TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÊNDENCIAS PEDAGÓGICAS: Escola Tradicional, Escola Novista, Escola Tecnicista e Escola Crítica

Por:   •  10/10/2016  •  Tese  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 3

UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

JONAS GONÇALVES MONTANHOLI – RGM: 15211797

TÊNDENCIAS PEDAGÓGICAS:

Escola Tradicional, Escola Novista, Escola Tecnicista e Escola Crítica

São Paulo

2016

Nome da Escola: Colégio Escrevivendo

Rede: Privada

Segmento: Ensino Fundamental e Médio

Tendência seguida pela escola: Tecnicista

Aspectos:

- Organização da aula: Durante meu estágio que está sendo feito no Colégio Escrevivendo, notei vários conceitos diferentes comparando com escolas que já estudei.

As aulas, realizadas de acordo com o Sistema Anglo de Ensino, são extremamente objetivas, tanto para o aluno, como para o professor.

Dei uma olhada na Apostila de Matemática do 9º Ano do professor, e cada aula tem um total passo-a-passo a ser seguido rigorosamente.

Por exemplo:

Aula 83:

1. Recolher trabalho proposto na última aula.

2. Corrigir lição de casa da página 186 (exercícios 2, 5 e 7)

3. Iniciar a matéria sobre Propriedades da Equação de 2º Grau da página 188 ao segundo parágrafo da página 189 usando o projetor.

4. Realizar os exercícios 1 e 3 da página 190 em sala de aula na lousa.

5. Passar para casa os exercícios 2, 4, 6, 7 e 9 das páginas 190 e 191.

6. Tirar dúvidas de alunos por no máximo 10 minutos.

7. Verificar a presença dos alunos.

Todas as aulas são feitas a partir desses cronogramas para cada aula, com o professor e aluno não podendo fugir dos temas já propostos pela escola.

- Organização dos Alunos: Os alunos já estudam pensando que ao sair da escola terão que fazer faculdade e arranjar um emprego, por isso eles levam as aulas e os conteúdos bem a sério sabendo da importância de cada um deles.

Os alunos geralmente usam meios tecnológicos durante as aulas: cada um traz seu próprio notebook, se possível, usam projetores durante as aulas, tem algumas aulas virtuais. A escola tem como matéria Informática, ensinando o aluno a usar o Word, PowerPoint etc.

Os alunos tem total respeito pelo professor, mesmo tendo brincadeiras durante as aulas e algumas distrações.

Sempre, durante uma semana do ano, os alunos do 2º e 3ª Ensino Médio vão à sala de informática e, durante todo o período de aula, realizam simulados do ENEM.

- Conteúdos Matemáticos: Há literalmente muito conteúdo em Matemática nesse colégio, alguns que nunca aprendi quando estudei na escola. Eu diria que são muitos avançados os conteúdos para cada Série/Ano e todos voltados para vestibulares. Junto com cada matéria de cada Ano, há pelo menos um exercício de vestibular: PUC, Mackenzie, Fuvest etc.

Uma coisa que observei é que as matérias nunca vão muito ao fundo, apenas pegam o necessário e mais importante para um vestibular e sempre utilizando esquemas, macetes e atalhos que facilitam as aplicações e repetições.

Por exemplo, não há demonstrações de fórmulas, apenas fórmulas montadas para o aluno decorar e aplicar. Um dos motivos para isso, é que a escola tem muito conteúdo para dar durante o ano letivo e como tudo é programado até o último dia de aula, não há tempo para parar e demonstrar fórmulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com