TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecivaldo Alves

Exames: Ecivaldo Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÁCIO - FIB CAMPOS FRATELLI VITA

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Relatório da Aula Prática nas cidades de Cachoeira e São Félix-Bahia

Professor: Nélson Elói

Aluno: Ecivaldo Alves

Turno: Matutino

Turma: 01 - Sala:09 - Bloco: 02

ROTEIRO: Prédio da Prefeitura de cahoeira;

Capela da Ajuda;

Forum Teixeira de Freitas;

Igreja da Irmandade da Boa Morte;

Casa de Câmara e Cadeia Pública;

Igreja e Pousada do Carmo 1ª 2ª e 3ª ordem;

Hansen Bahia;

Museu IFHAN;

Ponte D. Pedro I;

Pousada Paraguassú;

Fábrica de Charutos DANNEMANN;

Feira e Mercado Popular;

Povoado Belém de Cachoeira.

Com grande espectativa, no dia 31 de março dev 2012, iniciamos nossa aula prática quando nos deslocamos de Salvador por volta das 07:30min., com destino as cidades de Cachoeira e São Félix. Fomos tomados de surpresa quando na saida o profefssor Nélson, convocou os alunos para juntos rezarmos o " pai nosso" para estarmos com a proteção divina em todo o trajeto que iriamos percorrer. Alguns minutos adiante, mais uma agradável surpresa nosso mestre brilhououtra vez quando cantou um "fado".

Quando passamos pela cidade de Santo Amaro, que nãoa estava no roteiro da aula, mas o profefssor fez uma explanação sobre aquela cidade do reconcavo bahiano falando sobre o período d a cana-de-açucar, celulose e findando com informações sobre a matriarca D. Canô, Caeetano, Mariaa Bethania entre outros ilustres daquela cidade.

Em Cachoeira, conhecemos o prédio da prefeitura, logo depois a Capela da Ajuda, local do primeiro engenho do reconcavo bahiano fomos à Igreja da Irmandade da Boa Morte, onde participamos de uma palestra com um funcionário da irmandade que entre outros assuntos o movimento da ganhadeiras que arrecadavam dinheiro para compra escravos e libertalos, que o início da irmandade foi na Barroquinha em Salvador.

Porque Nossa Senhora da Boa Morte? porque os escravos acreditavam que a feflicidade não estaria nessa vida que só tinha sofrimentos e sim quando morresem epassasem para outra vida.

Fomos tmbém conhecer a Casa de Câmara e Cadeia, onde vimos uma construção arrojada com grades e janelas construidas com barras de ferro instransponíveis de onde os escravos não tinham como fugir, o mais importante prédio da cidade, e logo em frente está localizada a casa onde nasceu Olga Meting.

Na Pousada do Convento deo Carmo, onde atuaram os Carmelitanos no século XVIII, com a 1ª ordem dos frades, 2ª ordem as freiras e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com