TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exclusão Social das Mulheres

Por:   •  27/8/2015  •  Artigo  •  6.650 Palavras (27 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1 TEMA        

2  DELIMITAÇÃO DO TEMA        

3 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS        

4 PROBLEMA        

5 HIPÓTESE        

6 JUSTIFICATIVA        

7 METODOLOGIA        

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

9  REFERÊNCIAS        

10 CRONOGRAMA        


1 TEMA

História das mulheres e relação de gêneros.

2  DELIMITAÇÃO DO TEMA

De acordo com o tema adotado para desenvolvimento do trabalho será realizado uma pesquisa voltada par a questão feminina, sendo delimitado para os estudos o seguinte tema: “a exclusão social das mulheres” procurando compreender porque ocorre este fato na sociedade.

        

3 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

3.1 Objetivo geral

  • Possibilitar a compreensão do motivo que as mulheres são excluídas na sociedade e principalmente no mercado de trabalho onde ocorre a discriminação das mesmas perante a ala masculina.

3.2 Objetivos específicos

  • Entender porque ocorre a exclusão da mulher no mercado de trabalho;
  • Compreender como as mulheres lutam para obter os mesmos direitos que os homens e acabar com a exclusão social;
  • Verificar que mesmo ocorrendo uma reformulação do trabalho as mulheres ainda foram excluídos.

4 PROBLEMA

Devido ao fato de se ter estabelecido a muito tempo que a mulher era o sexo “frágil” ao longo da história ocorreu a discriminação das mesmas na sociedade principalmente no mercado de trabalho e também pelo fato de que o mundo machistas acredita que as mulheres são inferiores.

5 HIPÓTESE

Com este estudo pretende-se mostrar como a ocorre  a exclusão social das mulheres tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho com o intuito de mostrar que isso ficou no passado e tentar fazer com que os homens deixem essa discriminação de lado e possibilitem que as mulheres tenham os mesmos direitos e deveres.

6 JUSTIFICATIVA

Com o desenvolvimento do trabalho “exclusão social das mulheres” será possível compreender porque isso ocorre nas sociedades e perceber que isso ocorre especialmente no mercado de trabalho através da discriminação em que mulheres realizam os mesmos trabalhos que os homens mas ainda recebem salários inferiores.

Este trabalho possui finalidade fornecer entendimentos tanto a homens e mulheres sobre como ocorre a discriminação feminina em nosso meio e com isso atentar para que esse processo deixe de existir em uma sociedade tão evoluída a qual a humanidade conseguiu alcançar.

Compreenderemos também que ao longo da história as mulheres foram discriminadas, sendo consideradas inferiores aos homens a quem deveriam obediência e admiração, mas que no mundo em que vivemos se tornaram fortes, batalhadoras e conseguiram conquistar os mesmos direitos e deveres que o sexo masculino.

As lutas que as mulheres realizaram para conseguir deixar a exclusão social de lado ocorreu através de muita violência que as mesmas sofreram e isto não pode ficar esquecido na história e se tornar uma luta em vão.

Atualmente, em muitos países ainda ocorre esse processo discriminatório para com as mulheres e que se vêem submetidas aos desejemos e as necessidades masculinas onde se quiserem trabalhar devem aceitar o que lhes é oferecido.

Muitas vezes, esse é o fato para que homens e mulheres não consigam viver em paz, pois as mulheres são discriminadas e não ficam quietas perante essa discriminação, indo a luta para terem efetivados e reconhecidos os seus direitos.

Ao realizar pesquisas e estudos sobre este tema conseguirmos verificar e entender os processos discriminatórios vivenciados pelas mulheres e entender que por muito tempo a exclusão das mulheres no mercado de trabalho foi algo entendido como normal pelos homens, onde as mulheres deveriam cuidar dos trabalhos domésticos e os homens trabalharem fora pra conquistar o sustento da família.

Se torna muito importante também verificar entender que as mulheres foram a luta para que esta exclusão tradicionalista no meio masculino acabasse e assim podemos compreender como essa discriminação levou muitas mulheres a sofrerem com as violências impostas pelos homens.

Mesmo no mundo globalizado em que vivemos – onde ocorreu uma reestruturação de todos os tipos de trabalho – ainda existe a exclusão das mulheres tanto na sociedade como no mercado de trabalho, é claro que a sociedade de transformou ao longo da história e que isso ocorre atualmente em escala vem menor que a décadas atrás, mas o problema é que ainda ocorre, e em alguns povos a exclusão social feminina e também do trabalho ainda continua sendo algum “normal”.

Todos os conhecimentos adquiridos sobre a exclusão social que as mulheres vivenciaram e ainda vivem na sociedade podem ajudar a evitar que isso seja um acontecimento normal e que os homens passem a respeitas as mulheres, entender o sofrimento que tiveram para terem direitos iguais e possibilitar a presença cada vez maior do sexo feminino na sociedade, no mercado de trabalho, enfim, possuindo os mesmos direitos e deveres que o sexo masculino.

7 METODOLOGIA

As pesquisas serão realizadas de modo a coletar todas as informações que sejam importantes para a concepção do trabalho e que se fazem necessárias para o conhecimento do assunto abordado. Ao utilizar todos as fontes que estão ao alcance, torna-se fácil a compreensão do tema e uma abordagem analítica sobre que está sendo desenvolvido, o que auxilia na busca de alternativas para sanar as dúvidas que possam surgir ao longo da criação deste projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com