TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Uma Grande Evolução

Resenha: Educação Uma Grande Evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Educação uma grande revolução

Como sabemos a revolução industrial foi um grande marco na história com o surgimento das maquinas, a maquina a vapor construída na Inglaterra. A produção de mercadorias ficou bem maior, os lucros cresceram e consequentemente pessoas começaram a investir, ou seja, os burgueses.

A revolução industrial arruinou os artesões, pois os produtos eram feitos com mais rapidez nas fábricas. A valorização da ciência, a liberdade individual e os progressos incentivaram o homem a inventar máquinas. Então nos perguntamos o que isso tem a ver? Essa nova forma de ver o mundo valorizava o saber, então àquela população analfabeta do campo e até mesmo os artesões precisava se adaptar a essa nova proposta, as pessoas precisava saber pelo menos o mínimo para lidar com as maquinas, ou seja, gerar riqueza não para os trabalhadores que continuaram na miséria, mas para a burguesia, enfim uma formação técnica, uma formação para o trabalho. A globalização econômica passou a exigir dos trabalhadores competência e habilidade especifica. A partir da proclamação da republica no Brasil, podemos dizer que sempre direcionou a educação básica no sentindo de preparar para o mercado de trabalho sendo direto ou indireto, os filhos das grandes elites, por exemplo, poderia ter acesso ao ensino superior que logo teria uma formação básica para ocuparem cargos importantes como nos órgãos públicos.

Petitat (1994:197), afirma que: “[...] o desenvolvimento do Estado combina-se a uma revolução industrial, científica e técnica sem precedentes, e a um modo de produção capitalista que não somente autoriza como também estimula tais transformações”. Essas transformações “sem precedentes” advindas da Revolução Industrial, fez com que na passagem para o século XIX, ocorresse “[...] a emergência de sistemas escolares pelo Estado, que é a generalização da cultura escrita [...]”, onde o Estado passou a fazer “[...] da educação pública uma das principais peneiras para a sua administração”. (Petitat, 1994:197). Enfim a educação e uma grande revolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com