TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns Elementos do Pensamento de Antonio Gramsci e o papel da Escola na Atualidade

Por:   •  19/5/2016  •  Bibliografia  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 4

Alguns elementos do pensamento de Antonio Gramsci e o papel da escola na atualidade - apontamentos da teoria crítica. (P.17-25) -

PINOLA, Andréa Regina Rosin; BORTOLOTI, Karen Fernanda. Pesquisa e prática em educação III. 1ª Edição. Rio de Janeiro: SESES, 2016

Segundo Nascimento e Sbardelotto (2008), Antônio Gramsci foi um italiano nascido em 1891, vindo de uma família pobre. Desde muito cedo, já demonstrava interesse e preocupação com as classes em condições subalternas. Gramsci matinha interesse também pela teoria Marxista, a qual ele chamava de ‘’filosofia da práxis’’, começava ai sua luta contra o Estado burguês liberal.

Gramsci retoma com a dimensão ontológica de Marx, pois na teoria marxista o homem diferencia-se dos demais animais pelo ‘’trabalho’’, então é inadmissível a exploração de uma minoria sob o trabalho, enquanto uma parcela da sociedade apenas desfruta do ócio.

É preciso compreender o funcionamento do sistema capitalista, pois só assim consegue-se entender o processo de alienação. Para os marxistas o sistema capitalista sustenta-se do antagonismo entre capital e trabalho assalariado, na qual ficava garantido que alguns continuem possuindo e a maioria mantenha-se destituída de propriedade através do contrato entre o poder do Estado e seus cidadãos.

O Estado representa os interesses burgueses, assim utilizando o seu poder coercitivo e ideológico para garantir que o antagonismo continue presente.

Gramsci observou que a classe dominante usava também a sua hegemonia, assim persuadindo os dominados a aceitar o sistema de crenças da classe dominante. Para poder garantir a manutenção do statu quo, a burguesia precisa garantir não só uma hegemonia econômica, mas também uma hegemonia cultural.

Antônio Gramsci elevou o conceito de hegemonia burguesa a uma posição de destaque no âmbito da ciência política, levando muitos autores a acreditarem que ele não só superou Marx, como inovou todo o pensamento marxista de sociedade civil, que pondera não apenas todo o conjunto das relações materiais, não apenas toda a vida comercial e industrial, mas também a vida espiritual e intelectual, as relações ideológicas e intelectuais.

No final do século XIX, Gramsci começa a discussão sobre a relação de educação e o trabalho, no qual fazia crítica sobre a divisão entre a escola clássica e a profissional, criticava o paradoxo entre a formação cientifica e humanista destinada à elite burguesa, ensino este destinado a formar uma pessoa para comandar, a dominar, a governar a sociedade capitalista e para compor os cargos na administração. E a formação técnica voltada à classe trabalhadora, destinada ao trabalho assalariado, à submissão e exploração pelo capital.

Segundo Gramsci o modelo de escola de sua época só cumpria a única função de eternizar as estratificações de classes e a predestinação da maioria ao trabalho alienado, sob falsos princípios democráticos.

Gramsci caracterizou sua proposta de escola com os termos ‘’comum, única e desinteressada’’, pois para ele a escola deve ser comum a todos com oportunidades de acesso a todos, uma escola que prepare de maneira igual os indivíduos para as mesmas oportunidades profissionais, uma educação que oportunize a absorção e assimilação pelo educando de todo seu passado cultural, acumulado historicamente e que deu origem à sociedade em que o indivíduo está inserido. Sua proposta de escola baseia-se numa escola unitária claramente comprometida com a classe trabalhadora para promover a maturidade intelectual, uma educação que conduzisse à emancipação destes em relação ao Estado capitalista.

Relação de vocabulário

Subalternas: Aquele que obedece a ordens de outro, que é subordinado, inferior, submisso, que depende de outro.

Ontológica: significa “estudo do ser” e consiste em uma parte da filosofia que estuda a natureza do ser, a existência e a realidade. A palavra é formada através dos termos gregos ontos (ser) e logos (estudo, discurso).

Ócio: Cessação do trabalho, uma folga, repouso, quietação, vagar.

Espaço de tempo em que se descansa.

Coercitivo: Mesmo que coagido, obrigado. Forçado, obrigado a fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com