TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL E ESPANHA

Por:   •  21/10/2015  •  Ensaio  •  19.099 Palavras (77 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 77

O nascimento do mundo moderno

Com a queda do califado de Bagdá houve uma abertura do mar mediterrâneo, anteriormente controlado pelos árabes, para os europeus, iniciaram-se assim as navegações.
A Europa medieval deu lugar a Europa moderna à medida que a burguesia começava a adquirir poder econômico e aliando-se ao rei também poder politico, enfraquecendo assim a nobreza e aumentando o poder burguês e monárquico.
Com o comercio, sendo a principal atividade econômica da Europa, houve uma forte necessidade de abrir as fronteiras e conquistar mercado na Ásia e África, a partir dai deu-se as grandes expansões ultramarinas europeias.

FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL E ESPANHA

Com a queda de império romano os visigodos ocuparam a região hispânica que mais tarde foi tomada pelos sarracenos. Com o tempo os cristãos foram retomando as terras e se unindo, as terras cristãs estavam sobre o comando de um único homem, Afonso VI que venceu numerosas batalhas contra os árabes e assim retomou muitos territórios com a ajuda de Henrique de Borgonha, a quem presenteou com o condado portucalense por sua bravura e eficiência contra os árabes. Com a morte de Afonso, seu filho Afonso venceu uma guerra contra Castela para tornar o condado portucalense independente. Assim em 1140 nasce Portugal e a dinastia de Borgonha. Essa dinastia tinha como objetivo reconquistar as terras roubadas por mulçumanos e consolidar um governo quedesse apoio ao grupo econômico mais poderoso para a burguesia. O poder do monarca se consolidou militarmente a partir das guerras e o grupo mercantil buscou apoio politico e ofereceu apoio econômico consolidando assim uma aliança entre rei e burguesia.
A REVOLUÇÃO DE AVIS 

Com a morte de D. Fernando, ultimo rei da dinastia de Borgonha o próximo sucessor seria seu genro, o rei de Castela, D. Leonor e os nobres, apoiaram essa sucessão que tornaria Portugal novamente território de Castela, mas a burguesia e o povo eram contra essa sucessão, houve então um levante popular que colocou D. João I como rei de Portugal e depois de guerras contra Castela essa foi derrotada e assim começou a dinastia de Avis. Com a revolução de Avis o monarca teve seu poder centralizado e a burguesia teve mais influencia isso marca mais um passo para o desenvolvimento mercantil português. 



A expansão ultramarina europeia

Com a economia estagnada por causa da saturação do mercado, os portugueses passaram a colonizar a África e a Ásia e posteriormente a América para poder obter produtos mais baratos e poder aumentar o comercia dentro da Europa. Trazendo mercadorias valiosas como metais preciosos e especiarias, para reduzir o preço dessas especiarias era preciso eliminar os intermediários e ir busca-las onde eram produzidas, por isso desenvolveu-se tecnologias como a caravela, o astrolábio e outros instrumentos que permitiam queos portugueses navegassem com maior precisão, para que pudessem ir buscar essas especiarias na Índia e até china onde eram produzidos, com o tempo, os portugueses fizeram o périplo africano e com Vasco da Gama atingiu seu objetivo, a Índia. Os espanhóis da mesma maneira tentaram atingir a Índia pelo ocidente, apoiando-se na teoria que a terra é redonda, Cristovam Colombo na sua expedição para encontrar a índia se depara com um continente desconhecido dos mapas, a América. A Espanha então descobre a América. Foi assinado naquele mesmo ano um tratado que dividia o mundo em duas partes, a ocidente era espanhol e a oriente era de domínio português, mas que anos mais tarde seria abandonada por causa da entrada de outras nações como Inglaterra e França na era das navegações.

As consequências da expansão

Portugal nada produzia oque obrigava importar produtos de outros países, com essa pratica grande parte do lucro obtido através de esforços ultramar eram perdidos, além de numerosas doações para a nobreza e o clero, que não contribuíam para o desenvolvimento de Portugal, oque mostrava um completo despreparo da Coroa para administrar os seus bens já que as atividades ultramarinas era um monopólio do Estado e esse desperdiçava os lucros com luxo e pompa, em 1506 com a expulsão dos judeus de Portugal a Coroa se apropriou de seus bens que eram em grande parte as companhias de navegação, ficando a maior fonte de riquezasde Portugal nas mãos de pessoas despreparadas e sem perspectiva de negócios, iniciando-se assim a decadência econômica de Portugal. Essa expulsão foi possível graças à fraca influencia mercantil em Portugal, já que não representavam uma burguesia consolidada e também pela grande poder econômico dos nobres, que além de deter os cargos nos sistemas administrativos tinha monopólio da atividade mais lucrativa da Europa que era o comercio ultramarino. 




As navegações

O burguês, interessado em vender as especiarias mais baratas que as compradas pelos mercadores italianos, que detinham o controle do mar mediterrâneo, iniciam uma serie de navegações para chegar à Índia pela costa da África, ao longo do tempo, vão conquistando ilhas e chegando mais perto da Índia, no ano de 1492 Cristovam Colombo baseando sua ideia de encontrar a Índia pelo ocidente navega rumo a oeste e se depara com um novo continente, a América. Como os portugueses eram os únicos que detinham o direito de usar a costa da África como forma de chegar à índia, fato que só ocorreria em 1498, os espanhóis impõe a bula papal, que delimitava o território de navegação português a 100 léguas da ilha do cabo verde, os portugueses, que já tinham uma teoria da existência e extensão do continente americano, entram em contrapondo com os espanhóis e delimitam um limite de 370 léguas da ilha do cabe verde no tratado de Tordesilhas, oque colocava o Brasildentro do território de limite português. 

A Colonização

Portugal passava por um período de prosperidade econômica, graças às expedições para o oriente em busca de especiarias e como não havia praticamente nada no Brasil que interessasse economicamente os portugueses esses não investiram na colonização do território já que investir na produção contradizia a pratica do mercantilismo que incentivava o lucro a partir do comercio e não da produção. Nos primeiros 30 anos único interesse português no território brasileiro era a extração do pau Brasil, que era extraído a partir de indígenas que trabalhavam sob escambo extraindo as arvores e armazenando nas feitorias para esperar as caravelas pra leva-las para a Europa mas os europeus não se fixavam no continente por isso não havia colonização. As outras nações europeias não aceitavam o tratado de Tordesilhas que dividia o mundo entre Espanha e Portugal alegando que Adão não tinha deixado testamento dividindo o mundo entre espanhóis e portugueses e que para a terra realmente ser de alguma nação esta deveria ocupar o território, era o principio do uti possidetis e com o passar do tempo outas nações europeias como os franceses passaram a invadir o território brasileiro para contrabandear o pau Brasil, chegaram a fundar uma colônia para povoar, o governo português que sabia da existência de metais preciosos em territórios da América espanhola, temendo que o territóriopassasse a ser controlado definitivamente pelos franceses, ordenou que se montassem Capitanias Hereditárias, dividindo o território em faixas e deu essas terras a pessoas de sua confiança, essas pessoas tinham como obrigação proteger e fazer essas capitanias dar algum lucro para compensar as despesas, com o tempo esse sistema de colonização faliu porque os donos dessas terras não foram capazes de administrar e controlar as invasões e ataques de indígenas, falta de investimento além da grande distancia da entre as outras capitanias e estas ficavam isoladas em um território pouco conhecido desses portugueses que eram da confiança do rei, apenas as capitanias de Pernambuco e de são Vicente que floresceram.

A solução do problema da colonização

Para a colonização efetiva do Brasil escolheu-se produzir açúcar, pois se adaptava ao clima e solo, era um produto já conhecido e comerciava na Europa e Portugal já tinha experiências na produção de açúcar, como a coroa portuguesa não tinha condições de bancar e administrar a produção açucareira esta optou por passar pra terceiros essa tarefa, fizeram então uma aliança com os holandeses e estes tomavam conta do transporte, refino e comercio do açúcar com o restante da Europa, o modo de produção no Brasil era plantation. Para sustentar esse modo de produção era necessária mão de obra, tinham-se três possibilidades, mão de obra assalariada portuguesa, oque ficouinviabilizado visto que apenas sob grandes salários os portugueses viriam pra cá além também de não haver mão de obra o suficiente, escravos indígenas, que também ficou inviabilizado pois eles não eram adaptados para esse tipo de trabalho e a mão de obra indígena era muito pouco produtiva, e a 3ª opção que foi a aceita, escravos africanos, já que Portugal tinha como obter esses escravos a partir de suas colônias na África e esses não conheciam o território brasileiro e se adaptaram facilmente ao tipo de trabalho exigido deles, além de aumentar o lucro da colônia já que eram taxas altos impostos por esse produto, tais praticas deixaram um legado negativo na sociedade atual, já que trabalho manual era taxado como coisa de preto e também a produção com base no trabalho escravo não era tão produtiva. 

A sociedade colonial

A sociedade colonial era estratificada e não permitia a passagem de um plano pra outro, a primeira camada era os senhores de engenho, grandes proprietários, a2ª era dos aldeões, padres, militares e etc. e a terceira era dos escravos, a economia era voltada pra exportação, o mercado consumidor interno era pouco, devido ao pacto colonial praticamente toda a riqueza produzida iria pra Portugal e Holanda e a concentração de renda ficava nas mãos dos grandes proprietários. O sistema de capitanias como não deu certo foi feito uma reforma na qual foi-se criado o Governo Geral, que transferia-se pra si parte dospoderes que antes pertenciam aos antigos proprietários das capitanias que faliram ou foram abandonadas, com o objetivo de centralizar poder para melhor administrar a colônia, e com o passar dos anos todas as capitanias com exceção de uma, foram passando para as mãos da coroa e passaram a se chamar capitanias da coroa, em 1759 juntou todas as capitanias em uma só oque colocou fim no sistema de capitanias. Com o surgimento de governo geral o governador ficou com o cargo de garantir a justiça, defesa e arrecadação de impostos na colônia, para isso tinha o auxilio de três ministros, ouvidor mor, capitão mor e provedor mor, mas devido a problemas como a comunicação precária, grandes extensões territoriais etc. os poderes do governador não eram tão exercidos, ficando a cargo das câmaras municipais de cuidarem das obrigações do governador.

Invasões Francesas

Os protestantes franceses tentaram por três vezes se estabelecer no território brasileiro dois vezes no Rio de Janeiro e uma vez no Maranhão, porem em todas às vezes foram derrotados e expulsos.

Invasões Holandesas 

As invasões holandesas foram de longe as mais importantes do período colonial do Brasil, essas invasões se deram porque Portugal a partir da morte de D.Henrique foi anexado a Espanha, pois o sucessor do trono português era um espanhol, como a Espanha lutava contra a Holanda por motivos políticos/religiosos ela impôs um embargo econômico queimpedia a Holanda de atracar em portos da América espanhola, como a Holanda dependia de atracar em portos brasileiros para carregar de açúcar seus navios esta por sua vez tentou invadir o Brasil duas vezes, a primeira com um ataque a salvador, oque foi frustrado militarmente já que em pouco tempo os holandeses foram expulsos do território ocupado, mas foi um sucesso economicamente já que eles se apropriaram do açúcar e de outras coisas, somando “saques” para as companhia das índias orientais, dois anos depois ouve um grande saque a navios espanhóis abarrotados de prata oque aumentou o capital da CIO em 400% e isso possibilitou a 2ª invasão, dessa vez no nordeste, pelo motivo de ser no nordeste que se concentravam as mais produtivos engenhos de açúcar e onde a economia do país era mais forte, como a Espanha estava em guerra com a Inglaterra não havia capital para bancar lutas contra a invasão, por isso não houve muitos problemas para os holandeses se fixarem aqui, chegando a território nordestino eles não interferiram no sistema administrativo e procuraram fazer alianças com os senhores de engenho e assim adquirir o apoio dos únicos que poderiam tira-los de lá, das poucas resistências que houveram todas foram esmagadas pelos holandês, o conde Mauricio de Nassau foi designado para governar as províncias, e foi investindo o dinheiro adquirido em teatros e coisas culturais, algo que agradou muito a aristocracia, masdesagradou muito a CIO, para piorar a descredibilidade de Nassau perante o CIO ele perdeu uma batalha contra guerrilheiros que custou 40 navios e 5000 homens, tais fatos juntos com a intolerância religiosa dos luso.-brasileiros mais as desavenças crescente entre invasores e invadidos foram culminando para a fase de declínio da invasão holandesa, como os senhores de engenho não tinham como arcar com os custos da fabricação do engenho e tinham recorrido ao capital holandês e deviam para eles e como houve seca e epidemia de escravos naquela época os senhores de engenhos estavam quase falidos e sem possibilidade nenhuma de pagar os seus credores, com varias tentativas de expulsão foram sendo feitas reduzindo cada vez mais o território que os holandeses ocupavam e por fim na segunda metade do século 17 a Holanda perde a guerra com a Inglaterra e fica definhada militarmente, cedendo o território brasileiro, no entanto nesses quase 30 anos que eles ficaram aqui aprenderam técnicas de cultivo de cana e passaram a desenvolver nas Antilhas, oque inviabilizou o comercio de açúcar brasileiro na Europa.

