TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Igreja Catolica Medieval

Resenha: Direito Igreja Catolica Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  326 Visualizações

Qual a importância da Igreja para o Direito Medieval?

A Igreja Católica foi de suma importância para o Direito Medieval na Europa Feudal, a Igreja era a instituição que monopolizava a interpretação da realidade social, pois era ali que estavam os “doutores da Igreja”. Após a fragmentação dos reinos bárbaros, vamos encontrar dois tipos de direito Medieval: Direito Feudal, aplicado pelo senhor feudal no feudo; Direito Canônico, aplicado pela Igreja Católica Romana em toda a Cristandade. O discurso jurídico Canônico se materializou no Tribunal da Santa Inquisição (Oficializado pelo Papa em 1231). A Santa Inquisição foi se estabelecendo em diversos pontos da Europa, amparada pelos Senhores e Reis Católicos, e tinha com tarefa principal, julgar Hereges ou seja eram considerados Hereges aquelas pessoas que interpretavam os ensinamentos cristões de maneira diferente daquele que a Igreja pregava.

A Santa Inquisição também julgava os casos de adultério, incesto, bigamia, bruxaria, sacrilégio, usura e muitos outros comportamentos considerados desviantes do ponto de vista religioso.

Enfim, a Igreja Católica garantia não só a unidade religiosa, mas também exercia seu poder na política e na LEI. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com