TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Fundamentais de Seu Pensamento

Por:   •  6/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 15

Índice

1.        Introdução        2

1.1.        Problemática        3

1.2.        Objectivos        3

2.        Esboço biográfico        4

3.        Elementos fundamentais de seu pensamento        5

3.1.        Teorias posteriores        6

4.        Escola de Frankfurt - Crítica à sociedade de comunicação de massa        9

4.1.        Indústria cultural        9

4.2.        Dominação política        10

4.3.        Totalistarismo eletrônico        10

5.        Dialética do Iluminismo        11

5.1.        Teoria Social Crítica        13

6.        Principais obras        13

7.        Conclusão        14

8.        Referências Bibliográficas        15


  1. Introdução

No presente trabalho de pesquisa, retratarei sobre um dos pensadores modernos e pós-modernos da comunicação Theodor Adorno.

Theodor Adorno foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e crítico musical alemão. Também foi um dos maiores críticos da degradação gerada pelo capitalismo em nome das forças que mercantilizam a cultura e as relações sociais.

Para Adorno, a psicologia precede a política. Seu foco não recai tanto sobre os aspectos econômicos do capitalismo, pois está interessado nas configurações culturais que esse possibilita.

Dessa maneira, Adorno foi um dos fundadores da famosa "Escola de Frankfurt", junto a nomes como Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, Max Horkheimer e Wilhelm Reich.

Recebeu muitas influências de pensadores como Hegel, Marx e Freud, bem como de Lukács e Walter Benjamin, com quem conviveu. Vale destacar que Adorno acreditava que a cultura possuía uma missão mais nobre, tal como os intelectuais, únicos capazes de modificar a sociedade.

O presente trabalho está organizado da seguinte forma: começarei por falar um pouco sobre a sua vida, ou seja, sobre a sua biografia, a seguir abordarei sobre os elementos fundamentais de seu pensamento, as críticas feita a sociedade de comunicação em massa, dialética do iluminismo, teoria social crítica e subsequentemente as suas principais obras.

 

  1. Problemática

  • Qual é a influência de meios de comunicação de massa, como a TV, sobre uma sociedade?
  1. Objectivos

Objectivo Geral:

  • Como as pessoas são mobilizadas a acompanharem um noticiário como se estivessem assistindo a uma telenovela, como ocorreu no recente caso do Major Lussati?

Objectivo Específico:

  • Conhecer a vida e obras do Theodor Adorno
  • Conhecer elementos fundamentais do seu conhecimento
  • Conhecer as teorias críticas  

  1. ESBOÇO BIOGRÁFICO

Nascido em 11 de setembro de 1903 como Theodor Ludwig Wiesengrund, Adorno viveu em Frankfurt am Main durante as três primeiras décadas de sua vida e as duas últimas (Müller-Doohm 2005, Claussen 2008). Ele era o único filho de um rico comerciante de vinhos alemão de origem judaica assimilada e um músico talentoso de ascendência católica da Córsega. Adorno estudou filosofia com o neokantiano Hans Cornelius e composição musical com Alban Berg. Ele completou seu Habilitationsschrift sobre a estética de Kierkegaard em 1931, sob a supervisão do socialista cristão Paul Tillich. Depois de apenas dois anos como instrutor universitário ( Privatdozent), foi expulso pelos nazistas, junto com outros professores de herança judaica ou da esquerda política. Alguns anos depois, ele transformou o sobrenome do pai em inicial do meio e adotou “Adorno”, o sobrenome materno pelo qual é mais conhecido.

Adorno deixou a Alemanha na primavera de 1934. Durante a era nazista, ele residiu em Oxford, na cidade de Nova York e no sul da Califórnia. Lá, ele escreveu vários livros pelos quais se tornou famoso, incluindo Dialética do Iluminismo (com Max Horkheimer), Filosofia da Nova Música , A Personalidade Autoritária (um projeto colaborativo) e Minima Moralia. A partir desses anos, vêm suas críticas provocativas à cultura de massa e à indústria cultural. Retornando a Frankfurt em 1949 para assumir um cargo no departamento de filosofia, Adorno rapidamente se estabeleceu como um importante intelectual alemão e uma figura central no Instituto de Pesquisa Social. Fundado como um centro autônomo de estudos marxistas em 1923, o Instituto era dirigido por Max Horkheimer desde 1930. Forneceu o centro do que veio a ser conhecido como Escola de Frankfurt. Adorno tornou-se o diretor do Instituto em 1958. A partir da década de 1950, o tema In Search of Wagner, a ideologia-crítica de Adorno ao compositor favorito do nazista; Prismas , uma coleção de estudos sociais e culturais; Contra Epistemologia, uma crítica antifundacionalista da fenomenologia husserliana; e o primeiro volume de Notes to Literature, uma coleção de ensaios de crítica literária.

Conflito e consolidação marcaram a última década da vida de Adorno. Uma figura importante na “disputa do positivismo” na sociologia alemã, Adorno foi um ator-chave nos debates sobre a reestruturação das universidades alemãs e um para-raios tanto para ativistas estudantis quanto para seus críticos de direita. Essas controvérsias não o impediram de publicar numerosos volumes de crítica musical, mais dois volumes de Notas à literatura , livros sobre Hegel e filosofia existencial e ensaios coletivos de sociologia e estética. Negative Dialectics, magnum opus de Adorno sobre epistemologia e metafísica, apareceu em 1966. Teoria Estética, a outra magnum opus na qual ele havia trabalhado ao longo dos anos 1960, apareceu postumamente em 1970. Ele morreu de um ataque cardíaco em 6 de agosto de 1969, um mês antes de seu sexagésimo sexto aniversário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (243.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com