Os bandeirantes

O movimento bandeirante ocorreu no século 17 e, na sua maior parte, por colonos da capitania de São Sebastião, como essa capitania era de difícil acesso e muito mais longe da metrópole tornou o comercio com ela pouco viável e muito mais caro que o comercio com a região nordestina, dedicaram-se então aprodução de subsistência e havia um sentimento de desenraizamento por parte dos colonos, pois por não praticar comercio com a metrópole e apenas cultivar o sustento interno como agricultura de sub-existencia a região era muito pobre. Por esse motivo não tinham como arcar com os gastos de escravos negros por isso já se praticavam a caça e escravidão dos indígenas, com a tomada dos pontos escravistas portugueses na costa da África pelos holandeses o comercio de escravos africanos foi impedido e o Brasil, mas a necessidade de escravos para o Brasil não acabara, com isso os bandeirantes adentraram territórios para buscar por essa fonte de escravos, sendo que a região de são Sebastião já estava esgotada a quantidade de indígenas eles tiveram que adentrar mais no continente e escolheram então as regiões sulistas que havia missões espanholas, já que os índios lá eram acostumados com o trabalho e por serem fixos eles perdiam a sua mobilidade, os bandeirantes abriram rotas dentro do continente e comercializaram seus escravos indígenas com as regiões que precisavam de mão de obra, mas como já haviam capturado praticamente todas as missões para conseguir índios em larga escala era necessário ir muito adiante para captura-los oque tornava esse empreendimento muito mais caro e perigoso para piorar a situação dos bandeirantes, Portugal reconquista suas fontes de escravos africanos e passa a manda-los de novo para o Brasil, entãoassim o ciclo de captura de índios para e os bandeirantes passam a se dedicar a procurar metais preciosos e pedras preciosas no interior do país e depois de muito procurar foram achando esses tesouros principalmente na região de minas gerais, mato grosso do sul e Goiás, e graças ao ouro e pedras ali achados foram fundadas cidade de são João Del Rey, vila boa, vila rica e Sabará e isso teve um forte impacto para a economia da colônia, quanto ao bandeirantismo resta lembrar que muitas dessas expedições foram contratadas pela Coroa para a destruição de quilombos e aldeias que se opunham ao domínio português. Como consequência do bandeirantismo tem a junção e colonização de varias regiões antes espanholas, para o domínio português. 



A Ocupação do Sul

O sul, devastado pelas invasões dos bandeirantes, teve seu gado solto nos pastos, os quais se reproduziram rapidamente quando foram abandonados lá, oque atraio um grande contingente humano para lá na segunda metade do século XVII, dentre esses movimentos de ocupação se destaca o retorno dos Jesuítas para lá fundando os sete povos das missões, também foram para lá colonos paulistas que fundaram cidades como Laguna, para se apropriarem do gado livre e também autoridades portuguesas que fundaram Sacramento, para tentar anexar o território do Uruguay em território português, como ficavam longe dos outros centros urbanos não havia como comercializarem a carne que sedeteriorava rapidamente, podendo comercializar no inicio apenas o couro, mas com o tempo, a necessidade de mulas para trazer os metais e pedras do interior para o litoral para serem exportados houve um fluxo de gado de muar do sul para o sudeste e surgi também o charque amento, que permitia a conservação da carne por mais tempo, logo assim houve uma necessidade de boas pastagens, oque fez gerar as “estancias” assim surge também classes sociais, como os proprietários e os peões de gado.

A ocupação do sertão do nordeste

Como a criação de gado não representava uma concorrência para com a metrópole foi largamente utilizado para retirar o couro que era utilizado desde sapatos até janelas, a carne que era utilizada na comida de escravos, já q precisava de um alimento forte para o sustento e etc. surgiu então uma marcha para o interior, que levou a colonização de áreas mais a funda no nordeste, no inicio as fazendas produtoras de cana tinham um rebanho próprio para consumo próprio, na segunda fase houve uma separação das duas atividades, no entando os mesmos donos dos engenhos eram os donos das fazendas de gado, já no terceiro período ouve uma separação das duas atividades sendo e nesse contexto os trabalhadores passaram a serem os elementos marginalizados da sociedade. O sistema de criação adotado foi o de criação extensiva, que demandava pouco investimento e assim era mais fácil um colono conseguir trabalhar ejuntar um pequeno rebanho para ter sua própria fazenda e estabelecer por conta própria, com o quebra na economia açucareira por conta do açúcar produzido nas Antilhas o as fazendas de gado também quebraram, pois elas abasteciam principalmente as regiões litorâneas e agora não tinham mercado consumidor, recebendo pouco pelo produzido se viram obrigados a produzir os elementos essenciais em suas próprias terras.

A ocupação do norte

A Coroa incentivou o povoamento e colonização da região norte, por isso eram chamadas de expansão oficial, como não se conhecia a existência de ouro na região o fluxo econômico baseava-se no que se denominavam drogas do sertão, dentre outras coisas cacau, canela e produtos que poderiam ser comercializados na Europa complementando o comercio de especiarias, na qual seria a base econômica daquela região até os fins do século XIX, a mão de obra era disputada, por um lado os jesuítas que obteriam a cooperação dos indígenas para trabalharem pra eles e os colonos portugueses que queriam escravizar os indígenas por esse motivo claramente as missões jesuíticas prosperaram e os colonos enfrentavam imensas dificuldades, já no final do século XVIII o marques de Pombal decretou a expulsão dos jesuítas e se apropriou do trabalho indígena, com o mercado voltado pra coleta, houve uma estagnação econômica que durou até o surto da borracha. A colonização do maranhão por outro lado foi graças avários fatores, revolução industrial, que necessitava de algodão, a guerra da independência dos estados unidos, que abalou as plantações de algodão americanas e a habilidade de uma companhia formada para o comercio, tão grande foi o desenvolvimento do maranhão que em 25 anos se tornou o maior produtor de algodão do mundo, no entando com a recuperação americana de seus algodoais o Maranhão não suportou a concorrência e entrou em declínio.

A formação das fronteiras

As fronteiras delimitadas no tratado de Tordesilhas foram com o tempo, desrespeitadas pelos portugueses que invadiam e se estabeleciam em território espanhol, e com o tempo se apropriaram dessas terras, pois não havia colonos espanhóis, por exemplo, na Amazônia e com isso surgiu lutas fronteiriças que culminaram na assinatura de limites no qual o território brasileiro cresceu em 200%. Na região sul, no entanto por incentivo inglês fez que Portugal estabelecesse uma colônia bem em frente Buenos Aires e de frente com o rio da prata, a Espanha temendo que Portugal controlasse o comercio e avançassem mais adentro a partir do rio prata, a Espanha resolveu então atacar Sacramento, mas por conta de Portugal ter relações diplomáticas com a Inglaterra essa pressionou Madri a não atacar e por quase 30 anos não houve conflitos entre espanhóis e portugueses no entando como Portugal apoiou o candidato austríaco ao trono espanhol essa por sua vez iniciou váriosataques a sacramento, mas por fim um tratado foi assinado e devolveu Sacramento para Portugal e depois de décadas de conflitos esses problemas tiveram que ser resolvidos por via diplomática, Portugal reconheceu que sacramento deveria ficar sobre domínio espanhol já que a região que estava era predominantemente espanhola, já a Espanha concedeu os sete povos das missões a Portugal por também ficarem em território predominantemente português. 

A mineração

Diferente das regiões da América espanhola, na América portuguesa o ouro que fora encontrado no século XVIII não necessitava de grandes obras para a extração, pois não se encontravam no subsolo e sim nos leitos dos rios, esse ouro de aluvião não requeria então muito dinheiro para ser extraído, tendo algumas ferramentas básicas qualquer um poderia ter se dar bem ao se dedicar a mineração, e por causa das minerações em minas gerais surgiram vilas e cidades, das quais podemos citar ouro preto , são João del Rey dentre outras foram criadas as estradas para o litoral e também pode-se citar a criação de animais, que citamos na parte de ocupação do sul, para o transporte desse ouro para o litoral. A coroa portuguesa percebendo o potencial econômico da colônia implantou no Brasil um sistema que tinha como objetivo auxiliar na mineração e na cobrança de impostos, para isso nomeou guarda-mor, oficiais deputados, dentre outros, essa intendência compunha-se de umintendente, e guarda-mor, que distribuíam o trabalho pra outros guardas menores, as excessivas atribuições das intendências impediram o bom funcionamento e acrescentando os conflitos de jurisdição entre elas e outras autoridades elas mais prejudicaram que ajudaram na mineração. No inicio da mineração a descoberta da jazida deveria ser comunicada a intendência, na qual o autor do descobrimento recebia prêmios e uma data, as restantes eram divididas entre os interessados e uma a intendência pegava para si pra depois vender em leilão publico. Foi decretado que deve ira-se pagar 20% do total achado como impostos para a Coroa era o quinto, mas como não tinha como saber se aquela saca de ouro já tinha sido quintada e por causa dos enormes contrabandos foi-se estipulado a finta, um imposto adicional, para a coroa obter seus impostos em meio de tanto contrabando foi-se montada aas casas de fundições, na qual o minerador levava o seu ouro para lá e este era quintado na própria casa e o restante do ouro era devolvido na forma de um lingote para o minerador pudesse comercializar, no entando a coroa portuguesa sedenta por explorar os mineradores, decretou em 1735 que um novo imposto seria cobrado, a capitação na qual cara pessoa que morasse nas zonas auríferas deveria pagar uma certa quantia de ouro para a coroa, esse importo foi abandonado mas se estipulou uma arrecadação mínima de 100 arrobas, algo em torno de 1500 quilos de ouro, caso não fosse cumprida haveria a Derrama, que era a cobrança de quanto faltava para atingir o restante dos 100 arrobas. Pelo fato do ouro ir acabando a Coroa achou que estava havendo uma sonegação, e houve grande repressão pelos intendentes, isso gerou atritos entre as autoridades e a população mineradora. AS REFORMAS POMBALINAS, o marques de pombal como sabia da deficiência econômica de Portugal e de sua dependência da colônia visou durante 27 anos modernizar a administração na metrópole, procurou eliminar quem podia fazer concorrência com a metrópole, alimentando assim as capitanias hereditárias, câmaras municipais etc. no entando as medidas pombalinas não foram eficazes, pois a metrópole enfrentou resistência da igreja e aristocracia, e externamente sofreu com a pressão inglesa, aqui na colônia as medidas foram contraditórias com o pensamento iluminista da época. Na exploração aurífera, eram dividida em dois tipo, as faiscações e as lavras, as primeiras eram pequenas e não tinham grandes equipamentos para mineração, ao contrario das lavras, que necessitavam de equipamentos pesados e muita mão de obra, às vezes com mais de 100 escravos, estas só eram compensadas em locais de grandes extrações de minérios. No caso dos diamantes, a exploração menor que o ouro, havia-se uma dificuldade em cobrar o quinto pela diferença de tamanho e qualidade das pedras, então a coroa concedeu esse privilegio a certas pessoasque pagavam anualmente um imposto para poderem explorar esses diamantes, no entanto com o tempo à própria coroa começou a explorar esses diamantes, não podendo qualquer pessoa se estabelecer, adentrar ou sair daquele território sem autorização, no entanto, assim como o ouro, o diamante foi perdendo seu valor pelo enorme fluxo de pedras dentro da Europa e no começo do século XIX já não era uma atividade importante.


