TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escravidão - Séc. XVIII

Artigos Científicos: Escravidão - Séc. XVIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS NO SÉC. XVIII – A ESCRAVATURA NO BRASIL

O que é a escravidão?

A escravidão é quando um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.

Os portugueses eram atraídos para o Brasil, movidos pela ambição de riqueza e poder e precisavam de mão de obra naquela colónia , tentando inicialmente escravizar os índios,forçando-os a trabalhar na lavoura, extração de recursos naturais e atividades domésticas, mas sem sucesso uma vez que estes eram menos resistentes ao trabalho e às doenças. Assim, foi necessário trazer de África os negros pois precisavam de pessoas para trabalhar na exploração que dos engenhos do açúcar, quer na exploração das minas de ouro e pedras preciosas.

.

.

Nem a Igreja defendia os escravos. O padre António Vieira, que foi um dos que lutou contra a escravatura indígena no Brasil. É-lhe atribuída a si e aos jesuítas, a missionarização do indígenas.

O Rei tem simpatia por este padre de quem é amigos, mas por tudo isto é odiado na Corte e pelos poderosos que conseguem denunciá-lo à Inquisição*, tendo-lhe sido negado o regresso ao Brasil e à sua missão. É acusado de atentar contra a fé católica, sendo condenado a ficar recluso na sua casa e à privação de pregar. Os seus serviços são dispensados pelo Rei. Morre em 18 de Julho de 1697.

* * *

Tumbeiros* - nome dado a um tipo de navio, que fazia o tráfico de escravos de África para o Brasil na época da sua collonização. Eram chamados assim porque no trajeto metade dos viajantes morriam devido às péssimas condições

Senzala* - Alojamento ou conjunto de alojamentos onde ficavam os escravos

Jesuíta* – membro da Companhia de Jesus, conhecida pelo trabalho missionário e educacional

Missionário* - Pessoa que prega uma religião, com o intuito de converter à sua fé

Catequizar* - explicar os princípios religiosos

Maranhão* - localizada no oeste da região nordeste do Brasil, tem como um dos limites, ao norte o Oceano Atlântico

Inquisição* - esforço empreendido pela Igreja Católica no sentido de identificar e punir todos aqueles que professavam crenças e religiões diferentes dos ensinamentos da Igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com