TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Artigos Científicos: Direitos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 2

Baseado no romance de Ana Miranda, o filme Desmundo que se passa no século XVI em 1570 demonstra a época em que, sem direito de escolha órfãs portuguesas eram enviadas ao Brasil para que, se casassem com os colonizadores.

Oribela, personagem principal do filme, não aceita o marido Francisco de Albuquerque escolhido para ela se casar com isso acaba fugindo duas vezes e na ultima ela se apaixona de verdade por Ximeno Dias quando os dois tentam fugir são perseguidos e pegos por Francisco que acaba por matar seu adversário, tendo Oribela que voltar para seu marido e que aceita-lo.

Segundo Boris Fausto o pioneirismo português nas grandes navegações e que isso seria consequência de uma monarquia centralizada em Portugal, recursos para investir em novas terras e posição geográfica e com um “espírito aventureiro” foram atrás de ouro e especiarias.

Com a descoberta da América do sul e seu bom comércio de pau-brasil, foi preciso ocupar território para que os holandeses e franceses não a tomassem, divididas em capitanias hereditárias foi a primeira forma de governo no Brasil. No inicio eles se limitavam a ocupar o litoral brasileiro e logo depois do enfraquecimento do comercio do pau-brasil veio a produção de açúcar que precisava de mão de obra, a primeira solução foi forçar os indígenas ao trabalho porem, não deu muito certo, a segunda alternativa foi a mão de obra escrava dos negros.

As capitanias não deram muito certo e por isso surgiu os Governos Gerais, que ajudavam na administração das capitanias.

No auge do ciclo do ouro no Brasil, entre 1750 e 1770 Portugal estava com dificuldades econômicas e sofria pressão da Inglaterra se industrializado, daí surgiu as casas de fundição.

Em 1808, com a chega da família real ao Brasil e com as medidas adotadas para favorecer o comércio e modernizar a colônia, o status econômico e jurídico do Brasil se transformou.

Concluindo Oribela assim como tantas outras moças tiveram seus direitos violados sendo retiradas de seu próprio país sendo obrigadas a viverem de maneira sub-humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com