O declínio colonial e independência

O processo de independência do Brasil não se deu apenas em 1822, mas desde o século XVIII até 1830 com o governo do território brasileiro pelo primeiro Brasileiro. Os fatores que possibilitaram a independência foram o enfraquecimento politico/militar de Portugal e o descontentamento da elite brasileira com a politica imposta pelo governo português, como Portugal estava fragilizada economicamente passou a tentar recolher mais impostos do povo brasileiro, e passou a abusar dessas cobranças e o povo sofria cada vez mais com isso porque além de uma alta nos impostos passaram a ter que se adaptarem com uma autoridade militar que usava da violência para com a população, os primeiros alertas que mostraram que a independência poderia acontecer foram os movimentos nativistas, que embora não tivesse caráter de independência, mostraram para o povo que eles tinham algum poder de escolha, dessas revoltas podemos citar a de amador Bueno que pregava a separação de são Paulo doresto do Brasil, mas com a recusa do governo português de dar essa independência os animo separatista esfriou a rebelião dos Beckham no maranhão, contra as altas taxas de impostos, e com a abolição da escravatura indígena e a má administração de uma companhia que tinha como objetivo melhorar a administração da coleta das drogas do sertão, principal atividade maranhense, essa revolução foi sufocada e seus lideres mortos, no entando a companhia foi dissolvida. A guerra dos emboabas em minas, contra a ocupação do território aurífero por pessoas vindas de outros lugares pelo direito de explorar as terras. A revolta de vila rica contra as excessivas tributações da coroa com ouro, como a criação das casas de fundição, por consequência desse movimento Portugal criou as capitanias de são Paulo e minas gerais.

A crise do sistema colonial

Com a queda do antigo regime, absolutista, mercantilista e capitalista comercial, além da sociedade estramentatizada, ocorreu devido à industrialização porque o capitalismo industrial não permitia leis de mercado como o mercantilismo, pois defendia o liberalismo econômico e Portugal impunha no Brasil altas taxas de impostos, oque inviabilizava o comercio inglês e no mesmo período ocorria na França à revolução francesa que destruía o antigo sistema absolutista que também culminou na independência dos estados unidos. As revoltas emancipacionistas defendiam abertamente aindependência, e foram três revoltas, a inconfidência mineira que se deu por preção da metrópole na cobrança de um imposto, na qual os colonos deviam a metrópole 598 arrobas de ouro, e se não pagassem ocorreria à derrama, os lideres da revolução faziam parte da elite mineradora que queriam implantar os ideais da revolução francesa dentro de um país escravagista, oque não daria pra fazer na pratica, com o apoio da elite essa inconfidência é a mais lembrada, pois foi a que mais se pareceu com o movimento que realmente se libertou o Brasil e seus lideres, pessoas da camada alta foram perdoados, com exceção de um, o único pobre, Tiradentes. A segunda inconfidência, nove anos mais tarde, a baiana se deu de caráter popular com ideias da revolução francesa e caráteres iluministas foi logo coibida pela metrópole, e seus lideres, pessoas da camada popular, foram enforcados. A elite apesar de apoiar o movimento mineiro, não estava totalmente de acordo com o iluminismo, pois pregava a igualdade entre pessoas, e então não poderia haver escravidão, além de terem que abdicar de seus enormes privilégios sociais que já possuíam, além de saberem oque aconteceu à aristocracia francesa com a revolução e também saber oque aconteceu com os latifundiários brancos no Haiti com a revolta dos escravos, nessas condições só seria possível fazer a independência se a camada alta não corresse risco, isso só foi possível com a vinda da corte portuguesa aoBrasil, fugindo covardemente de Napoleão isso deu a possibilidade da elite assumir o controle e realizar a independência. 

O processo de independência 

1. Com a revolução industrial, o Brasil passou a ser um potencial grande mercado consumidor dos produtos ingleses se fosse liberto, mas a colônia estava num monopólio comercial imposto por Portugal que inviabilizava o comercio inglês. Por outro lado, a França sob o domínio de Napoleão, impunha uma proibição para os países europeus de comercializarem com a Inglaterra, para tentar sufoca-la comercialmente, já que não podia fazer isso militarmente, pois a frota de navios ingleses era intransponível, Portugal era uma metrópole decadente, visto que não seria capaz de impedir o avanço napoleônico para o seu território e também visto que não poderia deixar de negociar com a Inglaterra, pois dependia dela para tudo, D. Joao acovardado foge para o Brasil em 1808 estipulando aqui a colônia do império.
2. O período que D. João permaneceu no Brasil foi denominado período joanino, de 1808 – 1821, a corte europeia veio para o Brasil fugindo covardemente de Napoleão, e se estabeleceu no Rio de Janeiro, logo que se estabelecem todos os aspectos da politica do Brasil começam a girar entorno no governo de D. João, essa nova modalidade de governo permitiu facilitar a independência com o tempo.
3. As realizações econômicas de D. João foram abrir os portos brasileiros para asnações amigas, dando privilegio tributário aos produtor ingleses , isso modificou o caráter econômico da metrópole pois a arrecadação passou a ser o principal meio de adquirir dinheiro para as obras e também sufocou a possibilidade de haver um desenvolvimento de industrias no Brasil
4. A Inglaterra pressionava do João a assinar tratados que a beneficiavam própria, como taxas alfandegarias menores que de outros países e ate mesmo de Portugal, a criação de um tribunal especial para ingleses e também a permanência de uma esquadra inglesa em território nacional.
5. Como represália a França, D. João, roubou um território no norte que corresponde a Guiana francesa, que posteriormente com a queda de Napoleão, ele foi forçado a devolver parte desse território estipulado pelo congresso de Viena.
6. Ocupação do Uruguay, com a deposição do rei da Espanha, D. João tentou incorporar o Uruguay ao território Brasileiro, a Inglaterra não gostou e obrigou D. João a retirar as tropas daquela região, e esse obedeceu covardemente, no entando o Uruguay foi incorporado ao Brasil em 1821 e permaneceu assim por sete anos e logo voltou a ser independente. 
7. A revolução pernambucana nesse período se destaca por ser a única revolução que realmente chegou a existir, contra os pesados impostos, repressão militar e o excesso de monopólio cinco lideres das classes, militares, clero, comerciantes, magistrado e agricultura, se mobilizarame fizeram uma revolta que foi aderida por outras capitanias, no entanto semanas após a revolução, forças portuguesas conseguiram derrotar os revoltosos e estes foram enforcados.
Com o fim da era napoleônica, houve a revolução do porto, onde os revoltosos que estava há tempos em contato com as politicas napoleônicas em contato com as ideias iluministas declararam fim do absolutismo e exigiram uma monarquia constitucional, e para aprovar a primeira constituição do reino exigiu-se a volta de D. João a Portugal que deixou seu filho D. Pedro I no poder.

O período regencial

Com a volta de D. Joao para Portugal e D. Pedro no poder aqui no Brasil, muitos portugueses pensaram em recolonizar o Brasil para ter novamente o monopólio tão rentável na época que o país era ainda colônia, de ponto de vista português essa tentativa era correta, pois ajudaria reestruturar a economia portuguesa, mas não viam que era impossível recolonizar o país, pois os brasileiros se opunham definitivamente a isso, Portugal não tinha aparato militar suficiente para isso e a Inglaterra se opunha a descolonização, logo, seria impossível que os portugueses parasitassem novamente o território brasileiro, a separação definitiva ocorreu em 1822, D. Pedro resolveu ficar no Brasil e ai se estipulou o “dia do fico” em nove de janeiro, pressionado pela opinião publica, D. Pedro adotou medidas que apoiaram a autonomia do Brasil, tais como quenenhuma lei vinda de Portugal seria obedecia sem o consentimento dele, instauração de um órgão que deveria auxiliar o regente, deveria se montar uma nova constituição, considerar inimigas qualquer tropa enviada de Portugal, e a proibição da posso de funcionários mandados de Lisboa. Após todas essas medidas tomadas, a independência era eminente, e foi consolidado oficialmente em sete de setembro daquele ano. No entanto houve limitações, muitas pessoas da aristocracia rural eram contra a independência, pois temia oque poderia acontecer se fossem levadas a cabo todas as ideias iluministas, tais como a abolição da escravatura, perda de privilégios entre outras, o processo de independência só foi possível porque D. Pedro encarava o processo de independência como uma disputa com os portugueses, ele precisava lutar contra as cortes, mesmo que para isso levasse a independência do brasil. No entanto o país só seria realmente independente em 1831 quando o um brasileiro, D. Pedro II toma posse.


O primeiro reinado 

A aristocracia rural estava no poder, e quase nada mudara na vida das camadas populares, as demais classes que também apoiaram a independência não conseguiram influenciar os novos políticos, logo, apesar do país estar fora do domínio português não mudara em nada o aspecto socioeconômico e o fato por qual D. Pedro I estava no poder era pela aristocracia rural temer agitações politicas e disputa pelo poder quemudassem a estrutura socioeconômica do país, na politica externa quase nada mudara, o país ainda era dominado pela Inglaterra economicamente, na politica interna procuraram modificar o menos possível, o primeiro reinado foi marcado principalmente pela crise econômica causada por causa da forte concorrência que nosso principal produto, o açúcar, estava passando no mercado externo, e também por causa da concorrência de outros produtos, como algodão, fumo, couro etc. Como o povo tinha menos poder de compra, em decorrência da concorrência que nossas exportações estavam passando no mercado externo, o governo arrecadava menos impostos pois menos podia-se comprar, ficava-se caracterizada uma crise econômico-financeira. Como o governo não podia aumentar as taxas de importação em virtude do tratado assinado em 1810 e não podia colocar taxas em produtos de exportação, a única solução era recorrer a empréstimos externos, que levaram ao endividamento do país. Com alguns grupos portugueses contrario a independência houve alguns conflitos, que quase todos foram facilmente derrotados por tropas contratadas por D. Pedro. No entanto o reconhecimento da nossa independência por pare das potencias europeias só foi possível depois que Portugal reconheceu, mas para isso recebeu uma enorme quantia de dois milhões de libras, nascia ai um dos principais problemas brasileiros, a divida externa. A elaboração da constituição , quando o Brasilse tornou independente veio a necessidade de ter uma constituição própria, visto que a vigente era a constituição portuguesa, então em 1823 o imperador começa a redigir oque se tornaria a nova constituição do Brasil, como os deputados estavam em conflito entre si, divididos em dois grupos, brasileiros e portugueses com ideias opostas entre si, o maior partido, o brasileiro, propôs a “constituição da mandioca” que visava dar poder de voto pra quem tivesse determinada quantia em farinha de mandioca, seria um tipo de voto censitário, D. Pedro I não aprovou a constituição e começaram ai choques entre a constituinte e o imperador, que estava adquirindo um caráter extremamente autocrático. José Bonifácio entre outros começou a fazer criticas ao imperador e aos elementos portugueses que assessoravam o estado, no entanto em 11 de novembro o imperador cerca o prédio da assembleia e os deputados são obrigados a passar a noite em sessão, foi a noite da agonia, e no dia seguinte ele decreta dissolução a da constituinte e dá o primeiro golpe de estado no território brasileiro e com isso ele mesmo estipulou uma constituição, a constituição outorgada que declarava que a monarquia constitucional era hereditária, que quase todos os poderes se concentravam nas mãos do governo geral e não estaduais, estipulou o sistema de padroado, estipulou o voto censitário e estipulou quatro poderes, que na pratica dava ao imperador poderesabsolutos, já q havia o poder próprio dele, o moderador que servia para intervir sempre que havia conflitos entre os outros e convocava e demitia parlamentares, o poder executivo que também era exercido pelo imperador através dos ministros por ele nomeado, o poder judiciário que era exercido pelos tribunais, e o poder legislativo que era exercido por senadores e deputados. Essas eleições eram indiretas, pois os eleitores elegiam um eleitor para votar por eles, mas como o voto era censitário a grande maioria da população não podia votar logo a primeira constituição era liberal de aparência, conservadora de conteúdo e autocrática na pratica. Essa politica de constantes choques entre a elite rural e o imperador fez que a popularidade do mesmo começasse a entrar em declínio, por conta de enormes empréstimos, falência do banco do Brasil entre outros contribuíram para a confederação do equador, na qual o imperador ao impor Paes Barreto, o qual não era bem visto pela população do nordeste, como presidente foi o estopim de uma revolta que visava implantar uma republica e adotou a constituição da Colômbia, o imperador cuidou disso mandando mercenários derrotar o movimento, o qual foi derrotado com um excesso de violência que contribuiu ainda mais para manchar a imagem do imperador. Para piorar a situação D. João VI morreu em Portugal e D. Pedro I passou então a ser imperador do Brasil e rei de Portugal ao mesmo tempo, porreceio de uma reunificação, D. Pedro decide colocar a sua filha no trono português, deixando o seu irmão mais novo na regência porque D. Maria não tinha 18 anos, D. Miguel se apoderou do trono português e D. Pedro começou a se envolver demais nos assuntos portugueses deixando os assuntos brasileiros de lado, isso desgastou ainda mais a sua credibilidade. A guerra da cisplatina, Lavalleja e Rivera estavam exilados na Argentina, voltaram para o atual Uruguay e começaram incitar movimentos pró-independência do Uruguay, logo começaram a surgir conflitos com portugueses que originaram as guerras da cisplatina, a Inglaterra que queria a região do Prata livra para o comercio apoia a independência e como sempre covardemente monarca português é forçado aceitar os termos ditados pela Inglaterra, no entanto essa guerra serviu ainda mais para o desgaste da imagem do imperador perante o publico. 

