TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELITE BUROCRATICA

Artigo: ELITE BUROCRATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Carlos Chagas

2015

1ª questão (0,4 pontos): Durante o século XX diversas modificações ocorreram no processo de urbanização e metropolização no Brasil, sendo que tal processo sofreu uma grande influência das características migratórias internas e externas. Com base no texto de BENETTI, Pablo C. e VAINER, Carlos B. Migrante na cidade, responda as duas perguntas abaixo:

A – Ainda na primeira metade do século XX havia uma preferência das elites nacionais e do governo em defender a ideia de que o lugar do trabalhador era no campo. Quais os principais fatores que levaram à essas posições tanto do governo quanto das elites? E, quais fatores contribuíram para que o discurso se invertesse após a década de cinquenta e passasse a ocorrer uma veemente defesa da cidade, como o lugar do progresso e do desenvolvimento? (0,2 pontos)

B – Quais as principais modificações ocorridas no discurso sobre a cidade a partir do final da década de oitenta e quais as causas dessas alterações? (0,2 pontos)

a) Nesse período a economia do país era basicamente à agricultura e com isso demandava muita mão-de-obra para tocar o que naquela época era o pilar para o desenvolvimento do nosso país, mas, principalmente das elites e do governo.

Após a década de 50, o país passava pelo processo de industrialização, assim os trabalhadores deveriam oferecer sua força de trabalho nas metrópoles. O êxodo rural foi enorme nesse período.

b) No final da década de 80 as metrópoles começam a não comportar mais tanta gente, com isso, as promessas e esperanças do passado não foram cumpridas e os trabalhadores que foram “jogados” de um lado para o outro (campo x cidade e vice-versa), agora não têm mais serventia, já sobram e, se tornam um problema para os governantes. Vivem agora nas favelas, faltando-lhes seus direitos constitucionais básicos.

2ª questão (0,4 pontos): Com a intensificação da urbanização brasileira, a partir da década de cinquenta, começaram a surgir, na principais capitais brasileiras uma intensa formação de loteamentos de periferia, pois tais loteamentos permitiam que os trabalhadores de baixa renda e seus familiares acessassem à casa própria sem intermediação dos programas oficiais dos governos federal, estaduais e municipais.

Conforme o texto de Fillipina Chinelli esses loteamentos foram – e são marcados – por distintas características entre os atores envolvidos no processo. A partir do estudo do texto Os loteamentos de periferia preencha o quadro abaixo:

CARACTERISTICAS DO LOTEAMENTO DE PERIFERIA

DESCRIÇÃO DAS CARACTERISTICAS

Relação entre o loteador e donos de Fazendas/glebas de terras a serem loteadas

Os loteadores procuravam terras com baixo custo, também haviam os “contratos de parceria”, onde loteador e proprietário das terras faziam contratos onde o proprietário ficava com parte (50 a 70%) do lucro obtido com as vendas dos lotes.

Problemas encontrados nos loteamentos

Muitas vezes os loteadores não cumpriam com as exigências legais, faltava com isso infra-estrutura básica, segundo os mesmos à legislação é muito rígida e em se tratando de periferia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com