TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Monografias: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

DIREITOS HUMANOS

O que são "DIREITOS HUMANOS"?

Aí está uma boa pergunta! Se fizer esta pergunta a qualquer pessoa, boa parte dos entrevistados não saberiam responder essa questão embora sabendo que todo nós seres humanos somos parte desse contexto... assim mesmo muitos não saberiam responder ou definir conceituar tal pergunta.

Confesso que de minha parte foi necessário fazer uma perquisa bem consistente e deldicada do assunto. Inicialmente me veio a idéia de perguntar a 10 pessoas o que são DIREITOS HUMANOS e, pra minha surpresa foram exatamente 10 opniões diferentes. Entendi a partir daquele momento que a maioria dos entrevistados sabem que ele existem e não consideram o que significa e nem pra que serve.

HUMANO - Parte da espécie homo sapiens, homem, mulher ou criança; uma pessoa.

DIREITOS – Aquilo que é direito ou permitido; liberdades que são garantidas.

DIREITOS HUMANOS são direitos que você tem simplesmente porque é humano. É como você instintivamente espera e merece ser tratado como pessoa, como o direito de viver livre, falar o que pensa e ser tratado como igual.

Existem vários tipos de direitos, a maioria aplicada-se a um certo grupo, mas os DIREITOS HUMANOS são os únicos que se aplicam absolutamente a todos, em qualquer lugar. Isso significa crianças, idosos, jovens, jogadores de futebol, motoristas, pobre, ricos, lixeiros ,rappers, professores, africanos, americanos, brasileiros e etc... etc... etc...

Todos têm exatamente o mesmo DIREITOS HUMANOS. Em outras palavras, eles são universais.

Mas a pergunta continua: o que eles são? Nomear os DIREITOS HUMANOS? Igualdade entre os povos? Viver livremente e com liberdade? Direito à religião e liberdade de expressão? Seriam esses alguns dos itens?

Se deveria ou não existir uma lista eu não sei mas a verdade é que de acordo com as Nações Unidas existem no mínimo um total de trinta ítens de DIREITOS HUMANOS, que são normalmente agrupados, e chamam-se apenas DIREITOS HUMANOS.

Todos eles aparecem na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, que é o documento mais aceito no mundo sobre o assunto. Mas foi um longo tempo para existir. No início, não haviam DIREITOS HUMANOS. Se você estivesse do lado certo, estaria seguro e se não estivesse, não estaria.

Então um homem, Ciro, O Grande decidiu mudar aquilo. Depois de conquistar a Babilônia ele fez algo completamente revolucionário, anunciou que todos os escravos eram livres, ele também disse que as pessoas tinham o direito de escolher suas religiões não importando de que grupo faziam parte. Eles registraram suas palavras em um tablete de barro conhecida como Cilindro de Ciro, e foi assim que nasceram os DIREITOS HUMANOS. A idéia espalhou-se rapidamente pela Grécia, India e finalmente pela Roma. Eles perceberam que as pessoas naturalmente certas leis, mesmo se não fosse dito. Eles chamaram isso de Lei Natural (Natural Law), mas continuou a ser ignorado por aqueles no poder.

Até que mil anos mais tarde, na Inglaterra, finalmente levaram o rei a concordar de que ninguém poderia anular os direitos do povo, nem mesmo um rei. (Magma Carta).

Os direitos das pessoas foram finalmente reconhecidos, e agora estavam salvos daqueles no poder. Ou quase, um grupo de rebeldes britânicos daclararam independência antes que o rei percebesse de que todos foram criados com direitos iguais. Não que ele tivesse gostado da idéia mas não podia pará-los, e a América nasceu. Os franceses imediatamente seguiram com sua própria revolução. A lista deles era ainda maior, e eles insistiram de que estes direitos não foram inventados, eles são naturais.

O conceito romano de Lei Natural, se tornou Direitos Naturais. Infelizmente nem todos ficaram satisfeitos. Na França um General chamado Napoleão, decidiu derrubar a nova democracia francesa, e coroar-se a emperador do mundo.

Ele quase consegui, mas os países da Europa juntaram forças e o derrotaram. Os DIREITOS HUMANOS eram novamente um tema quente. Eles fizeram acordos internacionais para garantir muitos direitos pela Europa, mas somente na Europa. O resto do mundo de alguma forma ainda não estava incluido, ao invés disso, foram invadidos, conquistados e consumidos pelos impérios massivos da Europa. Então um jovem advogado indiano decidiu que já era o suficiente. Seu nome era Mahatma Gandhi e em face à violência ele insistiu de que todas as pessoas da Terra tinham direitos, não apenas na Europa. Por fim, mesmo os europeus começaram a concordar. Mas não ia ser tão fácil. Duas guerras mudiais surgiram; onde Hitler exterminou metade da população judaica da Terra em campos de concentrações terríveis . Ao todo 9 milhões de pessoas morreram. Nunca os DIREITOS HUMANOS estiveram tão próximos da extinção. Jamais o mundo esteve tão desesperado por mudanças. Então os países da Terra juntaram-se e formaram as Nações Unidas. Seu propósito básico era: “Para reafirmar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com