A Abdicação do imperador, 1831.

Após todos esses conflitos e a queda da popularidade do imperador, houve uma foto raro, o partido de oposição (brasileiro) ganhou a eleição e D. Pedro fez viagens de cunho politico para minas, no qual foi recebido de maneira fria e antipática, na sua volta ao rio foi recebido com festas e comemorações, oque ocasionou um levante popular contra os portugueses que levou a uma pancadaria, a noite das garrafadas, o imperador foi obrigado a nomear um ministério com pessoas de prestigio politico noentando esse ministério foi logo dissolvido por D. Pedro que colocou no poder amigos seus, foi o conhecido Ministério dos marqueses, D. Pedro viu que a situação era irremediável e em sete de abril de 1831 abdicou em favor ao seu filho D. Pedro II na época com cinco anos. Morreu então o primeiro reinado consolidando assim realmente a independência, pois seria a primeira vez que não estaríamos nas mãos de um governante português.

O período regencial

O período regencial pode ser dividido em dois partes, o avanço liberal na qual três partidos, exaltados, moderado e conservador, disputavam o poder, cada um desses partidos foram estruturado a partir de uma classe social, sendo o povo, os fazendeiros e os militares que defendiam a volta de D. Pedro I respectivamente. Como D. Pedro II só tinha cinco anos e não havia ninguém na família imperial com mais de 18 anos a lei determinava que fosse exercida por esses três partidos, logo era a regência trina eleita pela assembleia geral e governaria por quatro anos, no entando como a maioria dos deputados estavam de férias colocou-se no poder uma regência trina provisória, que havia pessoas das três camadas sociais dos três partidos. Essa regência passou de provisória para permanente governou até junho, durante esse período foi-se criada a guarda municipal, depois disso foi eleita a regência trina permanente que governou até 1835 e durante esse período enfrentou revoltasmilitares e rebeliões populares, nessa época Feijó comandava as forças policiais. Houve um período mais repressivo de 1831-1832 que o Regente Feijó dirigiu violentas repressões aos liberais exaltados, depois disso a câmara havia destituído José Bonifácio no entando o senado não, então os ministros e a regência renunciaram e declarar ia-se assembleia constituinte e fecharia o senado e Feijó que controlava a guarda nacional teria controle absoluto do politica, no entando de ultima hora a câmara recusou a seguir esse plano e esse golpe de estado foi frustrado e isso excluiu Feijó do governo. O período reformista 1833-1835 depois dessa fase de tensão o governo tomou ciência da necessidade de apaziguar os setores foi montado então o código de processo criminal típico das reformas daquela época esse código visava descentralizar o sistema judiciário que antes era composto por juízes de paz, mas por outro lado esse sistema foi montado de tal forma que o poder ficava nas mãos dos senhores rurais. Logo em seguida a câmara e o senado fizeram um acordo que dava poderes constituintes aos deputados eleitos. Com base nisso em 1834 foram criados atos adicional que descentralizava o poder, permitindo maior autonomia para as províncias, criação da assembleias para cada província, a redução da autonomia dos municípios e a transformação da regência trina em una. 

O regresso conservador 1831-1840

Com a morte de D. Pedro I opartido restaurador morre junto, pela rompimento de Feijó com o partido moderado este não tinha mais condições de permanecer unidos. O partido exaltado não tinha como entrar no poder, pois os membros desse estavam mortos, desaparecidos ou não podiam exercer atividade politica. Por esse motivo foi necessária a criação de dois outros partidos, passando a regência trina para dois novas agremiações, o regressista e o progressista, o primeiro pretendia um governo centralizado. O governo progressista por sua vez aceitava uma monarquia constitucional, mas as medidas liberais deveriam ser respeitadas. Nessas eleições de 1835 Feijó novamente ganha, no entando sua politica foi uma calamidade e por causa de violentas repressões ele se torna impopular e não consegue deter duas revoluções, a farroupilha e a cabanagem, por conta disso Feijó renuncia e faz uma aliança com Araújo Lima na tentativa de fazer os liberais voltarem ao poder mais tarde. Compondo um gabinete de formação conservadora, a regência de Araújo Lima representou o retrocesso das conquistas liberais alcançado com a aprovação do Ato Adicional de 1834. Em seu governo, as primeiras revoltas eram consideradas uma consequência das liberdades oferecidas pelo Ato Adicional. Dessa forma, foi homologado, em maio de 1840, a chamada Lei Interpretativa do Ato Adicional, que revisou alguns pontos da reforma de 1834. Com a reforma, as províncias perderam parte de suasatribuições político-administrativas. De acordo com a nova lei, o governo central teria o direito de nomear funcionários públicos e funcionários de polícia e justiça. Em meio às revoltas e grandes derrotas políticas, os liberais se uniram em torno do projeto de antecipação do coroamento de Dom Pedro II. Reunidos no chamado Clube da Maioridade, os representantes liberais argumentavam que a chegada de Dom Pedro II ao trono ofereceria condições para que os problemas políticos e as revoltas fossem finalmente contornados. Na medida em que os conservadores não tinham habilidade para resolver os problemas vigentes, a campanha em prol da antecipação do Segundo Reinado ganhava cada vez mais força. Em julho de 1840, não mais resistindo às pressões liberais, o governo regencial chegou ao seu fim com a coroação do jovem Dom Pedro II. Tal episódio ficou conhecido como o Golpe da Maioridade. Mesmo o golpe representando um avanço das alas liberais, o início do Segundo Reinado não configurou uma reforma estrutural das práticas políticas da época. 
Vinculados à elite latifundiária, tanto liberais quanto conservadores, se uniram em torno de um mesmo projeto político no Segundo Reinado. Dessa forma, o fim da regência em nada remodelou os privilégios e direitos garantidos aos antigos grupos sociais que controlavam o país. As revoltas do período regencial se deram tanto na capital quanto nas províncias e quase todas foram originarias da pobrezaque a população estava passando, no Rio de Janeiro, por exemplo, houve inúmeras revoltas e motins orientadas tanto pelos conservadores quanto pelos exaltados, mas todas essas revoltas foram sufocadas violentamente pelo governo. No Pará houve a “cabanagem” foi de caráter popular e causada pela miséria e pela imposição de presidentes de províncias, esse movimento foi brutalmente sufocado. A revolução farroupilha no sul ocorria pelos altos impostos cobrados, e pela situação lamentável que passava a economia do Sul além da falta de habilidade administrativa dos presidentes da província, tais revoltas só foram acabar graças às intervenções que concederam anistias, negociações. A Sabinada, na Bahia que montava uma republica provisória que iria esperar o imperador fazer 18 anos para então tomar o poder, essa revolta foi brutalmente sufocada. A balaiada no maranhão, de caráter popular essa revolta tomou a cidade de Caxias, no entanto também foi sufocada pelas tropas de duque de Caxias. 

O segundo reinado 1840-1889

O segundo reinado iniciou-se quando D. Pedro II tinha apenas 15 anos, apoiando um golpe politico que o colocaria no trono antes da sua maior idade a partir do apoio dos liberais que estavam. Um dos primeiros fatos do seu governo foi à anistia para os envolvidos em conflitos, no então os liberais convocaram novas eleições, que ficaram conhecidas como eleições do cacete, por causa da violência dasautoridades com a população, os liberais ganharam, mas meses depois D. Pedro II demitiu o ministério e colocou os conservadores no poder que tomaram medidas pra consolidar ainda mais o seu poder. Como, para os paulistas e mineiros liberais não era interessante que o conservador ficasse no poder eles iniciaram revoltas, comandadas pelo regente Feijó e Tobias de Aguiar em são Paulo e Teófilo Otoni e coelho da cunha em minas, no entanto eles foram derrotados e os lideres presos e julgados, mas foram anistiados em 1844 quando novamente os liberais subiam ao poder onde ficariam até 1948 com um governo fraco, visto que o ministério foi trocado seis vezes, mas foi nesse período que foi criado o cargo de primeiro ministro. Das revoltas que aconteceram nesse período se destaca a revolta praieira, dos liberais exaltados de Pernambuco, que naquele local ocorria grande miséria e quase toda terra cultivável era dos Cavalcanti, que exploravam as pessoas, e quando o senado que era controlado por conservadores anulou a indicação de um liberal pernambucano os praieiros se revoltaram, eles queriam proclamação da republica, nacionalização do comercio, voto universal e reformas socioeconômicas, no entanto essas revoltas foram controladas pelo governo, seus lideres condenados mas receberam anistia dois anos depois. A pacificação desse período ocorre quando o café é introduzido e o governo passa a ter recursos bélicos para impor suaautoridade, com isso não havia mais disputas entre classes e choques entre liberais e conservadores, foi então que se adotou o parlamentarismo, em suma a repressão, o dinheiro e o parlamentarismo foram os ingredientes para a pacificação. O parlamentarismo foi-se copiado do modelo inglês o parlamentarismo no Brasil, no entanto havia além do poder judiciário e executivo o poder moderador, este ultimo era o imperador, que tinha o papel de escolher o primeiro ministro dentre o partido vencedor e também de resolver impasses entre a câmara dos deputados e o parlamento, além também do poder de dissolver esses dois, por esse ultimo motivo o imperador era mais temido e poucos entravam em conflito com ele, além disso essa posição ajudava-o a não desgastar sua imagem perante o publico, deixando de fachada que ele era o pai de todos e que realmente se importava com o bem estar da nação, oque de fato não é verdade, pois como todos os monarcas que governaram o nosso território nenhum foi mais que parasitas ou covardes fugindo do inimigo, esse modelo de parlamentarismo na realidade não poderia se considerar como realmente um parlamentarismo, pois na pratica era mais como um absolutismo e só facilitou grupos da elite chegarem ao poder sem revoltas armadas etc. Os partidos políticos estavam divididos entre Liberal e Conservador que na pratica muito pouco tinham de diferente, ambos defendiam os interesses de latifundiários e não queriam opovo no poder. A conciliação, com a necessidade de criar politicas que fizessem algumas reformas financeiras, politicas e administrativas houve uma necessidade de fusão entre os dois partidos, pois não seria capaz de fazer essas reformas desunidas, não haveria força suficiente, para isso foi criado o ministério da conciliação, e com isso chegou à maioria parlamentar que era necessária para implantar as reformas necessárias, nesse período foi criado o Banco do Brasil.
Segundo reinado e a politica externa 
(diplomático)

