TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Espartana

Dissertações: Educação Espartana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Espartana, Ideal homérico e Defesa do Estado.

O ideal homérico era predominantemente voltado para o homem visto como um herói, em sua concepção. Tendia-se à formação do lado subjetivo do homem, assemelhando-o a um deus, mas para isso era necessário que ele tornasse herói dentro das questões que contrariavam a ele.

A educação espartana, por sua vez era rigorosamente voltada para o exercito da época, no entanto, surgiu principalmente da necessidade perene de defender a cidade, assim pondo em prática a severidade para os meninos espartanos, pois eram tirados de suas famílias para que tivessem uma educação voltada para a guerra. Em razão deste aspecto, a educação espartana focava menos o caráter subjetivo do indivíduo, e mais o interesse objetivo de defesa do estado. Assim, a educação espartana era viável através de um projeto político de Esparta, ou seja, assegurar ao cidadão espartano uma moldura para que seja invencível na guerra, onde descartava o desenvolvimento pessoal e subjetivo do cidadão Espartano.

Ou seja, o cidadão servia ao estado. A relação entre a educação espartana, ideal homérico e a defesa do estado pode-se observar que enquanto no ideal homérico a defesa do estado era uma consequência da educação heróica do indivíduo, o qual era preciso glorificar seu estado através de seus atos de heroísmo, na educação espartana o indivíduo era educado exclusivamente para defender o estado, sendo missão da, educação espartana moldar, este individuo para este propósito.

Por esta razão, os cidadãos espartanos, desde a infância, eram educados militarmente,passando por dificuldades que hoje podemos dizer, pois era um tratamento severo e totalmente rigoroso para uma criança que desde cedo era posta a defender o Estado. Assim, no ideal homérico o indivíduo primeiro era educado para ser herói,comparando sua capacidade a de deuses, e este heroísmo refletia na defesa do estado, através da sua gloria mediante a atos, que por sua vez consideravam-se heróicos.

Na educação espartana, o indivíduo era educado com o objetivo de defender o estado, e nada mais importava a não ser o a defesa do estado, podendo ou não se glorificar e tornar-se herói, através de seus esforço. A relação entre o ideal homérico e a educação espartana é, também, eminentemente belicista.

É viável a ideia de que, o ideal homérico era objetivamente focado para o homem em sua concepção de herói. A educação espartana nasceu da necessidade de defender a cidade estado,pondo a frente soldados treinados para a guerra e pondo face à, constantes agressões infringidas por inimigos.

Por essa razão a educação espartana focava-se mais no individuo e menos no caráter pessoal do indivíduo e muito mais ainda no interesse do estado. O cidadão era estruturado de acordo com os interesses e necessidades do estado, deixando-se de lado, o desenvolvimento pessoal do cidadão espartano, seu objetivo maior era formar guerreiros para defender a coletividade. Assim sendo, temos que entendê-la como um serviço militar obrigatório estendido à infância e à adolescência da época. Sabe-se que a criança até os sete anos de idade era mantida com a mãe, depois desse período enviavam-na para participar de uma espécie de bando onde padeciam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com