TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR

Ensaios: EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

A evolução do computador.

O computador foi inventado pelo homem devido à necessidade de facilitar os cálculos como também seu cotidiano, limitando os erros e economizando o seu tempo.

Inicialmente, com o intuito de facilitar o seu trabalho, o homem criou o Ábaco, um calculador decimal operado manualmente, há milhares de anos atrás no oriente médio e que ainda é muito utilizado em países no oriente, como o Japão.

Depois, no ano de 1642, um francês de 18 anos chamado Blaise Pascal inventou a primeira maquina de somar chamada Pascalina, a qual realizava operações aritméticas, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas. Por volta de 1822, um cientista chamado Charles Babbage desenvolveu uma maquina que era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) e executar as quatro operações, armazenar dados em uma memória (de até 1.000 numéros de 50 digitos) e imprimir resultados. Esse projeto chamava-se Máquina de Diferenças. Porém só pode ser concluída após sua morte, tornando-se base para a estrutura dos computadores atuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado o Pai do Computador.

COMPUTADORES DA PRIMEIRA GERAÇÃO

A segunda guerra mundial foi um grande incentivo para o desenvolvimento de computadores, já que as máquinas estavam cada vez mais tornando-se úteis em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e também na criação de armas mais modernas. Entre os projetos desenvolvidos neste período, destaca-se o Colossus, criado em 1943 pelo inglês Allan Turing. Com esse projeto, Allan Turing colocou em operação uma série de máquinas, sendo que cada nova máqiuna utilizava 2.00 válvulas eletrônicas e procssava 25.000 caracteres por segundo.

No ano de 1946 surgiu o ENIAC, Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, desenvolvido pelos cientistas John W. Mauchlye e J. Presper Eckert. O ENIAC era totalmente eletrônico, possuía 17.468 válvulas, 30 toneladas de peso, realizava uma soma em 0,0002 s e uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos. Porém possuía um grande problema: devido ao grande número de válvulas e operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de possibilidades a cada segundo e uma válvula falhasse, além da tendência de elevado aquecimento, já que as válvulas liberavam tanto calor que até mesmo com ventiladores a temperatura ambiente subia. As suas válvulas apresentavam os seguintes problemas:

• Aquecimento demasiado provocando queima constante

• Elevado consumo de energia

• Eram relativamente lentas

O ENIAC foi desativado em 2 de Outubro de 1955 e seu sucessor foi o EDVAC, planejado para acelerar o trabalho armazenado, armazenando os dados eletronicamente e ainda capaz de codificar as informações de forma binária em vez de forma decimal, reduzindo assim o número de válvulas.

COMPUTADORES DE SEGUNDA GERAÇÃO

Em 1952, a Bell Labs. cria o transitor, que passou a ser um componente básico na construção de computadores. Permite que os computadores tornem-se menos incômodos, menos ávidos em energia elétrica. No mesmo ano surgiu o primeiro computador destinado ao uso comercial, e em 1955 a Bell Labs. Concluiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com