TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo

Resenha: Etnocentrismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Resenha  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  383 Visualizações

O etnocentrismo é basicamente uma avaliação sobre as diferenças culturais sobre os todos os povos do mundo, que não se resume em apenas constatá-las, mas sim em aprender a lidar com elas.

Como algumas das diversas diferenças culturais, por exemplo, no Brasil, insetos como baratas e besouros não fazem parte da cultura alimentar, porém no Japão são tão populares assim como os nossos hot-dogs. E também outra diferença, mas essa de vestimenta, na Escócia é de costume homens usarem saias, porém no Brasil isso seria alvo de gozações.

Contudo, essas diferenças infelizmente vão além de apenas diferenças e se tornam verdadeiros choques culturais, pois há diversas questões envolvidas. O etnocentrismo está entre as principais causas de intolerância internacional devido á uma visão preconceituosa os povos entre si, levando então sua visão principal na contramão do processo de integração global decorrente da modernização dos meios de comunicação como a internet, pois é sinônimo de estranheza e de falta de tolerância.

Enfim, essa intolerância com relação à diferença é inevitável, mas seu limite não está claro, até que ponto uma cultura de um povo pode ir? Daí a necessidade da reflexão constante sobre tais limites, uma vez que o maior objetivo sempre será o convívio harmonioso e a valorização da vida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com