TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 3 DE GESTÃO DE NEGOCIOS

Exames: ETAPA 3 DE GESTÃO DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  5.749 Palavras (23 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 23

LOJA DE BIJOUTERIA GLAMOUR

A palavra bijuteria vem do francês: bijouterie, que significa joia (imitações de joias). A bijuteria surgiu na Europa por volta do Século XVII, sendo réplicas de joias que eram usadas por aqueles que não tinham.O ser humano desde os primórdios da espécie, sempre adicionou adornos como parte integrante de seu estilo de vestir. Em alguns casos este processo tinha origem mística, de proteção ou simplesmente como enfeite de embelezamento. Com o passar dos tempos os adornos passaram a exercer fascínio sobre as mulheres e também homens. As joias causavam deslumbramento e as bijuterias eram relegadas a segundo plano.

No entanto, com as mudanças culturais, econômicas e sociais, houve uma mudança nos conceitos dos consumidores. Surgiram então novos hábitos de consumo, aumentando o consumo de bijuterias sem muita distinção de classes sociais, inclusive pelo público infanto-juvenil. Na tendência desse novo cenário, as bijuterias foram ganhando seu espaço no mercado fascinando crianças, jovens e adultos.

Atualmente, a bijuteria é um acessório básico e usado por mulheres de todas as idades e estilos, que gostam de usar peças alternativas. Basta querer dar um “up” no visual, transformar o sem graça em algo mais bonito e diversificado. Podendo ser usada desde em festas, no trabalho e no dia-a-dia, uma roupa acompanhada de uma bijuteria dar um ar mais casual, chique ou mesmo fashion, dependendo da peça utilizada e da ocasião.

Com a diversificação da moda, cada mulher adquire um estilo diferente, criando a sua personalidade com seus acessórios e complementos. As bijuterias com personalidade e design moderno conquistam um público.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais- IBGM existe no Brasil cerca de três mil empresas no ramo de bijuterias, entre micro e pequenas, formais e informais. E se tratando de bijuterias folheadas (revestidas com folhas de ouro ou prata), há três grandes polos de produção: Limeira (SP), Guaporé (RS) e Juazeiro do Norte (CE). Segundo a mesma fonte, o volume de exportação também vem crescendo e já representa 14% da produção. Os principais destinos são países da América Latina.

Com base nos dados citados, e por se tratar de um mercado abrangente e em crescimento foi criada uma micro empresa de bijuterias destinada à exportação, tendo como sócios: Natalia, Carolina,Vinicius, Thais e Valéria, cuja razão social: Glamour Bijuterias Ltda. sediada em Assis, SP - Brasil à Avenida Rui Barbosa, 1500 – Bairro Centro CEP: 19800-003. Inscrita no CNPJ nº 16.718.321/0001 – 09.

A Glamour Bijuterias é uma empresa brasileira que confecciona acessórios femininos. Uma das prioridades da empresa são inovação e qualidade na elaboração dos seus produtos, trabalha com peças exclusivas e requintadas, para isso, o cuidado na confecção dos produtos começa desde a escolha das matérias primas, o designer, a embalagem, até a distribuição das peças, tudo para garantir a qualidade do produto acabado. São comercializados brincos, colares, pulseiras e anéis.

A nomenclatura dos produtos segue a NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL), que foi adotado desde 1995 pelos países: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, com base no Sistema Harmonizado (SH), que é um método internacional de classificação de mercadorias, tem o intuito de promover o desenvolvimento do comércio internacional, aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas, facilitando as negociações comerciais internacionais.

Os produtos da Glamour Bijuterias incluem-se em dois códigos, esses códigos são compostos por oito dígitos, sendo os seis primeiros formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo são específicos ao âmbito do MERCOSUL:

• Bijuterias de metal comum - 7117.11.00

• Bijuterias de metal comum dourada ou platinado - 7117.19.00

A própria NCM diferencia o folheado da bijuteria, no tocante ao banho que a peça sofrerá. Caso seja somente dourada, é chamada de bijuteria. Caso seja folheada, será chamada de artefato de joalharia (joia). Para as bijuterias, que é o caso da Glamour Bijuterias, não há restrição administrativa ou tarifária para exportação no MERCOSUL. Poderá haver, para as peças produzidas com sementes naturais, a exigência de declaração do exportador de que este insumo não é coletado de plantas ou árvores em extinção e que não denigrem a natureza.

O sistema de distribuição adotada pela empresa é Atacadista e Varejista, ou seja, trabalha tanto com vendas em grandes quantidades (para serem revendidas)

como também com vendas em pequenas quantidades (fracionadas). O atacado deve ser entendido sob o ponto de vista de contribuição prestada e, portanto, importante no processo de distribuição.

Os atacadistas, em geral, compram em quantidades maiores do que os varejistas, embora atacadistas e varejistas possam comprar diretamente do mesmo fabricante, o atacadista geralmente consegue preços mais baixos em função do seu tipo de negócio. Os dois sistemas de distribuição trabalham interligados em beneficio a empresa, gerando assim bons lucros.

Segundo Richers (2000), os canais de distribuição são todas as vias que um produto ou intermediário de bens ou serviços utiliza para facilitar o acesso dos compradores desses bens. Isso implica uma serie de responsabilidades, como a escolha das vias, a logística dos bens, o atendimento e a prestação de serviços nos pontos de venda e uma série de funções de ordem administrativo-financeira, como o transporte, a entrega, o controle, a concessão de crédito, a cobrança e, de maneira geral, a supervisão de todo o sistema, visando torna-lo mais eficaz.

O canal é o ponto de contato mais comum entre o produtor e seu mercado, e sua administração é cara e delicada. Existem dois tipos de canais: o direto e o indireto. A empresa Glamour Bijuterias trabalha com o canal direto, já que o próprio produtor se encarrega do contato com o seu mercado potencial, através de meios de comunicação pessoal ou impessoal. Isso gera uma possibilidade de exercer um maior grau de influência e controle sobre a venda e tudo o que a acompanha, desde o uso de materiais promocionais até a política de preços.

1.1 – Visão, Missão e Valores

Visão

Ser reconhecida como modelo de gestão para o mercado de acessórios femininos, buscando inovação e qualidade em seus produtos com profissionais apaixonados pelo que fazem. Merecer a preferência dos clientes sendo uma referência de sucesso, inovação e qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com