O Brasil desde antes de ser independente sempre teve influencias externas, das quais a principal era a influencia inglesa, o segundo reinado foi marcado pela acomodação da politica inglesa aqui no Brasil e também pelos conflitos com os países da América espanhola. O Brasil como dependia economicamente da Inglaterra também passava a depender politicamente oque impedia a soberania da nossa nação. A questão Christie, em 1862 um navio inglês afundou no litoral brasileiro e teve sua carga roubada, o embaixador inglês, revoltado com a situação disse que queria um oficial inglês para apurar as investigações e punir quem tivesse roubado, apenas um ano depois, três oficiais da marinha foram presos em algazarra, mas logo que se identificaram foram liberados, logo esses dois fatores se tornaram uma tempestade para Christie, exigiu do governo brasileiro uma indenização, ele não foi atendido e entãomandou prender navios mercantes brasileiros, isso fez que a população ficasse revoltada com os ingleses que passaram a correr riscos, então Christie resolveu apelar para um arbitramento, pelo rei da Bélgica que era primo da rainha Vitoria no entando esse monarca foi justo e favorável a nós e cabia a Inglaterra pedir desculpas. A nossa dona, Inglaterra, se recusou e cortou relações com o Brasil por três anos, e somente em 1865 resolveu pedir desculpas e os países voltaram a ter relações diplomáticas.

As guerras na região platina

As guerras na região platina aconteceram porque aquela região era um loca politico estratégico já que estavam em constantes conflitos territoriais e pelo rio da prata escoavam todas as mercadorias para o oceano, então estava ai a importância de se dominar essa região. Os ingleses sempre tentaram manter a liberdade de comercio e navegação porque era conveniente para suas finanças. A guerra contra Oribe, duas facções queriam o controle do Uruguay os blancos e os colorados, os primeiros eram apoiados pelos argentinos, mas o Brasil apoiavam os colorados, logo estavam em choque com a argentina com o presidente rosa no poder lá, mas em 1850 o general Urquiza se declarou contra o governo de Rosas e decidiu se opor a ele, então o Brasil se aliou ao Paraguai e juntos foram ao Uruguay render Oribe e Rosas. O motivo pelo qual o Brasil apoiou Urquiza contra Rosas foi a politica de Rosas de tentarmonopolizar o prata isso atingiria a economia do rio grande do sul. No entando o Brasil não agiu diretamente indo derrubar Rosas, mas sim fornecendo coisas para Urquiza fazer isso. Guerra contra Aguirre, o general Venâncio Flores, um violento caudilho, se revoltou contra o governo de montevidéu, que estava nas mãos de Bernardo Berro, então se colocou Aguirre no poder, mas as revoltas continuaram, nenhuns dos países de fora do conflito queriam se envolver desde que a supremacia do Uruguay fosse mantida, no entando os gaúchos apoiavam Flores e muitos foram pra suas tropas, pelo interesse em econômicos no Uruguay, o governo precisava apoiar os rio grandenses pois senão poderia ocorrer uma revolta parecida com a farroupilha, com um golpe diplomático em 1864 o conselheiro brasileiro, exigiu de Aguirre indenizações aos gaúchos que eram prejudicados pelos produtores uruguayos e punição dos culpados, dentre outras exigências que Aguirre recusou todas, Aguirre foi intimado a atender essas solicitações mas como não o fez tropas brasileiras, argentinas invadiram, e depuseram Aguirre do poder. Iniciava-se então a 

Guerra do Paraguai

Os fatores que desencadearam a guerra do Paraguai foram o fato da politica de um governo popular, voltado para o povo, feito a partir de reformas agrarias que tornaram o Paraguai, embora um país pobre, o país com o maior IDH da América latina. Os produtos estrangeiros sofriam com oprotecionismo alfandegário paraguaio e a Inglaterra se preocupava muito que os outros países da América do sul também aplicassem essas medidas alfandegarias e suprimissem o seu comercio. Quando mitre assume o poder na argentina seu governo foi marcado pelos esforços para enfraquecer o Paraguai que era chefiado por Solano Lopez. O Paraguai firmou um acordo com o Uruguay de proteção, caso um deles fossem invadido o outro prestaria apoio militar, portando quando o império brasileiro ameaçava invadir o Uruguay para derrubar Aguirre o presidente Lopez mandou o Brasil reconsiderar, no entanto não foi ouvido e quando o Brasil invadiu o Uruguay, Lopez ordenou o aprisionamento do Marque de Olinda e declarou guerra ao Brasil e como havia então uma aliança entre argentina, Brasil e Uruguay esses três entraram na guerra contra o Paraguai. No inicio da guerra as vantagens militares do Paraguai eram maiores que da tríplice aliança, no entando graças a grande população dos países que compunham a tríplice aliança e ao apoio financeiro que a Inglaterra prestava a eles, as vantagens da guerra viraram e a tríplice aliança ganhou, com o brasil lutando sozinho no final da guerra. As consequências da guerra para o Paraguai foram devastadoras, a população foi dizimada o parque industrial foi destruído e terras do governo foram vendidas a estrangeiros que passaram a aluga-las para os paraguaios, ou seja, os parasitas como estados unidos, Brasile Inglaterra aproveitaram da desgraça paraguaia para se beneficiar fatos que impediram o Paraguai de se reerguer. Para o Brasil as consequências também não foram boas, o país contrai mais divida com a Inglaterra, o fortalecimento do exercito foi muito grande e como a maioria dos oficiais provinham da camada media esses entraram em conflito com a alta sociedade, além da formação do partido republicano que anos mais tarde junto com o exercito fortalecido derrubou a monarquia e escorraçou com D. Pedro II do território nacional.

A economia do segundo reinado

O surto cafeeiro, o café foi introduzido no Brasil no século XVIII, mas sempre foi voltado ao mercado interno, no entanto tornou-se século XIX o principal produto exportado do Brasil, pois como o Haiti, que era o maior exportador de café do mundo, estava em sua guerra de independência contra a França esse produto estava em falta no mercado, então os produtores brasileiros viram a oportunidade de substituir a cana de açúcar que estava produzindo pouco lucro, por um produto que a cultura era barata, não precisava de técnicas especializadas e nem de mão de obra especializada. Vários fazendeiros, principalmente de minas, já que lá tinha-se, oriundas da mineração, meios de transportes (tropas de mulas) e meios de comunicação (estradas e caminhos) que facilitavam o escoamento do café para o porto de santos que foi posteriormente modernizado. A expansão cafeeirano Brasil introduziu diversas modificações tais como a substituição de mão de obra escrava por imigrantes, modernização de meios de transportes como ferrovias, expansão da rede bancaria e a dinamização das atividades comerciais, tais modificações foram responsáveis pela modernização conservadora.

A modernização conservadora

O nosso modelo de produção não mudou, continuamos agroexportador e dependente do mercado externo, no entanto oque mudou foi a adequação de novas tecnologias para isso fosse feito, as tropas de mulas foram substituídas pelas locomotivas, os escravos pelos imigrantes, a cana pelo café, foram utilizados quase todos os recursos. No entanto maior parte dos recursos nacionais ia para a produção de bens primários destinados a exportação, exportava-se pouca diversidade de produtos e importavam-se quase todos os outros, e o governo dependia economicamente da cobrança das taxas alfandegarias. No século XIX o Brasil dependia do café já que a partir de 1850 era quase 50% de tudo que o país exportava oque tornava perigoso, pois qualquer crise externa (como guerras, crises econômicas etc.) ou crises internas (como geadas, enchentes e etc.) podiam assolar a economia do país. No entando a diversidade dos produtos de importação estava aumentando, pois o Brasil estava crescendo e se diversificando. Nosso país criou uma divida desde sua independência, e até a década de 1850 havia-se uma balança comercialdeficitária e precisava pedir empréstimos com frequência para a Inglaterra, no entando com o surto cafeeiro passamos a ter uma balança comercial favorável, no entanto ainda tínhamos que pagar a divida e os juros, em prestações, foram o chamado “serviço da divida” representava mais de 50% da nossa balança comercial. Para piorar a situação o sistema capitalista estava sujeito a crises que restringia a quantidade importada ou até mesmo inibia em certos países para se defender dessas crises o governo desvalorizava a moeda, então se mil reis valia uma libra passava então a valer meia libra, no entando como a saca era vendida, por exemplo, a meia libra aqui no brasil esse dinheiro era convertido em reis e o produtor recebia os 1000 reis, no entando essa pratica era péssima para a população que tinham que comprar os produtos importados com o dinheiro desvalorizado.

Tentativas de industrialização 

Desde que D. João nos declarou independente até 1900 tivemos três períodos que interferiram na industrialização, o primeiro até 1843 que impedia a industrialização por causa da vigência dos tratados de 1810 que estipulavam tarifas alfandegárias que davam a Inglaterra praticamente o monopólio do comercio no Brasil; o segundo período foi até 1875 que estipulava taxas alfandegarias iguais para todo o país e assim estimulou a importação, com fins de arrecadações de impostos e o ultimo período que foi o único favorável àindustrialização foi de 1875 ate o final do século, pois os industriais se uniram e assim adquiriam mais poder fazendo que o governo fizesse mais protecionismo alfandegário para que os produtos nacionais pudessem concorrer com os internacionais e também com a isenção de impostos sobre maquinas e matérias primas, isso só foi possível com a formação da Associação Industrial com o fortalecimento dos industriais e com o argumento que produtos produzidos aqui evitariam a importação e ajudaria a equilibrar a balança comercial brasileira. 


A crise do escravismo

A abolição da escravatura foi nada em períodos, começou em 1810 e se estendeu até 1888 quando finalmente foi abolido, e sempre por intermédio da Inglaterra, a quem não convinha um sistema escravagista, pois não apresentava mercado consumidor, em 1844 o parlamento inglês em retaliação da lei de Alves branco que encarecia os produtos nas taxas de importação resolveu fazer a lei Bill Aberdeen que proibia o trafico de escravos e qualquer navio com escravos seria confiscado pela Inglaterra e seus tripulantes presos e julgados, mas isso não ajudou em nada a acabar com o trafico pior que isso, apenas aumentou, mas em 1850 o trafico foi abolido pela lei Euzébio de Queiroz e quando foi abolido oficialmente em 1888 menos de 5% da população era escrava, logo se percebe que a abolição foi algo gradual e quando realmente foi abolido o trabalho escravo não era tãoimportante.


