TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Humana

Ensaios: Evolução Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 12

Segundo (HARPENDING et al. 2000) há muito tempo já se conhece sobre a importância da postura ereta humana (bipedalismo), sendo esta característica algo já estritamente relacionado à essência humana. No entanto, olhando para o nosso passado, a pergunta que tem sempre se mantido é de como nossos ancestrais passaram de uma postura quadrúdepe para uma bípede. A mais simples e até mesmo aceita teoria versa sobre ancestrais primatas passando de uma vida arbórea e quadrúpede em florestas para uma vida terrícola e bídepe em savanas. Este modelo pode até estar correto mas ainda persistem muitas dúvidas de como tudo ocorreu. De fato, os grandes antropóides são quadrúpedes e de hábito florestal, exibindo diferentes modos de locomoção, como a braquiação de gibões e orangotango e o caminhar com as mãos de gorilas e chipanzés.

De acordo com (HARPENDING et al. 2000) a origem do bipedalismo dos humanos tem sido explicada por algumas hipóteses, tais como hipótese termo-regulatório, em que os hominídeos ancestrais tinham a vantagem de evitar o aquecimento excessivo pela radiação solar nas savanas abertas adotando a postura bípede que muito diminuiu a superfície do corpo diretamente exposta ao sol nas horas mais quentes do dia; e a hipótese alimentar, em que esses ancestrais hominídeos, ainda vivendo em florestas, adotavam a postura ereta ao galgar por galhos de difícil acesso, onde a ajuda dos braços e mãos livres auxiliavam no equilíbrio sobre o galho e na obtenção dos frutos. Assim, se consideramos apenas essas duas hipóteses, já se pode perceber que há uma incongruência no mínimo temporal, mas também espacial, quanto ao momento em que o bipedalismo surgiu na evolução humana.

(KELLER, 2000) fala que por um lado, hominídeos eram bípedes quando nas savanas apenas e, por outro, já eram bípedes quando em habitat florestal e viviam nas árvores. Fortes evidências desse fato residem nos recentes achados fósseis de antropóides extintos, possivelmente precursores do gênero Homo e que aparentemente já eram bípedes ou estavam a caminho disso. Se pensarmos que os ancestrais hominídeos já eram bípedes enquanto viviam nas florestas úmidas, além do fato de ser arborícola, então a origem da postura ereta nos hominídeos é bem mais antiga do que tradicionalmente pensado, e a vida nas savanas quentes e secas tiveram o papel de aperfeiçoar este modo de andar oriundo das florestas. Este aperfeiçoamento incluiu, por exemplo, o aumento da estatura corporal e aumento das pernas em relação aos braços (braços mais compridos são mais eficazes para o deslocamento no meio arbóreo). Em um ambiente savânico aberto, a estatura mais alta traria maior capacidade de detecção de predadores e as pernas mais compridas, maior facilidade de deslocamento rápido, seja para evitar à predação ou obter o alimento através da caça.

1. DE ONDE VIEMOS?

Como os seres humanos surgiram no planeta? Como conseguimos nos tornar a espécie mais inteligente sobre a Terra? São perguntas que nos intriga. Porém, como responder essas perguntas? É isso que tentaremos fazer neste capítulo.

(TISHKOFF et al. 2003) lembra que inicialmente, devemos saber que alguns estudiosos afirmam que o universo surgiu há mais ou menos 15 bilhões de anos atrás em uma gigantesca explosão. A essa explosão, chamamos de Big Bang. O Big Bang deu origem a todos os corpos celeste que existem em todo o universo. Por isso, O Sol, a Terra, a Lua fazem parte dessa História também. Até seis bilhões de anos atrás, a Terra era uma imensa bola de rochas fumegantes. Porém, a parte de fora, chamada de crosta terrestre começou a esfriar e assim as rochas surgiram. A Terra então mudou muito, os oceanos surgiram, os continentes eram unidos em um só continente chamado Pangéia.

A atmosfera surgiu e as primeiras formas de vida também. Há 3,5 bilhões de anos atrás, os primeiros seres vivos surgiram, eles eram unicelulares, ou seja, só possuíam uma célula. Surgiram nos mares e ao passar de longos milênios foram se desenvolvendo, aumentando de tamanho e a quantidade de células.

Nos mares, eles cresceram e formaram várias espécies, até chegar ao ponto de algumas dessas espécies saírem do mar para buscar alimento fora do mar, em terra firme. Por isso, ao longo de milênios eles desenvolveram formas de permanecer mais tempo fora d’água. Dessa forma, os primeiros animais que respiravam surgiram há mais ou menos três bilhões de anos atrás.

Esses animais que viviam em terra firme começaram a se desenvolver muito, pois podiam comer muitas plantas - que já eram abundantes - e não tinham animais que se alimentassem deles, isto é, que fossem seus predadores. Como não tinham predadores, os animais que passaram a viverem terra firme cresceram muito em tamanho.

2. A SELEÇÃO NATURAL

Há mais de cem anos, um naturalista chamado Charles Darwin conseguiu explicar como as espécies surgiram no planeta e como cada espécie pode se dividir em várias espécies.

Segundo Darwin, os mesmos animais que se separam e passam a viver em lugares muito distantes e diferentes, com um clima diferente e um tipo de alimentação diferente, com o passar dos tempos e após centenas de gerações, acabam se adaptando a esse novo ambiente. Novas formas de alimentação acabam selecionando os mais adaptados, pois os que não conseguem se adaptar a nova forma de vida acaba morrendo.

Para Darwin, a todo o momento, os animais estão se adaptando as mudanças que acontecem bem vagarosamente no planeta e os menos adaptados acabam sendo substituídos pelos mais fortes, que conseguem viver em condições mais duras ou diferentes. É assim, que surgem as espécies. Para exemplificar a Teoria da Seleção Natural formulada por Charles Darwin, vamos continuar com a História.

Há mais ou menos 250 milhões de anos atrás, surgiram no nosso planeta,enormes lagartos chamados dinossauros.Como viviam em lugares distantes, formaram várias espécies diferentes. Por isso, na América do Norte surgirão espécies de dinossauros diferentes dos que existiam na América do sul. Pois eles viviam em tipos de clima diferentes e comendo coisas diferentes.

Na Europa e na Ásia, também surgiram outras espécies de dinossauros diferentes devido ao ambiente diferente, por isso, existiram dinossauros que se alimentavam de vegetais e não possuíam garras nem dentes grandes. Os que se alimentavam de carne,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com