TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Arquitetura Bauhaus

Artigo: Escola de Arquitetura Bauhaus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Artigo  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  358 Visualizações

Bauhaus

A Bauhaus construiu de forma resumida o surgimento de design moderno e das relações tensas entre arte e tecnologia das máquinas, e foi considerada a mais influente e famosa escola de arte do século XX, tendo se tornado um grande centro de algumas das mais fantasiosas ideologias e tendências de sua época.

Fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius em 1919, denominou-se inicialmente Staatliches Bauhaus Weimer, integrando a Academia de Belas Artes de Weimer e a Escola de Artes Aplicadas de Weimer. Depois passou a ser chamada simplesmente Bauhaus, que significa em alemão algo como “casa para construir”. Gropius escreveu que “o objetivo último de toda a atividade criativa é a construção”. Ao longo de toda a história da escola, a inclinação para o trabalho artesanal demonstrava a essência de sua filosofia educacional que era o “aprender fazendo”. A escola defendia o humanismo de uma ética do trabalho artesanal aspirando à produção industrial, especialmente após 1924.

Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo. Considerada uma frente comunista, segundos os nazistas, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. A Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitetura do ocidental europeia, e também dos Estados Unidos, Israel e Brasil nas décadas seguintes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com