TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS EXTREMOS DA SECA DE 1932: A POBREZA NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE SENADOR POMPEU

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – FAFIC

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – DHI

CARLOS RAMON CARNEIRO DA SILVA;

JEFFERSON NATAN DE MENESES SILVA;

LÍLIAN MARINETH ALMEIDA BEZERRA;

EFEITOS EXTREMOS DA SECA DE 1932:

 A POBREZA NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE SENADOR POMPEU

MOSSORÓ

2017

CARLOS RAMON CARNEIRO DA SILVA;

JEFFERSON NATAN DE MENESES SILVA;

LÍLIAN MARINETH ALMEIDA BEZERRA;

EFEITOS EXTREMOS DA SECA DE 1932:

A POBREZA NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE SENADOR POMPEU - CE

Pré-projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, do curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, para complementação da avaliação da 3º nota do semestre 2017.1.

ORIENTADOR: Prof. Me. Cléryston Rafaell Wanderley de Medeiros.

MOSSORÓ

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 JUSTIFICATIVA......................................................................................................05

3 OBJETIVOS............................................................................................................06

4 METODOLOGIA.....................................................................................................07

5 FONTES..................................................................................................................08

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................09


1 INTRODUÇÃO

           Devido a devastadora seca de 1932, milhares de famintos dirigiam-se à Fortaleza, capital cearense, em busca de uma solução para escapar da falta de chuva no sertão. No entanto, Fortaleza estava passando por um momento de modernização e a elite cearense temia que o episódio ocorrido em 1877 se repetisse, em que a população da capital chegou a triplicar com a chegada dos retirantes. Nesse contexto, as autoridades interviram com a proposta da utilização de campos de concentração que, teoricamente, seriam uma espécie de proteção aos retirantes, onde eles receberiam amparo.

            Em Senador Pompeu, cidade localizada a 273 quilômetros da capital cearense, foi implantado um campo de concentração. A sua localização centralizada e a sua infraestrutura ferroviária foram alguns dos motivos para a cidade ter sido alvo da implantação desse campo de concentração. A situação vivenciada lá era de total miséria. Homens, mulheres, idosos e crianças vivendo amontoados, com fome, sede e com a mínima assistência médica.

            Através de dados oficiais é possível afirmar que em 1932, logo após a abertura do campo, havia cerca de 16.221 famintos em Senador Pompeu. Essa quantidade extrapolava absurdamente a capacidade de pessoas que aquele campo podia abrigar, causando assim uma aglomeração de pessoas e essa aglomeração somado a falta de higiene e a saúde debilitada permitiram que várias doenças fossem se alastrando, causando assim inúmeras mortes. Além da morte devido a doenças, muitas pessoas também morriam de fome, diariamente eram registradas inúmeras mortes, o que mostra a situação no qual aquelas pessoas viviam, abandonadas ao acaso, sem perspectiva alguma de vida, carregando somente a esperança de que um dia aquela situação pudesse mudar.

Essa pobreza extrema vivenciada pelos flagelados é o principal objeto de estudo desse pré-projeto, pois é necessário entendê-la, assim como as motivações, as consequências e as representações dela na atualidade, levando a principal questão do pré-projeto, como foi a implantação do campo de concentração em Senador Pompeu e o que ele representa para o município?


2 JUSTIFICATIVA

Este pré-projeto justifica-se pelo fato de que é de fundamental importância resgatar essa parte da história cearense que é muitas vezes ignorada. O único campo de concentração em que ainda há ruínas é o de Senador Pompeu, o que nos mostra a tentativa de tentar apagar essa história, tentativa essa que vem desde a implantação dos primeiros campos de concentração, tendo em vista que o governo sempre tentou camuflar a verdadeira situação dos flagelados, ignorando-os em nome do “desenvolvimento”[1].

Também é de suma importância mostrar como é dada a representação cultural da implantação desses campos de concentração na vida dos habitantes do município de Senador Pompeu, tendo em vista que há diversas manifestações de fé[2] e culturais no município que contribuem para a construção da identidade do município.

3 OBJETIVOS

         

           O objetivo geral desse pré-projeto é de analisar os efeitos extremos da seca de 1932 focando na criação do campo de concentração da cidade de Senador Pompeu e na situação miserável que os famintos ali viviam e como isso reflete na cidade atualmente. Para isso, foram traçados objetivos específicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com