A imigração a chegada de nossos ancestrais no Brasil 

A imigração foi necessária com o desenvolvimento do trabalho assalariado que crescia e o governo optou não por passar o trabalho assalariado pros ex-escravos por conta de um preconceito em virtude da pouca produção em eras escravagistas, então foi aberto para imigrantes europeus virem para o Brasil trabalhar. As imigrações no geral eram financiadas pelo governo ou pelo fazendeiro, o fazendeiro, por exemplo, cobria os gastos da viagem que chegavam aqui já devendo para o patrão e tinham que trabalhar para pagar, os fazendeiros, muito filhos de cadela, abusavam do trabalho dos imigrantes, pois estavam acostumados com o trabalho escravo e por conta disso muitos países da Europa chegaram a proibir a imigração para o Brasil. Por conta dessas restrições a partir de 1870o governo brasileiro passou a dar essas viagens para o imigrante sem que ele precisasse reembolsar ninguém, além de um salario fixo e outro conforme o volume da produção, isso alavancou a imigração para cá e em 1889 meus bisavós atracaram no porto de santos! Onde se dirigiram para a região de café onde formaram uma mão de obra relativamente especializada e um mercado consumidor interno! No entando em regiões pobres como o Nordeste predominou a semi-servidão.
O declínio do Império


Com as transformações econômicas e sociais que o país passava a abolição, a industrialização, ofortalecimento da camada media que era ignorada pelo governo e por isso passou apoiar o movimento republicano e o fortalecimento do exercito além do aparelho burocrático do império atrapalhar inclusive os lucros dos negócios ligados à exportação. Esses fatores tornaram muito delicados para a sustentação da monarquia e só precisavam que alguns incidentes relativamente graves ocorressem para a queda da monarquia. A questão religiosa foi um desses incidentes os bispos nomeados pelo Papa só poderiam exercer o cargo se o imperador permitisse, os cristãos ficaram proibidos de serem maçons pelo Papa, e acatando as ordens de Sua Santidade os bispos de Olinda e Belém mandaram fechar todas as irmandades ligadas aos maçons que não quisessem se desvincular e como a maçonaria tinha poderes dentro do governo imperial influenciaram o imperador a prender os bispos e força-los a trabalho forçados e só no ano seguinte o Duque de Caxias convenceu o imperador a anistia-los, esse episodio que não teria muita importância, foi super. relevante pois a maioria politica percebeu que o estado não dava conta de superar uma pequena crise e perceberam ai o desgaste do estado. A questão militar depois da guerra do paraguay o exercito ficou mais forte mas não tão reconhecido pela população como gostariam. Baseados nos princípios positivistas os militares queriam tirar os deputados do poder porque não os consideravam bons administradores, e contratar porexemplo economistas e etc. queriam um país governado nos princípios científicos e matemáticos. O general Madureira se manifestou publicamente contra a monarquia sendo advertido pois o exercito não podia usar a imprensa pra se manifestar, esse mesmo coronel deu um premio a um jangadeiro que se recusava a transportar escravos negros para os navios que iriam principalmente para o sul, e o overno imperial ordenou a prisão desse coronel, oque causou revoltas e mais prisões, um deputado atacou os militares e um capitão, cunha matos se defendeu por meio da imprensa, foi pedida a prisão deste mas Deodoro da Fonseca recusou e foi demitido do cargo oque piorou ainda mais a situação, finalmente o governo percebeu no que se metera e não havia saída, ou cedia ou corria o risco de ter uma revolução militar, resolveu ceder, suspendeu as punições e libertou os oficiais mas a monarquia ficou mais mal vista pelos militares. Como era o imperador que determinava quem estaria no poder no parlamento e o partido republicano vendo-se ameaçado por isso, já que estava em andamento um plano para adequar a monarquia a modernidade e a elite agraria temia que seus privilégios fossem afetados por isso os republicanos puseram em marcha um golpe politico-militar que derrubaria a monarquia e implantaria uma republica , chefiados por Deodoro da Fonseca espalharam se boatos que esses seriam presos e uma revolta se instaurou que foi comandada pelopróprio Deodoro e o ultimo primeiro ministro o visconde de ouro preto ordenou quem Floriano Peixoto atacassem e defendesse o governo mas esse recusou atacar aquele e ao amanhecer de 15 de novembro o ministério foi deposto e proclamada a republica, dois dias depois a nojenta e parasita família imperial foi enxotada do Brasil.


A republica velha 1889-1930


O governo provisório

O governo, com a derrubada da monarquia, passou a ser representado por Deodoro da Fonseca, o governo provisório tinha cinco objetivos, expulsar a família real, extinguir a câmara dos deputados, senado e conselhos a também das câmaras municipais, assim como naturalizar os estrangeiros que quisessem, separar igreja do estado e convocar eleições visando estabelecer uma assembleia constituinte para preparar a primeira constituição republicana. Por causa da divergências ocorridas nesse período o governo provisório foi conhecido pela crise do encilhamento. O governo provisório tentou acima de tudo, mudar a economia do país tornando-o industrializado, aumentando a taxa alfandegaria e a emissão de papel-moeda para dar protecionismo alfandegário e estimular os negócios. No entando os bancos da europa não gostaram dessa iniciativa do brasil, que especularam muito sobre a nossa economia e transferiam seus grandes lucros pros países que pertenciam. Mesmo com essa oposição, os resultados do governo de Rui Barbosa foram positivos, com estimulandoa industrialização. No entando com a possibilidade de vender ações varias empresas fantasmas foram criadas e com isso levou a falência de um grande numero de empresas e a grande emissão de moeda agravou mais ainda a inflação, e isso levou a renuncia de Rui do Ministério da fazenda. Em 1891 foi feita, em uma assembleia constituinte, que fez a nova constituição, que previa três poderes, o Executivo, representado pelo presidente, o legislativo exercido pelo congresso nacional e o poder Judiciário, formando por Juízes. 
Deodoro da Fonseca 1891 , em março de 1891 Deodoro foi Eleito presidente, mas a sua situação politica no brasil não era nada fácil pois conflitos internos ocorriam e as oligarquias estavam divididas e a maioria do congresso opunha-se ao presidente e em novembro deodoro dá um golpe politico, fecha o congresso e decreta estado de sitio e prende políticos da oposição isso faz que a opinião publica se volte contra ele e vários setores do brasil entraram em greve e até um almirante levou a esquadra para o Rio de Janeiro para forçar a renuncia de Deodoro, que não podendo mais suportar a preção acabou por renunciar. 
Floriano Peixoto 1891-1894, Floriano fazia parte da classe media e com isso varias medidas favoreciam essa classe, a politica econômica adotada em seu governo foi a de conceder empréstimos a indústrias, taxas alfandegarias protecionistas, e medidas a favor das classes mais pobres, no iniciogeral apoiava Floriano, mas com tempo este depôs os governos que haviam apoiado Deodoro e com isso desagrada parte dessa população, revoltas foram suprimidas com prisões e fuzilamentos e generais que se opunham a Floriano foram desterrados ou presos, pouco tempo depois manifestações em homenagem a Deodoro aconteceram no Rio e isso fez que Floriano decretasse estado de Sitio por 72 horas para prender os elementos mais empreendidos com os atuais acontecimentos. No ano de 1993 iniciavam-se as mais violentas revoltas que Floriano teve que enfrentar a Revolução Federalista e a Revolta da Armada
Revolução Federalista, 1893-1895 por conta de brigas internas do Rio Grande do Sul entre caudilhos o governo precisava apoiar um lado, que foi o do presidente da província e a partir desse momento os federalistas se revoltaram contra o governo iniciando-se assim uma longa e sanguinária guerra civil com torturas, vinganças e todos os tipos de barbáries que possa desmentir a visão pacifica do povo brasileiro, e essa revolta só acabou no governo de Prudente de Morais.
A revolta da Armada, 1893-1894, no final de 1893 a esquadra ancorada no Rio De janeiro revoltou-se contra do governo, chefiada por Custodio de Melo, queria fazer Floriano renunciar, com a Marinha bombardeando a cidade e o exercito Bombardeando as embarcações o conflito seguiu, os revoltosos eram a maioria monarquistas que segundo o povo não queria defender o impérioda constituição, mas sim a constituição do império, tendo apoio das demais potencia mundial inclusive com munições para bombardear a cidade, o presidente precisou comprar navios de segunda mão do exterior, que foram apelidados de esquadra de papelão, no entanto foi suficientemente capaz de bloquear os revoltosos, que correram para os navios portugueses que haviam prometido exilio em Portugal, no entando os colocou de volta no Brasil e esses passaram a fazer parte do grupo federalista do Sul, por conta disso Floriano cortou relações com Portugal, e tempos mais tarde, quando houve as eleições e prudente de morais assumiu todo o processo industrialista do país foi por agua abaixo já que um cafeeiro paulista colocou o Brasil novamente na posição de maior do mundo agroexportador... de sobremesa.

A presidência de Prudente de Morais 1894-1898, no inicio do seu mandato o presidente firmou acordo com os revoltosos do Sul e conseguiu isolar o principal grupo de oposição, florianistas, agrupados no PRF, ele foi substituído por Manuel Vitorino por problemas de saúde e quando voltou em 1897 voltou a atacar ainda mais os Florianistas. 
Belo Monte (arraial de canudos) com a miséria e a exploração dos pobres muito mais acentuada no nordeste o povo precisava viver praticamente sendo cangaceiros ou de sincretismo religioso, surgem então no meio desse cenário Antônio conselheiro que com outras pessoas funda belo monte, nasmargens do rio vasa barris e em pouco tempo milhares de pessoas também se juntam a ele, os fazendeiros viam Canudos como sendo um reduto onde os seus empregados podiam correr para não ser mais explorado por eles, um refugio contra a exploração destes, e o governo baiano tentou intervir em 1893 para acabar com canudos, oque não deu certo e suas tropas foram derrotadas, então as autoridades federais e estaduais uniram-se para acabar com Canudos, oque demandou 4 expedições a primeira com 107 soldados foi dizimada e com isso criou-se a lenda que canudos era ocupada por monarquistas , selvagens e comunistas. A Segunda expedição era formada por 560 homens armados com metralhadoras e cachoes Krupp, no entanto ainda sim foram derrotados pelos sertanejos, na terceira expedição muito mais armados e com 1300 soldados também foram derrotados e as armas apropriadas para o exercito de Belo Monte, em 1897 14 mil soldados e muita artilharia lançou-se em ofensiva contra canudos mas foi repelida pelos canudenses mas depois finalmente a capacidade de resistência de canudos caiu, e as tropas queimaram o vilarejo matando todos. Assim canudos foi destruído a ferro e fogo, mas as causas da guerra não, a miséria, desemprego, e exploração desumana permaneceram intocáveis.

A presidência de Campos Salles 1898-1902, o governo de Campos Salles se deu em meio a crises financeiras, a desvalorização do café e a diminuição da exportação deborracha, ele achava que nossos problemas só tinha uma raiz, a desvalorização da nossa moeda e com isso o país não tinha como pagar a amortização dos juros da divida externa, para combater essa crise, ele consegui-o protelar o pagamento da divida com o “FUNDING LOAN” que suspendia por três anos o pagamento dos juros e por 13 anos o pagamento da amortização, e a divida seria paga em 63 anos até 1974 com juros de 5% a.a. e as rendas das alfandegas ficaram hipotecadas aos ingleses para a garantia que seria cumprida nossa parte do acordo. No entanto isso foi péssimo ao futuro do país porque a divida aumentou demais. Pela politica desse período estávamos condenados a comprar tudo de fora do país e exportar café. Com a retirada de moedas e a não emissão dessas para tentar controlar a inflação os negócios e comércios entraram em declínio. Murtinho, ministro da fazenda, resolveu cortar gastos do governo e aumentar os impostos de todos os produtos, com esses impostos todas as camadas mais pobres e até a camada media da população a vida estava se tornando insuportável e varias fabricas fecharam, surgiu então um novo problema, o desemprego. Com a valorização da moeda e o abaixamento do preço de produtos importados ficou insustentável a situação de fabricas nacional. Embora o governo fosse bom para a economia, a parte social foi tão prejudicada que quando campos Sales saiu do poder foi um alivio para esses.

A presidência deRodrigues Alves 1902-1906, no auge do surto da borracha o governo de Rodrigues Alves foi o melhor da republica velha, pois as finanças estavam equilibradas, a economia retomando seu ritmo de crescimento e até a indústria voltando a estabilidade, ele saneou o Rio de Janeiro, acabou com a febre amarela e a peste bubônica e ainda fez a excelente aquisição de um dos estados brasileiros mais ricos e industrializados, o acre.... 

