TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Bauhaus

Tese: Escola Bauhaus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

Escola de Bauhaus

Em 1919, na Alemanha, é fundada a Escola Bauhaus com o objetivo de unir arte e indústria. A finalidade deste centro de estudos era sugerir uma produção em série com qualidade de design e conceito inovador.

O objetivo da Bauhaus era parecido com a fusão da arte com o artesanato em séculos anteriores. A palavra Bauhaus significa casa de construção, e era uma escola democrática onde todos colaboravam em busca de novas linguagens e criação, independente da hierarquia entre aluno e mestre.

Bauhaus buscava aglutinar o conhecimentos de diversas artes como a pintura, música, dança, teatro, arquitetura, escultura e literatura para a construção de cidades melhores e um futuro consciente da criação. A Bauhaus era livre e dela se originou os estilos abstratos modernistas.

A escola foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius como forma de oposição ao irracionalismo político alemão, defendendo o racionalismo de artistas e intelectuais da época. O racionalismo deveria estar presente em todos os meandros da vida.

Bauhaus ganhou sede própria na cidade de Dessau em 1925, porém, por defender a criação livre e democrática, foi fechada pelo nazismo em 1933. Bauhaus deixou referências no estilo de criação que até hoje influência a arte e o design.

http://www.infoescola.com/artes/escola-de-bauhaus/

O que foi a Bauhaus?

Foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, que unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto – um visual “clean”, que você encontra hoje, por exemplo, nos produtos da Apple. Antes de ser fechada por Adolf Hitler, em 1933, a escola teve três fases, marcadas por diretores, sedes e ênfases diferentes.

Gropius ficou no comando até 1927. Hannes Meyer assumiu até 1929, com a escola já na cidade de Dessau, e cedeu o cargo a Mies van der Rohe, com a instituição realocada em Berlim. Conheça o legado deles a seguir.

A FUNÇÃO É FUNDAMENTAL

Conheça os principais nomes da Bauhaus

COMO ERA...

As características do movimento

O nome é uma junção de “bauen” (“para construir”, em alemão) e “haus” (“casa”)

Interligação com todo tipo de arte, até as consideradas“inferiores”, como cerâmica, tecelagem e marcenaria;

Uso de novos materiais pré-fabricados;

Simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas;

Paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo a decoração;

Coberturas planas, transformadas em terraços;

Amplas janelas, em fita, ou fachadas de vidro;

Abolição das paredes internas (como nos lofts)

O FUNDADOR

WALTER GROPIUS (1883-1969)

Principais projetos: A fábrica Fagus, em Alfeld, Alemanha (1911), a sede da Bauhaus , em Dessau, Alemanha (1925), e o pavilhão da Pensilvânia para a Exposição Universal de Nova York (1939).

Criou a Bauhaus ao fundir duas outras escolas, a de Artes Aplicadas e a Academia de Belas-Artes da Saxônia, após a Primeira Guerra Mundial. Seu período na direção, de 1919 a 1927, ficou conhecido como “anárquico expressionista”, já que sua proposta unificadora desafiava várias tradições.

A fábrica Fagus, em Alfeld an der Leine, na Alemanha, acaba de virar patrimônio mundial da Unesco.

O FUNCIONALISTA

HANNES MEYER (1889-1954)

Principais projetos: Petersschule , em Basel, Suíça (1926), e a sede da Liga das Nações, em Genebra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com