TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esperança Com Teclogia Para A Educação

Exames: Esperança Com Teclogia Para A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Software para Educação Infantil: desafios e perspectivas

Publicado em 01/03/2013 por marvi2012

Juliana de Paula Guedes de Melo Santos

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das crianças tanto em casa, quanto na escola. Trata-se de uma nova cultura na vida dos meninos e meninas que são instigados constantemente pelas possibilidades tecnológicas, principalmente as relacionadas ao computador e á Internet.

A escola como instituição responsável pela formação das crianças não pode estar inerte ao movimento tecnológico na educação. Nesse sentido, a utilização de softwares educacionais constitui-se em um dispositivo presente no processo de ensino-aprendizagem.

É importante ressaltar, entretanto, que a existência e utilização de softwares educacionais, por si só, não possibilita a aprendizagem. Planejar as aulas e utilizar o software como um dos eixos do processo aprendizagem é decisão do professor, que deve estar atento à proposta pedagógica escolhida pela escola e feita com os alunos, professores e gestores seguindo as orientações das políticas públicas.

Na prática, o maior desafio consiste em usar e apropriar-se criticamente do software numa perspectiva emancipadora de educação e não como elemento coadjuvante à aprendizagem.

Nesse sentido e, principalmente, na Educação Infantil há que se considerar que a criança está em pleno desenvolvimento e a faixa etária para o início do uso de software ainda é polêmico. Vai depender, em parte, da proposta pedagógica que sustente tal utilização. Por isso, depois de decidido o uso será adequado pensar a utilização do computador e da rede, observando a mediação do professor no que tange ao conteúdo, ao procedimento didático, ao tempo de duração da atividade, à finalidade e avaliação do processo.

O assunto gera muitas controvérsias: É inadequado o uso do computador por crianças pequenas de 3 a 5 anos?; Com que proposta pedagógica?; Para quê?

… É fato que cada vez mais escolas de Educação Infantil fazem uso de computadores e apresentam em seu currículo a utilização como uma espécie de “diferencial”, capaz de garantir a aprendizagem.

A integração entre as atividades de sala de informática com a proposta de aula do professor e a aprendizagem da criança são o eixo para a orientação do uso do software.

Há iniciativas de uso de softwares na Educação Infantil há anos. Recentemente, com o intuito de garantir a utilização de material pedagógico de qualidade pelos alunos da Educação Infantil, atender suas necessidades de aprendizagem e oferecer apoio pedagógico aos professores, o Programa de Tecnologia Educacional, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, por meio da equipe de Orientadores de Informática e docentes da referida rede de ensino, desenvolveu o SEI – Software de Educação Infantil.

Esse software foi construído com o propósito de integrar os conteúdos trabalhados em sala às atividades desenvolvidas nas aulas de informática; previamente planejadas, com objetivos e finalidades específicas, elaborados a partir do grupo e com a orientação do(s) professor(es) da turma.

O software

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com