TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Casos: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

O que são Direitos Humanos?

Humano - Parte da espécie homo sapiens; Homem, mulher, idoso ou criança; Uma pessoa.

Direitos - Aquilo que é direito ou permitido; Liberdades que são garantidas.

Então direitos humanos, são direitos que você tem simplesmente porque é humano. É como você instintivamente espera e merece ser tratado como pessoa, como o direito de viver livre, falar o que pensa e ser tratado como igual, a nível nacional e internacional.

Existem vários tipos de direitos, a maioria aplicada a um certo grupo, mas os direitos humanos são os únicos que se aplicam absolutamente a todos, em qualquer lugar. Isso significa crianças, idosos, pobres, professores, lixeiros, Africanos, Indianos, cristãos, ateus, minha mãe, meu pai, meu vizinho e eu. Todos têm exatamente os mesmos direitos humanos. Em outras palavras, eles são universais. Mas a pergunta continua: O que são eles?

De acordo com as Nações Unidas existem no total 30 direitos humanos, que estão normalmente agrupados e chamam-se apenas direitos humanos. Todos eles aparecem na Declaração Universal dos direitos humanos ( É constituído por um conjunto de direitos que não podem serem separados e que dependem uns dos outros. Tais direitos são: individuais, coletivos, civis, políticos econômicos, sociais e culturais, sem eles a dignidade da pessoa humana não se realiza por completo) que é o documento mais aceito no mundo sobre o assunto. Mas foi um longo tempo para existir.

No início, não havia direitos humanos. Se você estivesse no lado certo, estaria seguro, e se não estivesse, não estaria. Então um homem, Ciro, o Grande ( rei da Pérsia ) decidiu mudar aquilo. Depois de conquistar a Babilônia ele fez algo completamente revolucionário, anunciou que todos os escravos eram livres, ele também disse que as pessoas tinham o direito de escolher suas religiões, não importando de que grupos faziam parte. Eles registraram suas palavras em um tablete de barro, conhecido como Cilindro de Ciro e foi assim que nasceram os direitos humanos.

A ideia espalhou-se rapidamente para a Grécia, Índia e finalmente para a Roma. Eles perceberam que as pessoas seguiam certas leis, mesmo se não fosse dito. Eles chamaram isso de Lei Natural, mas continuou a ser ignorado por aqueles no poder.

Até que mil anos mais tarde na Inglaterra, finalmente levaram o rei a concordar de que ninguém poderia anular os direitos do povo, nem mesmo um rei. 1215 surgi a Carta Magna, que deu garantias contra abusos da coroa e influenciou diversos documentos.

Em 1628, os direitos das pessoas foram finalmente reconhecidos e agora estavam salvos daqueles no poder. Ou quase, um grupo de rebeldes britânicos declaram independência antes que o rei percebesse de que todos foram criados com direitos iguais. Não que ele tivesse gostado da ideia, mas não podia para-los e a América nasceu.

Os Franceses imediatamente seguiram com sua própria revolução (1789) para seus próprios direitos. A lista deles era ainda maior e eles insistiram de que estes direitos não foram inventados, eles são naturais.

O conceito romano de Lei Natural se tornou Direitos Naturais. Infelizmente nem todos ficaram satisfeitos.

Na França, em 1800, um general chamado Napoleão, invade a Europa, decide derrubar a nova democracia Francesa e coroar-se o imperador do mundo. Ele quase conseguiu, mas os países da Europa juntaram forças e o derrotaram.

Os direitos humanos eram novamente um tema quente. Eles fizeram acordos Internacionais para garantir muitos direitos pela Europa, mas somente na Europa. O resto do mundo de alguma forma ainda não estava incluído, ao invés disso, foram invadidos, conquistados e consumidos pelos impérios massivos da Europa. Então, um jovem advogado indiano, em 1915 decidiu que já era o suficiente. Seu nome era Mahatma Gandhi e em face à violência, ele insistiu de que todas as pessoas da terra tinham direitos, não apenas na Europa.

Por fim, mesmo os europeus começaram a concordar. Mas não ia ser tão fácil. Duas guerras mundiais surgiram; Em 1939, Hitler exterminou metade da população judaica da terra em campos de concentração terríveis. Ao todo nove milhões de pessoas morreram. Nunca os direitos humanos estiveram tão próximos da extinção. Nunca o mundo esteve tão desesperado por mudança.

Então os países da terra juntaram-se em 1945 e formaram as Nações Unidas. Seu propósito básico era:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com