TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e a educação física na Bahia

Trabalho acadêmico: Educação e a educação física na Bahia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  9.480 Palavras (38 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 38

TRABALHO FOLCLORE BAIANO

Índice

Introdução

Historia

Localização

Cultura

Educação e a educação fisica

Economia

População

Artesanatos

Geografia

Clima

Gastronomia

Danças Folclóricas

Dança Tipica (Axé)

Conclusão

Bibliografia

Historia

A história da Bahia se confunde com a própria história do país. Em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, no ano de 1500, o Brasil foi descoberto com a chegada dos portugueses e a celebração da primeira missa, em Coroa Vermelha, por frei Henrique Soares de Coimbra. Nesses cinco séculos de muitas histórias, a Bahia foi palco de invasões, como a Holandesa, das guerras pela Independência, e de conflitos e revoltas, como a Sabinada e a dos Malês.

No século XVI, a Bahia foi movida pela economia do pau-brasil e da cana-de-açúcar, seguida pelo ciclo do ouro e do diamante. A fase áurea da cana-de-açúcar, inclusive, proporcionou o surgimento da nobreza colonial, provocando um aumento populacional e também financeiro, principalmente na capital, o que pode ser comprovado pelas construções das principais igrejas da cidade, como a de São Francisco, a igreja de ouro, a venerável Ordem Terceira de São Francisco, com fachada em barroco espanhol, e a Catedral Basílica, onde está o túmulo de Mem de Sá, o terceiro governador-geral do Brasil, e a cela onde morreu o padre Antônio Vieira.

Localização

Bahia é um Estado brasileiro localizado na Região Nordeste, sua capital é a cidade de Salvador, essa tem uma população de 2.675.656 habitantes

O Estado da Bahia possui uma área de 564.830,859 km2, na qual se encontram 417 municípios que juntos somam uma população de 14.016.906 habitantes. Os habitantes desse estado são chamados de baianos.

Cultura

A Comunidade imaginada, um povo, uma tradição e uma Cultura herdada de uma tradição Barroca Colonial e do fetichismo negro africano, onde a criatividade da Cultura advém da miscigenação de raças diferentes como portugueses, índios, africanos, que dão origem a mulata ,e assim compreendido como origem do Brasil. O baiano é um povo alegre e hospitaleiro...tenta passar pro turista o que é que a Bahia tem...

A Bahia tem as festas populares de ruas, o carnaval, tem uma culinária exótica e saborosa, tem artesanato, misticismo, Religião e folclore próprio, é uma gente que canta e dança de maneira própria e faz da vida uma eterna festa.

Relação da Cultura com a educação e a Educação Física Escolar, a cultura se manifesta através do movimentos e os meios de comunicação de massa no campo da educação física como ( video e fotografia),mídias especificas da atividade em questão e as característica da sua Cultura.

Educação e a educação física na Bahia

A educação começou com os Jesuítas, onde foram de grande importância no processo de colonização, pois fazia parte de seus ensinamentos convencer e converter os indígenas e negros à cultura e religião europeia portuguesa.

Os jesuítas chegaram à Bahia com Tomé de Sousa e por cerca de dois séculos foram os únicos responsáveis pelo ensino. Partindo de Salvador pra o resto do estado e do país, se dedicaram à catequese e ao magistério, construindo escolas, nas quais se catequizavam também colonos e filhos de senhores de engenho.

Em 1842 foi criado na Bahia o Conselho de Instrução Pública que tinha as mais diversas atribuições em relação à educação em todo o estado, nesse conselho foi criado o cargo de Diretor-geral dos Estudos, no qual se destacou Casemiro de Sena Madureira, onde o mesmo idealizou o Jardim da Infância como uma cadeira para meninos de 4 a 8 anos regida sempre por uma professora que tivesse amor suficiente para o trabalho.

O Esporte faz parte da Cultura Corporal que é conteúdo da Educação Física Bahia é um estado que vivência muito o esporte tanto para lazer ou para competição.

Jardim de Infância

Na mesma época, a Escola Normal da Bahia começou a funcionar, formando professores do ensino elementar. Havia um turno para os meninos, os quais aprendiam instrução moral e religiosa, as artes de ler, escrever e contar bem como os elementos de pesos e medidas nacionais, e outro para as meninas, que em seus eram adicionados os cursos de costura, bordado e outros conhecimentos que auxiliasse a economia doméstica.

A reforma de 1881 (Reforma Paranaguá) criou duas escolas normais em Salvador, a Escola Normal de Homens e a Escola Normal de Senhoras. Esta reforma criou um curriculum do ensino elementar no qual entrava, pela primeira vez, elementos de Ciências naturais, permitiu o sistema de ensino particular e instituiu o Conselho Superior.

Com a proclamação da república em 1889, as instituições oficiais de educação foram alteradas e as leis que regiam o ensino na antiga Província foram reformadas pelo Governo Provisório no Estado da Bahia.

Em 1890, com o regulamento elaborado pelo baiano Satyro Dias, o Conselho Superior de Ensino foi organizado e as escolas normais foram substituídas pelo Instituto Normal da Bahia

A reforma de 1925 (Reforma Góes Calmon), influenciada pelas ideias de Anísio Teixeira, orientou grandes mudanças na organização da educação estadual. Os do princípios de Calmon eram a gratuidade e obrigatoriedade do ensino e deixava claro que o ensino no Estado da Bahia "tem por objetivo a educação física, intelectual e moral do indivíduo de modo a formar homens aptos para a vida em sociedade e cidadãos úteis à comunhão nacional."

Em 1999 a Bahia contava com mais de 41.000 instituições de ensino público (federais, estaduais e municipais), sem contar os particulares, sendo mais de 13mil destinados à educação infantil e classes de alfabetização, 27 mil ao ensino fundamental e aproximadamente mil no ensino médio. Havia mais de 4 milhões de alunos matriculados nessas instituições.

Sobretudo por causa das péssimas condições financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com