TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enton Mayo

Exames: Enton Mayo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

O sociólogo Georges Elton Mayo nasceu no dia 26 de dezembro do ano de 1880, em Adelaide, na Austrália. Reconhecido mundialmente como um grande estudioso da sociologia e um dos fundadores e principais teóricos da sociologia industrial dos Estados Unidos.

O autor tinha formação acadêmica em Medicina, pela Universidade de Adelaide. Enquanto ainda estava na Austrália, foi um grande estudioso e pesquisador sobre as sociedades aborígenes o que contribuiu, imensamente, para que Georges Elton Mayo tivesse certa sensibilidade em relação às múltiplas dimensões da natureza do homem. Deu aulas na Universidade de Queesland, quando trabalhava na África. O sociólogo trabalhou no período da Primeira Guerra Mundial, fazendo a análise psicológica dos soldados que ficavam em estado de choque.

Em Chicago, na fábrica da Western Eletric Company, Elton Mayo teve a oportunidade de liderar uma experiência sem igual. A partir desse trabalho feito na fábrica, Elton Mayo acabou deixando que a experiência fosse um movimento contrário à Teoria Clássica da Adm-inistração, a qual era considerada uma forma de exploração do empresário ao operário.

Com a necessidade de se ter uma Administração que fosse mais democrata e humanizada, as experiências feitas pelo sociólogo Goerges Elton Mayo, na fábrica da Western Eletric Company, fizeram surgir o que se chama de Teoria das Relações Humanas. Essa teoria foi muito importante, em virtude das práticas administrativas daquele tempo, especialmente relacionadas à exploração do trabalhador.

Ideias de Elton Mayo

O trabalho feito pelo autor australiano tinha, inicialmente, como intenção estudar os efeitos das condições físicas dos trabalhadores à produtividade, ou seja, o quando a exaustão era responsável por uma diminuição significante (ou não) sobre a produção de uma empresa. A experiência encabeçada por Elton Mayo também tinha como objetivo desvendar e pesquisar a fundo o motivo dos constantes conflitos entre trabalhadores e os empregadores, além disso, verificar a questão do alcoolismo, tédio e outras situações que eram comuns e dificultavam o convívio.

A experiência de suma importância, criada pelo sociólogo australiano, ocorreu com 3 fases distintas. No primeiro momento de seu trabalho de prática de pesquisa, o autor tinha a intenção de confirmar se a iluminação era um fator de modificação na produtividade dos empregados. Decorrente da observação, o resultado mostrou que não havia uma relação direta, porém, sempre haveria alguma modificação, dependendo do psicológico ou fisiológico do operário.

No segundo momento de sua experiência, Elton Mayo buscou observar o campo desenvolvido pelo trabalho em grupo, ou seja, o social e o campo de liderança. A sala de experiência era um ambiente ameno, com mais liberdade, sem supervisão muito dura, o que deixava que os operários possuíssem uma interação bem maior.

Por fim, a pesquisa seguiu para a sua última fase, que consistia em um Programa de Entrevistas. Neste momento, o sociólogo fazia uma entrevista com os operários, para conhecer, mais a fundo, os seus sentimentos e, inclusive, as opiniões. A partir dessas entrevistas, Elton Mayo descobriu que havia um sentimento de lealdade dos operários entre si e liderança de alguns deles, o que formava uma organização não formal, com regras próprias, com previsão de punição a quem desrespeitasse.

Características das Relações Humanas:

Através da sua experiência, que fez com que criasse a Teoria das Relações Humanas, o sociólogo australiano destacou alguns pontos que caracteriza as relações humanas, quais sejam:

Nível de produção é resultado da integração social: Se uma pessoa sofre com algum desarranjo social, a capacidade física não terá eficiência.

Comportamento social dos indivíduos: O grupo é o maior incentivador do comportamento de um indivíduo.

Recompensas ou punições sociais: O respeito acaba sendo perdido quando o trabalhador produzir abaixo ou acima da média.

Grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com