TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física A História Que não Se Conta

Pesquisas Acadêmicas: Educação Física A História Que não Se Conta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 3

O livro Educação Física no Brasil a historia que não se conta de Lino Castellani Filho, é uma obra crítica, que relata um pouco da história da educação física no Brasil colocando em foco a necessidade de mudanças dentro deste ramo do conhecimento. A descaracterização dos velhos estereótipos é uma missão árdua embora não é impossível.

Credenciais:

LINO CASTELLANI FILHO, nasceu em São Paulo, 1951, é professor de Educação Física formado pela E.E.F. da USP em 1974. Defendeu sua tese de mestrado em educação (Filosofia da Educação) na PUC de São Paulo em 1988. Entre 1978 e 1986 foi docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, exercendo neste estabelecimento a função de Coordenador do Curso de Educação Física nos anos de 1981 e 82.

Atualmente leciona na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, é membro pesquisador do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e do Instituto de Análise sobre o Desenvolvimento Econômico-Social, sendo conhecido e respeitado por suas constantes participações em eventos diversos e movimentos que lutam por dignificar e a Educação Física no Brasil.

Conclusões do autor

Para onde caminha esta historia? Como concluir um uma obra que o próprio autor deixou de fazê-la? Eu não chamaria de conclusões do autor, pois este livro dentro desta crítica nos mostrou que a Educação Física estava e esta passando por transformações, ela esta construindo sua identidade, os depoimentos citados não foram para encher lingüiça as pessoas que encabeçaram nesta área nos mostrou o quanto precisamos ocupar nosso espaço e mostrar que a Educação Física está aqui e ela veio pra ficar. Portanto não havia a possibilidade da conclusão da obra.

Digesto:

A educação física no Brasil, passou por vários momentos, foi usada pelos militares ufanistas objetivando jovens bastante fortes para defenderem a pátria, servirem ao seu país, jovens estes que eram usados para manterem uma ideologia governamental. Os higienistas também lançaram mãos dela com seus discursos eugênicos, promovendo-se à custa da educação física. Ela também fazia parte do currículo escolar sendo obrigatórias nos cursos primários e secundários. Professores e estudantes travaram lutas para poderem ter o reconhecimento perante a sociedade, acerca da Educação Física. Fim do Estado Novo foi criada a carta magna, que gerou um debate por parte de diversos educadores sobre os rumos da educação. A Educação Física passou a ser vista como uma prática educativa.

Quadro de referências do autor:

O autor escreveu sua obra de acordo com o pensamento filosófico marxista, o materialismo histórico dialético é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história. O autor nos mostra vários momentos históricos observando sua realidade dentro de cada momento, a educação é impossível sem a própria sociedade, que por sua vez está estruturada em camadas sociais e estas por sua vez têm seus próprios interesses econômicos.

Quadro de referências do resenhista:

Eu estou em acordo com o autor, pois esta obra é uma referencia ao pensamento filosófico do Karl Max o materialismo histórico dialético. Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com