TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha 3- Ecomonia da industria elétrica

Por:   •  7/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

Letícia Coelho Ferrari

Resenha 3- Ecomonia da industria elétrica

A principal caracteristica do produto eletricidade é que não é algo que possa ser armazenado, ou estocado, sendo dividido em geração e consumo, porém quando esses processos não são contínuos é necessario também a transmissão e distribuição

A energia elétrica é dita energia simultane e instantânea, entre outras caracteristicas importantes, podemos citar:

Intensidade- intensidade do fluxo eletrico que integra o preocesso de geração, ou seja a quantidade de energia envolvida na relação dos dois processos, por unidade de tempo.

Regularidade- relacionado a regularidade do fluzo elétrico no tempo

Duração- a continuidade no tempo da relação entre os dois processos.

Momento- a localização no espeço temporal da relação entre os dois processos.

Por esse motivo, há uma imensa necessidade de acompanhar as flutuações de demanda a cada momento, e o sistema elétrico precisa ser flexível em termos de geração e transporte, em função da impossibilidade de estocagem da eletricidade, em termos de capacidade instalada

Implicações econômicas

Com a impossibilidade de estocagem, fica a trabalho da geração dimensionar o quanto de energia será necessária pra suprir cada momento de consumo, é decidido a geração de determinado volume, a cerca de estudos de demanda. Assim a coordenação tecnica, organizacional e institucional adquirem uma importancia própria na operação e na expansão desses sistemas. Importancia essa que não se encontra em outras atividades, a coordenação aqui não é uma questão de escolha, mas de absoluta essencialidade: na medida em que sua ausência implicaria a impossibilidade do próprio funcionamento do sistema, devido a grandes dificuldades para tomada de decisões dos agentes, mesmo as de curto prazo.

O negócio eletricidade

Com os avanços impostos por Edson e sua equipe na área de eletricidade, foi estimulado uma estutura de negócio para o aproveitamento industrial e comercial da eletricidade, e então foi contruido a primeira central elétrica em NY, com isso virão que a energia se tornou unipresente e ao alcance de todos, rompian-se assim a rigidez na localização da maquinas que até a métade do seculo XIX eram vinculadas as suas fontes de energia, configurando a natureza sistémica de uma indústria de rede.

A batalha Sistémica

Durante o final do século XIX, duas idéis distintas enfrentaram-se. De um lado, a configuração baseada na geração, transporte, distribuição e utilização da eletricidade em corrente contínua representada por thomas edson, por outro lado a geração por corrente alternada liderada por Nikola Tesla, abrian-se dessa forma a porta de entrada para o mundo do sistema elétrico de potência.

Porém a industria de eletricidade começava o sue longo caminho na direção da complexidade crescente, para o qual Edson não estava preparado. A ironia é que Edosn foio um dos primeiros a identificar o carater sistémico da nova industria e tirar partido disso, no entanto não foi capaz de enfrentar os desafios complexos que a própria natureza sistêmica de nova industria imbutia. Anos mais tarde, Edson, vendeu sua participação na récem formada General Eletric, que passou a produzir equipamentos em corrente alternada.

Após essa etapa, imumeros avanços ocorreram em virtude do aumento da distância de transporte da linha de transmissão, a voltagem nela contida, e a quantidade transmitida, pois era preciso esse aumento para suprir as necessidades que aumentaram consideravelmente, o que antes era 12% de energia industrial proveniente da energia elétrica, saltou para 50%.

Aos poucos a energia elétrica se tornou algo indispensável, e isso fez com que se tornasse importante a intervenção governamental no setor para que assim fosse mais acessível, não ficando nas mãos de apenas alguns fornecedores, com isso foi instaurado a formação de preços e regulação tarifária, com o intuito de corrigir as imperfeições do mercado, incentivar a eficiência, garantir a qualidade do serviço prestado, e ter uma manutenção do equilibio econômico da concessão.

Para teoria econômica, isso é explicado pelo fato de que com esse instrumento, o regulador pode controlar a quantidade do excedente social, garantindo a empresa um lucro que lhe possibilidade permanecer operando, e ao mesmo tempo impedir que ela utilize de seu poder de mercado para praticar preços abusivos.

Novas condições de base e panorama da industria Elétrica mundia.

A diversidade de situações dos sistemas elétricos nacionais também podem ser identificada quando são examinadas as condições de base da industria. De um país para o outro, a estrutura empresarial é explicada por um vasto conjunto de outros fatores, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com