A revolta da vacina, uma lei colocava como obrigatória a vacinação contra a varíola, Oswaldo Cruz foi encarregado do saneamento do Rio e da erradicação de epidemias isso incluía a visita a residências para exterminar ratos etc. e isso foi aumentando o descontentamento da população, mas quando a vacina passou a ser obrigatória a revolta realmente estourou, com um super. Caráter socialista aderiram às camadas medias e baixas da população. Logico que essa revolta não foi apenas por causa da vacina, mas sim por diversos outros fatores como o desemprego, elevação do preço de coisas essenciais, a demolição de prédios velhos para a construções de avenidas, aumento do preço do aluguel obrigando a população a morar longe de onde trabalharam, portanto essa população via-se em uma situação quase insuportável. 
A incorporação do Acre por causa da borracha o acre foi ocupado por brasileiros, oque gerou conflitos entre estes e bolivianos, no qual tentaram por expedições militares expulsar osbrasileiros de lá, mas não tiveram condições de fazer, logo depois Rodrigues Alves coloca as tropas do exercito lá e “toma” o acre para nós e em seguida propôs para a Bolívia o tratado de Petrópolis que trocava o acre por dois milhões de libras e o Brasil se comprometia a construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré que foi uma campeã de absurdos, demorando cinco anos para ficar pronta e não servindo para mais nada pois o ciclo da borracha acabara, além de ter custado a vida de 30 mil trabalhadores e de terem importado até madeira da Austrália para os dormentes.
A presidência de Afonso Pena 1906-1909 foi colocado no poder graças aos cafeicultores tendo estes visto uma possibilidade de defender o preço do café. Como o café vinha de um longo período de baixa o governo de São Paulo propôs a intervenção do estado no auxilio a cafeicultura, esse plano encontrou oposição de rodriguês Alves já que ele defendia o Liberalismo econômico, por causa da recusa do governo em fazer oque os chefões do café queriam, esses assinaram o convenio de Taubaté que visava a valorização do café, esse tratado dizia que o governo garantia um mínimo de 55 a 65 francos por saca de café, o governo passaria a comprar o excedente de café, para por em pratica seria necessário 15 milhões de Libras e colocar três francos de imposto por saca para cobrir os juros e criava-se uma caixa de conversão que permitia aos fazendeiros trocar suas moedas por um cambiobaixíssimo, esse plano era bom para os cafeicultores mas Pena não aceitou e coube aos governos de minas e são Paulo e rio de janeiro no entando depois de um tempo Pena transferi-o os encargos da valorização para âmbito federal e manteve-se até 1930. Em longo prazo houve aumento da inflação, crescimento da divida externa, aumento dos excedentes não vendáveis, e incentivos à concorrência já q o café estava barato e isso ruiu em 1929 com a crise mundial, mas em 1909 Pena morre e seu vice, Nilo Peçanha, assume.

A presidência de Nilo Peçanha 1909-1910 como Afonso Pena morre e faltava apenas 1 ano pro final do mandato Nilo Peçanha assume, durante 17 meses de mandato, em meio do descontentamento popular com a policia e etc. tomou iniciativas como criar oque hoje é a FUNAI, foi nesse ano que Pinheiro Machado, apoiou a candidatura de Hermes da Fonseca, gayuxo de origens alagoanas, para presidente, por minas, RG ,e PE oque quebrava com a politica café com leite. São Paulo e Bahia lançaram então Rui Barbosa para concorrer com Hermes, esse senador então iniciou a Campanha Civilista opondo-se ao militar. Nas cidades Rui ganhou mas no interior, com o voto de cabresto, os coronéis elegeram Hermes e Barbosa só não foi eleito porque defendia uma reforma na constituição. 

A presidência de Hermes da Fonseca 1910-1914 


O governo de Hermes da Fonseca foi um governo violento contra o povo, cheio de nepotismo e péssimo emquestões econômicas chegando até recorrer um novo funding-loan e pinheiro machado, seu antigo rival criou o PRC que tinha como objetivo ficar perto do presidente mas afastar seus simpatizantes.
A revolta da Chibata aconteceu por causa das condições que viviam os marinheiros, que embora a marinha estava se modernizando ainda o código que regia era do século XVIII , trabalho excessivo, péssima alimentação e punição na base do chicote fizeram um grupo de marinheiros se revoltarem, apontar os canhões dos navios para o rio e exigir melhorias nas condições de vida desses, com isso o governo foi pressionado a dar essas melhorias e anistia-los. No entando a vingança das autoridades não tardou e quando eles saíram dos navios, alguns dias depois prenderam-se os lideres da revolução, mataram vários marinheiros, e deportaram tantos outros.
Politica das salvações como o governo era regido por um militar, que era da classe social que estava em maior Ascenção, vendo que os governos dos estados estavam nas mãos das oligarquias, Hermes da Fonseca visou então tirar as oligarquias do poder e colocar militares, alcançando êxito em alguns estados como Bahia, logo depois do bombardeamento da cidade de Salvador Seabra toma o poder, em Pernambuco com Barreto, na qual H. Fonseca expulsou Rosa e Silva do poder para Barreto ficar, no Ceará a família Acioli de detinha o poder a muito tempo foi expulsa mas por intermédio do Padre Cicerocolocou novamente os Acioli no poder, no Rio Grande do Sul e na Paraíba e Piauí por pouco não deu certo, dentre os fatores que toraram as Politicas das Salvações possíveis dá-se o apoio popular, aliança entre as oposições e o exercito e o apoio do presidente Hermes da Fonseca.

A presidência de Wenceslau Brás 1914-1918 o seu governo se deu em meio a revoltas como a dos sargentos, da baixa patente os sargentos e suboficiais descontentamento sobre suas condições de vida contra o governo. Oque fez surgir anos depois o movimento tenentista. 
A guerra do contestado na fronteira do Paraná com santa Catarina habitavam camponeses que foram desterrados para que em suas terras passassem uma ferrovia da Brasil Railway, esses camponeses viram suas terras serem vendidas depois a colonos europeus, e com a terminada da construção da ferrovia também os trabalhadores, vindos do nordeste, foram despedidos com isso agravou-se a situação de miséria que o povo daquela região passava e a partir de 1910 perambulavam por essa região milhares de pobres, algo semelhante ao oque ocorreram no nordeste no período de canudos, em meio a essa situação frei José Maria aparece e como Antônio Conselheiro guia o povo, revoltosos com a situação que o governo impunha esses se rebelaram e queriam suas terras de volta. O governo para sufocar essa situação decide enviar o exercito, e aviões, metralhadora e sete mil homens para lutar contra algunsrebeldes armados com facões de madeira, oque levou aos destrosamento desses ao longo de quatro anos de guerra.

A primeira guerra mundial dentre os aspectos negativos podemos citar o desemprego, e varias greves e fomos atingidos pela gripe espanhola. Dentre os aspectos positivos podemos citar a industrialização já que as indústrias da Europa estavam voltadas a produzir coisas para a guerra.

O declínio das oligarquias 

Com a crescente industrialização a burguesia industrial começou a se expandir e a camada media da população também, aumentou-se o operariado e com a chegada de imigrantes, principalmente italianos iniciou-se um período que as greves eram um meio comum de reivindicar coisa como melhores salários, redução da jornada de trabalho e etc. foi um período que até sindicatos foram montados, alguns ilegalmente. No entanto enquanto a economia se modificava a forma de governo não e para quaisquer problemas a forma de solução do governo era na base da pancada com isso o governo foi fazendo inimigos, a classe operaria, a classe media, os militares e até por fim alguns setores da burguesia e quando estourou a revolução de 1930 ninguém ficou do lado do governo. 

O movimento tenentista os militares vendo que o exercito estava defasado e esquecido pelo governo começou então uma revolta, comandada pelos oficiais de baixa patente e até não oficiais, era o movimento tenentista, e como o governo nada fez pararesolver esse problema os tenentes voltaram-se contra ele e tentaram derruba-lo por meio de revoltas militares, no inicio era apenas militares, depois foram aderindo civis até que uma revolução, encabeçada por civis e militares se deu em 1930 e então a liderança passa pras mãos dos civis.
As oligarquias dissidentes as oligarquias, no governo de campo Sales, com a divisão das oligarquias e suas ideias diferentes elas começaram a se desligar e montar até partidos políticos e as oligarquias dissidentes entraram em ação junto com outras classes sociais e muitas oligarquias mesmo as que não eram de oposição começaram a reclamar do absoluto predomínio de são Paulo e minas gerais sobre o resto do país e essa divisão foi um elemento crucial para a derrubada das mesmas pois as oligarquias dissidentes aliaram-se as outras classes sociais e ao tenentismo para derrubarem a republica velha.
O governo de Epitácio Pessoa 1919-1922

Esse governo em boa situação politica e financeira construiu açudes no Nordeste e facilitou o credito de empréstimos no Banco do Brasil e fez uma valorização do café além de se comemorar o centenário da independência e permitir que os parasitas da família de D. Pedro II voltassem a parasitar o país. No entando o clima era de insegurança, revoltas coronelistas na Bahia, greves operarias, descontentamento militar dentre outros. E ainda, no final do seu governo houve a semana da arte moderna, na qual aelite ficou perplexadas com as porcarias que eram pintadas e eram tidas como “arte”. 

Revolta do forte de Copacabana com a indicação, de SP e MG de Artur Bernardes para a sucessão da presidência os estados intermediários não concordaram e indicaram Nilo Peçanha. O episodio das cartas falsas se deu a um conjunto de cartas que eram atribuídas a Bernardes que continham referencias ofensivas aos militares, chegou a ponto do Club militar se aguçar contra Bernardes e este ordenou o fechamento do Club sob alegação de anarquia e apesar de tudo isso Artur Bernardes foi eleito sem problemas. Diante disso em julho de 1922, diante disso a fortaleza de Copacabana, que foi a única que não foi tomada por tropas fieis ao governo, se rebelou então o tenente Siqueira Campos saiu com quem queria ir junto, no total 29, para enfrentar os 3000 soldados que esperavam, alguns debandaram na saída, restaram 18, e um civil resolveu se juntar a eles, no final apenas Siqueira Campos e Eduardo Gomes estavam vivos. Embora fracassado esse plano, deu uma posição de fundamental importância para a luta contra o regime oligárquico. 

O governo de Artur Bernardes ,1922-1926 foi marcado pela forte repressão policial contra os tenentistas dissidentes, quase o mandato todo foi executado em estado de sítio, houve censura na imprensa e a constituição ampliava os poderes do governo. No seu governo ele agiu contra os políticos da reação republicana.A revolta Paulista em 1924 a segunda revolta tenentista ocorreu em SP e iria se alastrar para os outros estados se o governo não tivesse descoberto antes e sufocado o “surto” a revolta ocorreu em SP e contou com o apoio popular. Os paulistas dominaram a cidade de São Paulo e depois de muita intervenção pesada do governo até com bombardeamento se retiraram para as florestas do interior do estado sempre combatendo e permaneceram até abril de 1925. No sul do país ocorria o mesmo fato, mas foi facilmente sufocado pelo governo então Luís Carlos Prestes organizou a Coluna Rio-grandense e se dirigiu ao sudeste para se juntar aos rebeldes paulistas e levando suas tropas ao encontro dos paulistas enfrentou numerosos conflitos e devido a sua alta capacidade conseguiu se juntar aos paulistas em foz do Iguaçu. Decidiram ir ao interior do país incitar a revolução, foi a conhecida coluna prestes que percorreu 25000 km em 21 meses combatendo e juntando pessoas para o movimento, na qual nunca foi vencida, e finalmente em 1927 os sobreviventes já exaustos se refugiaram na Bolívia já no governo de Washington Luís.

