TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo De Suaussure

Artigos Científicos: Estruturalismo De Suaussure. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Presente trabalho visa elucidar o que é o estruturalismo, quem foi o seu fundador e os principais seguidores desse movimento. A fim de verificar a importância da mesma para a psicologia. Sendo o estruturalismo teoria da relação é no mesmo passo a teoria da criação. De modo geral o estruturalismos procura explorar as inter-relações através dos significados da cultura desse individuo.

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 Origem: Fernand Saussure

Ferdinand de Suassure foi um linguista e filósofo suíço, nasceu em Genebra, no dia 26 de novembro de 1857. Faleceu na cidade de Morges em 22 de fevereiro de 1913. Iniciou nos estudos da linguísticas com incentivos do filólogo Adolphe Picetet era estudioso em física e química, cursando essas matérias na Universidade de Genebra. Lecionou em Genebra e em Paris. Filho de Família bastarda, desde pequenos já estudava inglês, grego, alemão, francês e sânscrito. Aos 21 anos, publicou “Memórias sobre as Vogais Indo-Europeias”. Em 1880, defendeu a de doutorado sobre “O emprego do genitivo absoluto em sânscrito”.

Em Genebra lecionou sânscrito e Linguística histórica. Em 1906, começou a ensinar Linguística Geral. As suas proposições concederam à linguística uma autonomia e nova delineação de estudo. Lecionou na Universidade de Genebra até o dia de sua morte. Teve como discípulos Charles Bally e Albert Sechehaye. Em seus estudos definiu a estrutura do significante e do significado. O significante é a imagem acústica e o significado o conceito, o conteúdo da imagem acústica.

O estruturalismo de Ferdinand de Saussure tem origens no estudo da linguística. Antes de Saussure, a língua era estudada como um espelho da realidade e constantemente comparada a outras línguas, a fim de observar semelhanças e detectar a origem dos vocábulos. Saussure criou a semiologia, ciência que sistematiza os sinais linguísticos, e estipulou dois conceitos importantes: Langue que é um sistema abstrato e impessoal de normas pelo qual a parole se manifesta como uma projeção concreta dessa estrutura ideal. Por exemplo, segundo o estruturalismo, um romance (parole) tem que ser analisado considerando as normas e estruturas pré-existentes utilizadas na sua elaboração (langue). Esse conceito de análise baseado na estrutura acabou por ser utilizado em outros campos da ciência e foi amplamente desenvolvido.

1.2 Claude Lévi-Strauss

Claude Gustave Lévi-Strauss foi um antropólogo Belga considerado um dos grandes intelectuais do século XX e fundador do estruturalismo por volta de 1950. Nasceu em Bruxelas em 28 de novembro de 1808 e morreu em Paris, França em 31 de outubro de 1902. Filho de pais franceses e origem judaica, se mudou para França em 1909 com os pais. Lá se formou em licenciatura em filosofia onde lecionou por alguns anos na área em Paris. Em 1934 ele recebe e aceita um convite para lecionar sociologia na USP em São Paulo, fica no Brasil até 1939. Nesse intervalo de tempo ele fez a primeira de suas poucas visitas e trabalhos etnográficos de campo no Mato Grosso do Sul e na Floresta Amazônica, nesses locais ele visitou diversos grupos indígenas e depois publicou um artigo sobre a organização social dos bororos. Com essas visitas e pesquisas surgiram suas paixões pela antropologia e etnologia, e onde também surgiu a fundamentação da antropologia estrutural.

1.2.1 A valorização das narrativas mitológicas

O autor veio como uma alternativa ao positivismo que desconsiderava o mito, as lendas e os rituais tribais como formas válidas de estudo. Lévi-Strauss intentava comprovar que o mito pode ser usado como forma de analisar a cultura de determinada sociedade e que as tribos, de modo geral, independentemente de raça, cor e região, seguiam a mesma estrutura mental. Ele distinguia as sociedades em quentes e frias. As quentes eram regidas pelo interesse no progresso e as frias eram regidas “fora da história” regidas pelas suas crenças mitológicas.

Partindo das ideias de Saussure, ele estipulou quatro procedimentos básicos no estruturalismo:

- Analisar em que se baseiam inconscientemente os fenômenos culturais;

- Considerar essas bases como interdependentes e não avulsas;

- Compreender a coerência do sistema de bases (estruturas) relacionadas;

- Organizar essas estruturas como leis para possibilitar o exame desses fenômenos.

1.2.2 A Importância da Narrativa

A “narradologia” busca analisar as características e as funções sistemáticas de todas as narrativas existentes, sejam linguísticas ou não. Essa disciplina tornou-se um método útil para a análise humanística.

1.2.3 Estruturalismo, marxismo e freudismo

O estruturalismo se aproxima das visões de Marx ( infra estrutura econômica) e de Freud ( poder do inconsciente), ambos os três descordam de outras formas de pensar como por exemplo, o positivismo; o foco dessas três formas de pensar não está relacionado as causas finais, mas sim as causas eficientes, elas buscam leis que tornem os fenômenos previsíveis. Lévi-Strauss, Freud e Marx acreditam nos fenômenos obrigatoriamente condicionados, defendem o determinismo, no caso de Marx temos como exemplo o capitalismo, e no de Freud o superego.

O estruturalismo, o marxismo e o freudismo, diminuem a importância da singularidade, o ser é tratado como a consequência de sistemas impessoais. Podemos ter como exemplo no marxismo que o indivíduo é considerado a consequência do sistema capitalista, uma marionete. No freudismo, na psicanálise em si, os impulsos do inconsciente regem o comportamento humano. Já na antropologia estrutural pelas relações de parentesco místico (totemismo).

Essas três formas de pensar foram tratadas como anti-humanismo, consideram que ela coloca o homem numa posição de sem importância. É o que Marx quis dizer quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com