TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Multiculturalismo E Diversidade

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional Multiculturalismo E Diversidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  3.098 Visualizações

Página 1 de 8

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”,

SOROCABA - SP

2014

Introdução

O presente trabalho tem como temática assuntos sobre multiculturalismo, diversidade e sobre a estrutura e organização da educação brasileira.

O objetivo é mostrar que o multiculturalismo e diversidade estão diretamente relacionados com o sistema de ensino nas escolas.

Assim este trabalho, compõe-se além desta introdução, o desenvolvimento em três passos. No passo 1 foi elaborado um quadro no qual relaciona os principais aspectos do multiculturalismo e diversidade com relação as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. No passo 2, foi elaborada uma análise crítica com observâncias à diversidade e multiculturalismo num evento de comemoração realizado no ambiente escolar. O passo 3, problematiza questões multiculturais a partir de representações em forma de desenhos. A metodologia utilizada foi através de pesquisas eletrônicas e materiais de apoio referente as vídeo aulas.

Desenvolvimento

Passo1

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

Da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

Esta lei foi inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade, os quais estão diretamente relacionados com a diversidade e multiculturalismo, onde em alguns artigos são citados aspectos como a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; a valorização do pluralismo de ideias, o respeito à liberdade; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Os parâmetros Curriculares Nacionais são referenciais para os ensinos fundamentais e médios em âmbito nacional, com objetivo de atender a todos, independente de sua situação socioeconômica. Visa padronizar o ensino em todo país, prezando aos alunos, o direito de adquirir conhecimentos necessários para o exercício da Cidadania. Valoriza o pluralismo social, ou seja, reconhece a existência de diversas culturas numa região, tendo como o ideal garantir que sejam respeitadas as diferenças culturais regionais, étnicas, religiosas e políticas. A Pluralidade Cultural foi incluída como Tema Transversal aos Parâmetros e com isso houve um avanço importante em prol da proposta curricular multiculturalista, pois na medida em que se houve reconhecimento do valor da pluralidade e diversidade cultural, também se reconheceu a necessidade de formação das cidadanias com base nos respeito ás diferenças.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

O processo de formação da nação brasileira se fundamentou na diversidade de povos, com diferentes costumes, o que resultou na formação de uma sociedade rica e plural com culturas distintas, mas com prevalência dominante da cultura de seus colonizadores europeus. Com objetivo de reconhecer que as outras culturas também devem ser valorizadas e respeitadas, criou-se a Lei 10639/2003.

Esta lei estabelece o ensino da História da África e da Cultura Afro brasileira nos sistemas de ensino, idealizando combater o preconceito, o racismo, à discriminação e a redução das desigualdades. Tem por objetivo, assegurar a construção de uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva com relação ao negro.

Reconhece a escola como lugar da formação de cidadãos e afirma a relevância da escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural.

Têm como alguns princípios:

- a igualdade entre as pessoas, reconhecendo que a sociedade é formada por diversos grupos étnicos raciais, que constroem a história da sociedade brasileira;

- Superar a indiferença, injustiça e desqualificação dos povos negros e indígenas;

- Reconhecer a importância dos costumes e práticas africanas e indígenas na formação do povo brasileiro;

- Garantir que não haja privação e violação dos direitos de negros e índios.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

O referencial Curricular nacional para a Educação infantil trata-se de uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, que abrange a Educação Infantil. Este referencial reforça a ideia da necessidade de integração entre educar e cuidar.Entres os aspectos abordados estão a individualidade que cada criança possui e a participação da família no âmbito escolar.

Crianças são diferentes uma das outras, possuem características próprias, singulares, com ritmos de aprendizagens diferentes. Possuem conhecimentos prévios adquiridos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas as quais devem estabelecer relações entre novos conteúdos. Esse processo de interação permitirá que estas crianças modifiquem os conhecimentos que já possuem, a fim de ampliá-los ou diferenciá-los em função de novas informações, capacitando-as a realizar novas aprendizagens, tornando-as significativas.

A participação dos pais na educação dos filhos é fundamental para o aprendizado. Mas esta participação deve submeter-se aos objetivos e normas da escola. Da mesma forma, a escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com