TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Primeiros dias da Gestão Municipal em Senador Pompeu – Ceará

Por:   •  2/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Pós Graduação em Administração Publica Municipal

Brunno Rodrigues da Silva

Os primeiros dias da Gestão Municipal em Senador Pompeu – Ceará.

Redenção – CE

2017

01 – Título da Proposta

Os primeiros dias da Gestão Municipal em Senador Pompeu – Ceará.

02 – Delimitação do Tema

O problema é que muitas vezes o novo gestor que acaba de iniciar um mandato mal sabe por onde começar. Ter um conhecimento mínimo sobre a realidade sociodemográfica, as potencialidades e fragilidades da economia, as condições e vulnerabilidades sociais da população, as questões ambientais de um município é um bom ponto de partida para assegurar que os programas e outras ações públicas estejam mais ajustados às necessidades de seus públicos-alvo e ao contexto da intervenção social, ampliando as chances de sucesso e de efetividade das políticas públicas.

Na formação da agenda de uma nova gestão é preciso dispor de informações qualificadas sobre os principais problemas e avanços no município. Com a identificação da agenda prioritária, passa-se ao detalhamento do diagnóstico socioeconômico para formulação das políticas, programas e projetos.

Existe hoje um volume significativo de dados sobre a realidade dos municípios brasileiros, mas que precisam ser tratados adequadamente para se transformar em informação útil para orientar a gestão municipal na implementação e acompanhamento de políticas e programas.

Diante de tal fato, iremos abordar nesse projeto as medidas que foram adotadas pela equipe do candidato eleito Antônio Mauricio Pinheiro Jucá (2017-2020) para a retomada do crescimento do município de Senador Pompeu.

03 – Problemas de Pesquisa

  • Falta de informações qualificadas sobre os principais problemas e avanços no município da gestão Antônio Mendes de Carvalho (2013 – 2016).

04 – Hipóteses

  • O Gestor Público Municipal necessita formular suas ideias e as adequá-las ao meio em que esta inserido. Nesse Projeto, procurou-se explanar as medidas adotadas pela Gestor Municipal de Senador Pompeu, Estado do Ceará, nos primeiros dias de sua Gestão.

05 – Objetivos

Geral

  • Apresentar a execução de projetos estruturantes em serviços críticos para a população, com resultados altamente positivos nas diversas áreas de atuação do Governo.

Específicos

  • Explanar a historia do Município de Senador Pompeu;
  • Mostrar como a administração próxima ao cidadão, pode melhor direcionar os investimentos, buscando atender as necessidades básicas;
  • Apresentar as medidas adotadas nos primeiros dias da nova gestão à frente da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu.

06 - Justificativa

A concepção de Estado é um campo de disputas ideológicas que impactam a modelagem do seu aparato, isto é, da pessoa jurídica que lhe dá concretude, que realiza a administração pública.

As reformas administrativas e as mudanças organizacionais no aparato do Estado estão eivadas da ideologia dominante em relação ao que uma dada sociedade espera do Estado em um determinado momento histórico. As mudanças de paradigma respondem a projetos políticos, embora também correspondam ao estado da arte das teorias organizacionais.

Este trabalho tem o objetivo de reportar e analisar uma experiência de mudança organizacional e governamental da administração pública municipal da Cidade de Senador Pompeu, Estado do Ceará, região nordeste do Brasil.

        Este Projeto de Pesquisa será dividido em duas partes: a primeira será abordada a história do Município de Senador Pompeu apresentado as principais mudanças na Gestão Pública Municipal e suas referencias. A segunda parte é dedicada à aplicação do novo paradigma aplicado à gestão pública municipal no caso específico de Senador Pompeu.

07 – Metodologia

HISTÓRIA DO MUNICIPIO

Senador Pompeu, oficialmente teve sua emancipação política em 3 de setembro de 1896. Seu antigo nome Humaitá - nome indígena que significa "O que fala muito" - foi trocado por Senador Pompeu em homenagem ao senador da República Tomas Pompeu de Sousa Brasil. Durante o império da República Velha, várias Vilas foram transformadas em cidade e com Senador Pompeu não foi diferente.

Quando as terras foram doadas pelo império para formação da Vila, as margens do riacho Codiá, uma tribo indígena habitava o lugar, com a chegadas das pessoas a tribo migrou para outro local buscando sobrevivência, ficando apenas um único índio, seu nome era Maitacá, que foi então traduzi-lo para Humaitá. Ele vivia em completa harmonia com os novos moradores e após sua morte, o seu nome - Humaitá - foi dado a Vila em forma de homenagem. Porém a veracidade deste fato é um pouco contestável, pois os dados foram coletados a partir de outros escritos, que foram feitos por moradores locais e até mesmo viajantes, sendo assim passados ao longo dos anos para outras pessoas, o que pode tê-los comprometido.

Senador Pompeu por ter sua localização privilegiada no Sertão Central do Ceará e por ter sido beneficiada com a estrada de ferro, ela se tornou o centro de produção e escoamento do algodão - o ouro branco do Nordeste - nos anos 10 até sua decadência nos anos 60 do século XX.

        Senador Pompeu também foi palco de disputas políticas coronelistas e de muita miséria em um campo de concentração, antecipando o significado que mais tarde - durante a segunda guerra mundial - fora dados a campos que concentravam milhares de seres humanos durante o holocausto nazista na Alemanha.

Outro fato que marcou a história de Senador Pompeu, foi a construção da Barragem do Patu, que se deu após a criação do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contras as Secas - em 1919. Para a construção do açude era necessário uma grande infraestrutura, que contava com abrigo para os engenheiros e aportes estruturais para a própria obra. Às margens da estrada que liga a sede do município ao açude, a primeira construção que observamos é a Casa de Pólvora, que é formada por paredes de pedras e um telhado frágil de cerâmica - para casos de explosão devido ao aquecimento pelas altas temperaturas do sertão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com