TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Essência Do Neoclassicismo

Pesquisas Acadêmicas: Essência Do Neoclassicismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

o A arquitetura clássica tem suas raízes na Antiguidade, no universo da Grécia e de Roma.

o Um edifício clássico é aquele cujos elementos decorativos derivam direta ou indiretamente do vocabulário arquitetônico do mundo antigo – o mundo “clássico” como muitas vezes é chamado.

o É um engano conceber gótico e clássico como opostos, eles são muito diferentes, mas não são opostos.

o Cinco ordens da arquitetura: a mais antiga descrição escrita de uma ordem encontra-se em Vitrúvio. Ao longo dos livros, Vitrúvio descreve três ordens – a jônica, a dórica e a coríntia e faz observações sobre outra – a toscana.

o Mil e quatrocentos anos depois de Vitrúvio, o arquiteto e humanista Florintino Leon Battista Alberti descreveu as ordens, em parte tomando Vitrúvio como referência e, em parte, baseando-se em suas próprias observações de ruínas romanas. Ele acrescentou ao conjunto uma quinta ordem, a compósita.

o Foi Sebastino Serlio, quem realmente legou às ordens arquitetônicas.

o As ordens variam consideravelmente de um exemplo para outro, permitindo a quem quer que seja selecionar aquilo que considera como sendo as melhores características de cada ordem e estabelecer, assim, o que considera ser a ordem ideal.

o Segundo Vitrúvio, é quase certo que a ordem dórica se originou de um tipo primitivo de construção de madeira, não em uma representação literal, um equivalente escultórico, surgido com a necessidade de copiar em pedra ou mármore os elementos de carpintaria.

o Para Vitrúvio, o dórico exemplificava a “proporção, força e graça do corpo masculino”. O jônico se caracterizaria pela “esbelteza feminina” e o coríntio por imitar a “figura delgada de uma menina” o que não difere muito do caso anterior.

o A renascença perdeu o controle, permitindo até interpretações contraditórias.

o As ordens eram escolhidas principalmente em função do gosto, em função de circunstâncias e principalmente em função dos meios disponíveis, já que uma construção em que é empregada a ordem toscana ou a dórica é, obviamente, mas barata do que a ordem coríntia.

o Existem casos em que a escolha de uma determinada ordem foi feita em função de seu significado simbólico.

o A ordem toscana e dórica são as mais primitivas, e os arquitetos tendiam a utilizá-las quando desejavam expressar rudez e força.

o A ordem coríntia foi muitas vezes escolhida quando o arquiteto desejou mostrar abundancia luxo e opulência, a qualquer preço.

o As ordens vieram propiciar toda uma gama de expressões arquitetônicas.

o No verdadeiro projeto clássico, a seleção da ordem é uma questão vital – é a escolha do tom. O que é feito com a ordem, quais as proporções dadas às diferentes partes, que ornatos são escolhidos ou não, tudo modifica e define o tom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com