TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU

Por:   •  26/7/2017  •  Artigo  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

ELABORAÇÃO DE PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU

PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES- MUSEU

Tema: Imigração da comunidade Polonesa na Colônia Murici, em São José dos Pinhais- Pr

Turma: 6º Ano

Duração: 5 Aulas

Justificativa: Promover a busca das identidades individuais e coletivas da imigração, resgatando a preservação e disseminação da história dos imigrantes Poloneses na Colônia Murici em São José dos Pinhais, resgantando a história e trajetória dos imigrantes na comunidade onde habitam ainda nos tempos de hoje.

Objetivos: Diante do contato visual, com o material do acervo histórico disponibilizado nas dependências da Casa da Cultura- Museu, os alunos serão remetidos para uma época bem distante da atual em que vivem, o que leva a melhor compreender os aspectos sociais e ecônomicos daquela época, reconhecem a importância desse contexto para a formação da sociedade culturamente diferenciada que convivem no dia- a -dia.

Atividades:

- O primeiro passo deve ser o agendamento para a visitação, também se faz necessário uma visita preliminar do professor, para se obter de informações necessárias sobre o acervo e a visitação. Também o professor precisa prontificar as condições da viagem para o deslocamento dos alunos até o museu, contratando uma empresa de ônibus que transporte com segurança os estudantes até o local da visitação.

- O professor conversa com a turma em sala de aula, apresentando o tema a ser estudado, também sobre o comportamento da turma, sobre as regras a serem seguida e obdecidas, uma breve explicação sobre o tema estudado, a respeito da Imigração. ( 02 aulas)

- Elaboração de uma autorização formal, onde os pais ou responsáveis autorizem por escrito o deslocamento dos alunos para a visitação no acervo, sendo assinada pelos pais ou responsáveis e devolvida ao professor.

- Anteriormente á visita, preparar os alunos para a visita, visando auxilia-los com questões ao comportamento durante a visita, sobre o deslocamento até o local proposto, o conteúdo á ser estudado, e alerta-los para que façam anotações sobre o assunto explicado e analisado durante a visita. (01 aula)

- No dia da visitação tirar dúvidas com o motorista responsável, quanto á duração do trajeto, e horário do retorno, receber a turma e realizar a chamada. Em seguida chegando ao destino, apresentar a documentação da escola para a administração do museu, e seguir visita com o acompanhamento do guia, seguir a visitação juntamente com o grupo, ouvir atentamente as orientações e explicações do guia, cobrar dos estudantes atenção e respeito ao patrimônio e ordem no ambiente. Ao término da visitação, reunir a turma e novamente realizar a chamada e retornar para a escola.

- Na aula seguinte, conversar com os alunos sobre a visita, ouvir suas opiniões, esclarecer dúvidas e impor as atividades sobre a visita no acervo e distribuir o exercício avaliativo para avaliar o nível de aprendizado e interesse dos alunos em relação á atividades fora de sala de aula, e em relação á visita no acervo cultural. ( 01 aula)

- Na última aula fazer a correção das atividades dos alunos, avaliar qual foi o desempenho e aprendizado dos alunos, debater e esclarecer dúvidas sobre o tema e a visitação. ( 01 aula)

Fontes: Casa da Cultura Polonesa Padre Karol Dworaczek

Quais documentos históricos estão presentes nesse museu?

Acervo de objetos: Instrumentos de trabalho, móveis, utensílios domésticos de cozinha, roupas, decoração, diversos tipos de enfeites de decoração e adornos,objetos de uso pessoal, como roupas.

Acervo de fotos e imagens históricas- as imagens produzidas por fotógrafos anônimos apartir de 1878, quando os imigrantes Poloneses se deslocaram para o Brasil embarcados em um navio, também retrata as primeiras moradias construidas das famílias imigrantes, a igreja fundada pelo Padre Karol Dworaczek também imigrante da Polônia, objetos utilizados na agricultura, trazidos da Polônia. Registram as atividades ligadas aos serviços de colonização e recepção de mão- de obra.

Biografia: Relatos escritos em um livro do autor Stanislaw Turbanski, sobre toda a trajetória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com