Roma, eram considerados cidadãos, possuíam riquezas e muitos escravos, por sua vez também eram minoria da população), ao Clientes (em sua maioria eram estrangeiros ou refugiados pobres, apesar de serem livres tinham certa dependência em relação aos patrícios, a quem deviam ajudar em trabalhos e questões militares), os Escravos (não tinham nenhum direito social, não eram remunerados e lhes davam apenas o necessário para sua subsistência, em geral eram pessoas presas nas guerras) e os Libertos (ex escravos, que eram libertados por seus donos, abandonados ou compravam a sua liberdade).

Roma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com