TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de dados sociais da linha de pesquisa "Justiça e sistema judicial do Brasil"

Tese: Análise de dados sociais da linha de pesquisa "Justiça e sistema judicial do Brasil". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

A análise dos dados sociais da linha de pesquisa “A Justiça e o Poder Judiciário Brasileiro” nos mostra um padrão geográfico que se repete desde o início do projeto “Práticas Investigativas”: a maioria dos entrevistados vem de uma das regiões mais antigas e populosas do Distrito Federal: Sobradinho corresponde 61,12% dos entrevistados, Planaltina por 22,22%, Sudoeste por 11,11% e Guara 5,55 do total de respondentes.

Em termos de gênero, a pesquisa foi com 61,11% de homens e 38,89% de mulheres respondendo às perguntas feitas durante a pesquisa. Com 38,89% a faixa etária de entrevistado foi de (41-45), o que indica o predomínio de população eminentemente e adulto da meia idade na área pesquisada.

Em termos econômicos, tivemos uma igualdade com 33,33% ganha entre um e cinco salários mínimos e também ganham entre seis e dez salários mínimos já que somente 11,11% ganham mais que quinze salários mínimos. Em relação ao ensino 33,33% possuem um ensino superior mais somente 5,55% possui mestrado/doutorado.

A respeito do tema “A justiça e o Poder Judiciário Brasileiro”, a pesquisa procurou saber qual a opinião do cidadão sobre a nossa justiça e o nosso Poder Judiciário.

Na questão um perguntou-se se o entrevistado se ele conhece as atribuições do Poder Judiciário Brasileiro. Tivemos quase uma igualdade entre o sim e o não já que somente 11,11 disseram às vezes, já que na segunda questão tivemos uma duvida de 44,44% que as vezes que o Poder Judiciário protege o direito daqueles que o procuram.

Na terceira colocou-se o que o ele acha que as leis são justas nessa já teve um balanço entre o sim, o não e o às vezes sendo que o sim foi a menos citada entre as três com 27,77% onde pude observa que nossa população ainda tem duvidas das nossas leis.

Na questão quatro buscou saber se o Poder Judiciário é justo e outra vez, tivemos duvidas dos pesquisados, já que 50% assinalou a letra “c”(às vezes) e o sim teve somente 11,11% . Há numero cinco teve um resultado assustador de 50% saber o que é Equidade já pensei que a maioria não saberia que equidade e o que consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça e igualdade. Questão sete onde perguntou se há uma correlação entre justiça e mora. Somente 22,22% não sabem e 38,89% disseram sim e não.

Na oito é sobre o que acha se os juízes brasileiros tem moral para proferir um julgamento quase 50% disse que a maioria não. A questão nove e mais polemica já que quer saber se alguma pessoa publica não foi punida como deveria ou recebe regalias como ele se sentiria e com 38,88% marcaram que a lei foi feita apenas para os pobres. Já na questão dez mais de 50% não se sente seguro com o Poder Judiciário Brasileiro. Há questão onze gostaria de saber opinião sobre os congestionamentos de processos e a resposta já era esperada já que 61,11% disseram que sim. Na questão treze e sobre o investigado fornecer material genético para investigação na qual e suspeito se não seria o mesmo que obrigar a autoincriminação e novamente 61,11% assinalaram que não.

Como conclusão da linha de pesquisa “A Justiça e o Poder Judiciário Brasileiro”. De maneira geral, as pessoas já ouviram falar na “Justiça e o Poder Brasileiro”, ainda que não saibam e tenham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com