TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos E Substâncias Conhecidas Pelos Alquimistas

Monografias: Elementos E Substâncias Conhecidas Pelos Alquimistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  1.891 Visualizações

Página 1 de 2

O que é alquimia?

Alquimia é uma união de aspectos da química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina e misticismo. Trata-se de uma prática antiga, exercida principalmente na Era Medieval.

O principal objetivo de um alquimista é a Pedra Filosofal, porque com ela o alquimista poderia transmutar qualquer metal inferior em ouro, como também obter o Elixir da Longa Vida, que permitiria prolongar a vida indefinidamente.

Teoria dos elementos

Criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C.. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. Por volta de 350 a.C., Aristóteles (384-322 a.C.), retomou essa ideia e adaptou os quatro elementos de Empédocles, caracterizando cada um deles por um único par de qualidades primárias: calor, frio, umidade e secura. Aristóteles considerava que todas as substâncias existentes seriam formadas pelos quatro elementos e cada elemento era caracterizado por um par de qualidades.

Paracelso

Durante o renascimento, as concepções gregas clássicas sobre a natureza foram finalmente contestadas por pessoas como Paracelso. Segundo ele, a realidade seria composta de três novos princípios que refletiam o resultado usual das pacientes destilações dos alquimistas: um resíduo sólido ou "sal” (corpo material), um fluido oleoso ou "enxofre” (alma), um componente volátil ou "mercúrio” (espirito).

Elementos e substâncias alquímicas

Os alquimistas faziam geralmente ensaios por via seca, o que calcinava as amostras, de modo que somente a parte inorgânica das substâncias era trabalhada. Em sua busca, os alquimistas prepararam muitos sais puros, ácidos e bases, além de descobrirem alguns elementos:

A potassa (hidróxido de potássio), Cloreto de amônio, Óxido de zinco, Antimônio, Arsênico, Bismuto, Fósforo, Sulfatos de vários metais, ácido sulfúrico, ácido clorídrico (Ácido muriático), ácido nítrico (Aqua fortis), água régia (Mistura de HCl e HNO3), etanol.

A descoberta do fósforo

O alemão Henning Brand, devido a sua constante busca pela Pedra Filosofal, que supostamente transformaria metal em ouro , descobriu o elemento fósforo. Brand encheu 50 baldes com urina e os deixou putrificar e criar vermes, então ferveu o material até adquirir uma pasta branca que foi aquecida com areia e, finalmente, destilada. O elemento foi chamado pelo cientista de fósforo (Phosphorus, o "portador da luz") devido a sua propriedade de brilhar no escuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com