TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade E Multiculturalismo

Artigo: Diversidade E Multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O desafio profissional visa fazer com que o aluno compreenda melhor o assunto estudado na intenção de refletir sobre a problemática da diversidade cultural nas escolas, as consequências dessa interação de culturas bem como os desafios colocados aos professores e quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar em relação às suas práticas educativas, para superar dificuldades que possam surgir e para facilitar uma maior integração dos alunos de diversas origens culturais nos estabelecimentos de ensino.

Os principais aspectos sobre diversidade e multiculturalismo serão abordados mediante a explicitação das bases legais no quadro a seguir, tendo como sequência uma reportagem sobre a mudança que vem sofrendo a comemoração do dia das Mães nos dias de hoje em muitas escolas, seguido de uma breve análise crítica e finalizando com a interpretação de cinco desenhos confeccionados por crianças da Escola Municipal Saber Conviver e citando exemplos de como podem ser resolvidas algumas dificuldades apresentadas e trabalhando objetivos de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

2. DESENVOLVIMENTO

A Escola Municipal Saber Conviver realizará a apresentação dos principais aspectos relacionados à diversidade e ao multiculturalismo no esquema abaixo:

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos

Relacionados ao respeito às diversidades e ao

multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

VII - valorização do profissional da educação escolar;

VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

IX - garantia de padrão de qualidade;

X - valorização da experiência extraescolar;

XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

XII - consideração com a diversidade étnico-racial.

Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN) Garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.

São referências básicas para a elaboração e reforma da matriz curricular de referência, orientando professores na busca de novas abordagens e metodologias. Como por exemplo, os temas transversais. Objetivando fortalecer os pilares básicos da educação para inserir os jovens na vida adulta.

A ideia obtida com a análise dos parâmetros curriculares nacionais é de que o currículo escolar deve estar sempre em construção, objetivando a aprendizagem e o aperfeiçoamento contínuo dos educandos.

Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação

das Relações Étnico-

Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-

Brasileira e Africana A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.

O ensino de História e de Cultura Afro-Brasileira, se fará por diferentes meios, inclusive, a realização de projetos de diferentes naturezas, no decorrer do ano letivo, com vistas à divulgação e estudo da participação dos africanos e de seus descendentes em episódios da história do Brasil, na construção econômica, social e cultural da nação, destacando-se a atuação de negros em diferentes áreas do conhecimento, de atuação profissional, de criação tecnológica e artística, de luta social.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1. É uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais, que assim o desejarem, na elaboração ou implementação de programas e currículos condizentes com suas realidades e singularidades.

Seu caráter não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com