TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecomonia

Exames: Ecomonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Iniciaremos esta unidade verificando de que forma funciona um dos principais aspectos da economia a dos negócios: a produção.

Devemos lembrar que, como estamos tratando da produção de bens, em geral, na economia, referimo-nos tanto à produção de produtos como a de serviços. Vamos abordar as decisões que levam o produtor a produzir mais ou menos quantidades de seus bens e de que forma ele calcula a melhor quantidade para produzir e vender.

Esta é parte da chamada “Teoria da Firma”, ou “Teoria do Produtor”, e é uma composição da contribuição de diversos autores e economistas, que hoje compõe não somente os livros de economia, mas também de contabilidade, administração, engenharia, entre outros.

O que é produção? Produção é o ato de produzir bens, sejam eles produtos ou serviços, para vendê-los em determinado mercado. Contudo, tais bens não são criados a partir do nada. Da mesma forma que na física, também no caso da produção trata-se mais de uma transformação do que da criação de algo.

Assim, definimos produção como a transformação de fatores em bens econômicos, sejam eles produtos ou serviços. Esses fatores são mais propriamente denominados de fatores de produção. Há dois tipos de fatores de produção, nomeadamente, capital e trabalho.

Trabalho é o esforço humano, seja na sua forma física ou mental, aplicado à produção. Dessa forma, um lavrador que cultiva a terra, um professor que dá aulas, um médico que realiza uma cirurgia, etc., todos estão realizando um trabalho. O trabalho permite a transformação do meio e a criação de bens.

8

Entretanto, o trabalho por si só não permite a produção. É preciso que, em auxílio do trabalho, haja também capital. Nesse sentido, capital são os insumos, matérias-primas, ferramentas, instrumentos, terra, equipamentos, máquinas, veículos, entre muitos outros, que permitem e auxiliam o trabalho na transformação do meio e a produção de bens. Em muitos casos, o capital é o próprio meio sendo transformado pelo trabalho, como é o caso das matérias primas.

Vamos imaginar um lenhador que, por ofício, corta árvores de um bosque utilizando um machado. Neste exemplo simples, o trabalho é o esforço realizado pelo lenhador. O capital é composto pelo machado, pelas árvores, e também pelo bosque (a terra). O produto é a lenha. Portanto, a árvore, matéria prima que já estava presente no bosque, só se torna de fato um produto na medida em que é trabalhado pelo lenhador e transformado em lenha.

A produção, neste exemplo, é justamente o ato de transformação de árvore em lenha. Retire qualquer dos fatores de produção mencionados, neste exemplo (a terra, as árvores, o machado e o trabalho do lenhador), e você verificará que a produção torna-se impossível.

Outro fator importante para a produção, que está sutilmente colocado no exemplo anterior, é que é preciso um determinado conhecimento para que a produção seja realizada. É preciso, por exemplo, saber manusear o machado, saber quais árvores cortar e onde cortá-las, saber ainda onde estar (e onde não estar) quando a árvore cair. Todos esses conhecimentos, a “fórmula” para transformar um determinado conjunto de fatores em um determinado número de bens, chamaremos de “tecnologia”. As tecnologias podem ser novas ou antigas, melhores ou piores, mas somente com esses conhecimentos é que a produção torna-se possível.

Outro traço marcante das tecnologias é que elas podem ser modificadas e melhoradas. Se nos lembrarmos do exemplo da fábrica de alfinetes de Adam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com