TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTURY FRANCE XVIII e XIX

Resenha: CENTURY FRANCE XVIII e XIX. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx, ideias são valores que os homens criam segundo as suas condições materiais de existência. E esses valores são criados com um fim bem específico, que não é o de explicar a realidade, mas manter o status da propriedade privada e dos donos dos meios de produção. Daí deriva a noção de Ideologia.

O materialismo histórico é associado ao marxismo e muitos acreditam que foi Karl Marx que desenvolveu esta teoria. Porém, o desenvolvimento desta teoria esta presente na história da sociologia e antropologia. Porém, o materialismo histórico se popularizou com o desenvolvimento do marxismo no final do século XIX e começo do XX.Emile Durkheim nasceu em 1858, na França, e foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. Ele fez seus estudos a partir da natureza das Relações do Trabalho e dos aspectos sociais evidentes no final século XIX, e para melhor entender o pensamento de Durckheim é necessário uma analise sobre a época em que viveu e os fatos que deram base a seus pensamentos.

A FRANÇA DO SECULO XVIII E XIX

No século XVIII e XIX a França estava passando por vários processos revolucionários, que influenciaram diretamente a sociedade francesa e seus ideais. A Revolução Francesa (1789); o Processo Revolucionário Burgues (1789 -1799); o Império Napoleônico; a Revolução Liberal ou Revolução de 1830; a Primavera dos Povos (1848) e a Comuna de Paris (1871).

A França desta época estava tomada por ideais de construção de uma sociedade nova com forte influencia dos socialistas utópicos, dos ideais iluministas e da escola positivista, de Augusto Comte, que tem o positivismo como ideário cientifico, e é neste período que Durkheim vai buscar sua base teórica e sua formação intelectual, lembrando também que ele recebe influencias do período pós revolução (1890-1917) conhecida como a Bella Epoque, que é um período de relativa paz na Europa, de grande crescimento econômico, da grande transformação dos novos processos industrial, caracterizado pela Segunda Revolução Industrial, o estabelecimento de fato da classe burguesa no poder, e da classe proletária como força do sistema, desta nova sociedade moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com