A presidência de Washington Luís 1926-1930 o presidente tentou apaziguar o cenário politico soltando os presos políticos e diminuindo a censura da imprensa e tentou centralizar o poder colocando no poder políticos de pouca expressão que obedeceriam a suas ordens, então de um lado o governo dava algumas concessões demedidas liberais, de outro ordenava a “caça” de comunistas com a lei da celerada. No campo econômico ele tentou colocar uma pratica parecida com a que temos hoje, criar uma caixa de estabilização da moeda, substituir o dinheiro pelo “cruzeiro” que teria seu cambio de 4800 ¢ para uma libra e o dinheiro seria totalmente lastreado, que começou a funcionar graças ao empréstimo de oito milhões de libras e 41 milhões de dólares. Mas em maio de 1929 a bolsa de NY quebrou e desencadeou a Grande Depressão atingindo o Brasil, que era exportador de sobremesa e os banqueiros pediram de volta o dinheiro, logo todo o plano foi por agua abaixo. Logo em seguida começara a “revolução de 1930”
A revolução de 1930 como a crise de 29 estava à tona, SP decidiu quebrar com a politica do café com leite e Washington Luís indicando como candidato oficial Júlio Prestes para a presidência, diante disso o restante das oligarquias formou a ALIANÇA LIBERAL e indicou Getúlio Vargas para a presidência, Prestes ganha a eleição, mas Washington Luís comete um erro de iniciar perseguições aos aliancistas e colocando-se as oligarquias numa situação ruim começou-se a pensar em uma revolta armada com o apoio popular, nesse período no ano de 1930 ocorre o assassinato de Joao Pessoa que, embora fosse devido a politica interna da Paraíba, atribuiu-se ao governo a causa da morte e isso fez que desencadear-se uma revolta armada contra o governo por partedos aliancistas que iniciaram uma revolta e ataques até o Rio de Janeiro, Washington Luís foi deposto. Depois a junta militar entregou o poder a Vargas e encerrava-se ai a Republica Velha.




Republica populista 1930-1964

Durante o período populista, algumas tendências importantes caracterizaram a evolução brasileira, entre elas o setor da economia voltado pro mercado interno superou o do mercado externo, um rápido processo de industrialização tornou a indústria o principal setor da economia, com a sua burguesia se tornando a classe mais rica do país, a classe media fortaleceu-se e o operariado urbano cresceu, junto com isso a urbanização também, consolidou o estado nacional, declinado definitivamente as oligarquias, o estado passou a intervir na economia, junto com o capital estrangeiro, e esses aspectos foram progressivos e paralelamente ocorreu uma modernização da economia e da sociedade em geral. 

O processo de industrialização por causa da crise de 1929 o Brasil passou a exportar menos e por um preço menor, com isso não tinha dinheiro para importar produtos, e as reservas do governo quase desapareceram, mas graças a politica do governo de comprar o café emitindo dinheiro e depois queima-lo para fazer diminuir a oferta e aumentar o preço assim o Brasil manteve a economia, e foi um dos países que menos sofreu com a crise pois como a produção não diminuiu não houve o efeito multiplicador, na qualcom a produção decaindo, despedir-se-ia os empregados, esses não teriam condições de pagar alugueis, comida e etc. então todo um sistema entraria em crise. Mas isso não ocorreu no país graças à compra de café do governo. Oque provavelmente não teria ocorrido se o governo ainda estivesse nas mãos das oligarquias, pois tentariam seguir de acordo com oque as grandes potencias europeias estavam fazendo, que era baseada na realidade de países ricos. Graças a essa politica a economia se recuperou rapidamente e havia um grande mercado interno para consumo de manufaturas, enquanto havia uma redução na capacidade de importação e não permitia que esse mercado fosse abastecido, e graças a esse cenário ocorreu a industrialização já que a indústria brasileira trabalhava com uma capacidade ociosa e diante do estimulo de produção passou a trabalhar a todo vapor já que não foi necessário ampliar suas fabricas não houve problema com o capital, então a industrialização substitui a importação e depois de atingir sua capacidade ociosa e os industriais terem capacidade de aumentar a produção esses o fizeram.



Era Vargas 1930-1945 

O governo provisório 1930-1934 os primeiros atos de Vargas no poder foi trocar os parlamentares, colocando pessoas de sua confiança, depois disso ele anulou a constituição de 1891. E prometeu eleições para um futuro próximo. Os políticos que Vargas levou ao poder representavam os elementosmarginalizados na R. Velha. E depois de algum tempo a elite agraria também chegou ao poder, logo, o poder fora dividido entre duas camadas e nenhuma era forte o suficiente para se impor aos demais. Para não desagradar o povo foi adotada uma linha de politica que se determina “populismo” que funcionava com as reivindicações da população sendo feitas por uma fração da elite que passa assim chefiar o movimento dando essas concessões, que embora amplas restringiam-se aos limites aceitáveis pela elite. O populismo se baseou em dois fatores, a concessão de direitos previdenciários e o culto a Getúlio, no entanto era apenas para trabalhadores urbanos.
A revolução Paulista de 1932 os partido PRP e PD, insatisfeitos com a politica de industrializar o país deixando pra segundo plano a cafeicultura, montaram a FUP (frente única paulista) que exigia a autonomia de SP e um interventor civil e paulista, mas na real a FUP desejava colocar as oligarquias cafeeiras no poder novamente. E exigiam uma nova constituição para a redemocratização do país. Vargas então convocou eleições para maio de 1933 e deu aos paulistas alguns privilégios como um interventor paulista, e autonomia nas forças armadas. Como não tinham mais o poder em âmbito nacional a elite paulista, manipulando a opinião popular, organizou um levante armado, a gota d’agua foi a morte de quatro manifestantes, estava ai o estopim da revolução. No entanto São Paulo foi derrotadaporque tropas que viriam do mato grosso não vieram e Minas Gerais não ficou neutra no conflito e as bixas do Rio Grande do Sul fizeram trairage e passaram pro lado oposto do movimento, então São Paulo precisou enfrentar as tropas do governo em 3 frentes simultâneas e não resistiu, outro fator da derrota foi a inferioridade bélica. O movimento foi sufocado e os lideres banidos, no entando como Vargas era um bagre ensaboado, pouco tempo depois já havia se recomposto com SP dando oque eles reivindicavam, que era a constituição.
A constituição de 1934 em maio de 1933 elegeu-se uma assembleia constituinte para elaborar uma nova constituição, bem mais democrática, as eleições abrangiam mulheres, o voto era secreto e criou-se a justiça eleitoral para evitar fraudes e embora as malditas parasitarias oligarquias conseguiram eleger grande numero de parlamentares outras categorias como a burguesia, classe media e o operariado também conseguiram. Essa nova constituição mantinha-se o presidencialismo com 4 anos de governo, câmara dos deputados, senado federal com 2 senadores por estado, sistema federativos, e as inovações como voto secreto, voto feminino, legislações trabalhistas, autonomia dos sindicatos, criação da justiça eleitoral dentre outras medidas que toraram essa constituição a mais democrática até então. E se encerava o governo provisório ! 

A presidência constitucional de Vargas 1934-1937
O governoconstitucional de Vargas iria até 1938, no entando a situação politica no Brasil não estava calma, pelo estado não estar ligado diretamente a nenhum grupo social ele podeia ligar-se a vários setores da sociedade sem se subordinar a eles, novos grupos tentavam participar da politica, classe media, militares, e operários, e o poder desse grupo prejudicava as oligarquias pois impediam de resolver os problemas delas próprias (já que eram apenas parasitas) e os industriais viam com bons olhos o crescimento do governo já que precisavam do seu apoio. Vargas percebeu a dependência dos cafeicultores e dos industriais para com o governo e ampliou o seu próprio poder, fortalecido o presidente pode chegar ao golpe que levou a sua ditadura. Com os choques entre Direita e Esquerda surgiu um movimento de caráter fascista no Brasil chamado Ação Integralista Brasileira, chefiada por Plinio Salgado, os integralistas defendiam o estado forte, governo autoritário, uma sociedade militarizada e disciplinada. Em contra partida surgiu a aliança nacional “libertadora” que era o oposto a AIB e pregavam o comunismo, propondo o nome de Luís Carlos Prestes para presidente de honra, visto a ameaça comunista Vargas decreta uma lei que prendia e condenada qualquer pessoa com atitude suspeita dessas ideologias marxistas, e graças a super inteligência de manifestantes na ANL foi-se lido em um dia de comemoração dos 18 do forte, um discurso de Prestesdizendo “todo o poder a ANL” e 6 dias depois, , com base na segurança nacional a ANL foi declarada ilegal. Não houve manifestação alguma contra esse fato, os lideres se distanciaram das bases e superestimaram a profundidade do movimento e lançaram-se a luta, ficando sozinhos... no entanto os lideres desse partido continuaram na clandestinidade e organizaram levantes armados, era a intentona comunista mas graças a policia secreta, foram descobertos, e quando o levante tentou ganhar o poder por revoltas, foram todos derrotados. Com isso o governo declarou estado de sitio e prendeu numerosas pessoas. Mesmo com eleições marcadas para 1938 Vargas sabia que ficaria no poder e então apenas esperava o pretexto final para o golpe, oque aconteceu no final de 1937, atribuiu-se uma “descoberta” de um plano comunista, o plano Cohen, que previa a tomada do poder para os comunistas, instaurando um terror geral, como incêndio a igrejas e coisas do tipo, no entando esse plano foi escrito por Mourão Filho, que mais tarde seria um dos generais que teria uma grande papel na Revolução de 1964, Vargas e os militares golpistas reforçaram ainda mais os poderes do governo, fechou-se o congresso, os governadores impediram manifestações nos estados e assim entramos na ditadura.
O estado novo 1937-1945

A ditadura se estabeleceu graças ao apoio do exercito, população, cafeeiros e industriais, percebe-se então que Vargas era realmente um caramuito liso, que queria agradar a todos. Como o estado não representava os interesses de nenhuma classe em especial Vargas pode dar ao seu governo uma configuração dualista uma ação politica ultrarreacionária e conservadora e uma ação econômica moderna e progressista , foi criado um aparelho administrativo com a função de solucionar problemas como por exemplo o departamento técnicos em agricultura, advogados, engenheiro..... , cria-se um importante elemento, os técnicos, que tem tanta importância hoje em dia. A intervenção do estado na economia se deu quando Vargas decide criar industrias como siderúrgicas, metalúrgicas, mecânica pesada dentre outras; com isso aumentou a participação do estado na economia, o êxito dessa implantação de indústria se deve ao interesse de pequenos grupos de empresas com maior visão de negócios e também com o apoio de militares, que viam ai a possibilidade de fabricarem armas. 
As características politicas do novo estado o poder o ditador baseava-se na lei e essa garantia poderes plenos ao ditador, logo a ditadura era “legal” a “polaca” concedia ao governo poderes muito amplos. O poder politico concentrava-se no presidente da republica, o congresso, assembleias estaduais e câmaras municipais foram fechadas, o Judiciário ficou subordinado ao executivo, a policia especial teve poder de coerção; foram fechados os outros partidos políticos; cabia ao DIP manipular a ideia publica sobre ogoverno, através de censura e propaganda deixando a imagem de Vargas como pai dos pobres; Vargas ao mesmo tempo eliminava qualquer liderança operaria e concedia benefícios aos trabalhadores como a consolidação da lei do trabalho e a decretação do salario mínimo. O fim do estado novo: como já era de se esperar Vargas na 2ª guerra não assume lado algum até ter certeza de qual iria ganhar, com essa “neutralidade” conseguiu dinheiro para o financiamento americano da usina siderúrgica de volta redonda, mas embora seu governo fosse muito mais parecido com o Eixo que com os Aliados, ele resolveu apoiar os últimos pelo fato dos EUA entrarem na guerra e por submarinos alemães terem torpedeado navios brasileiros. E em 1944, já no final da guerra o Brasil vai mostrar sua super. capacidade de vencer um conflito invadindo a fascista Itália, que nem era tão mais fascista assim já que Mussolini foi destituído em 1943, os brasileiros foram pra lá mais pra passear. Podemos ver as sangrentas batalhas travadas por Brasileiros para libertar a Itália do terrorismo Fascista com o relato de Geraldo Sanfelice, ex-combatente “sempre que estacionavam em algum lugar, sem previsão de progressão imediata, faziam contato com a população local. A região era montanhosa e muita gente tinha criação de cabras. Assim, a base dos bons pratos que os italianos serviam aos pracinhas eram a polenta e a carne de cabrito, acompanhados de um bom vinho”percebemos assim quão difícil foi a missão da FEB. 
Para Vargas essa expedição para a Itália, para expulsar do poder um governo praticamente igual ao dele próprio e mostra a valorização militar do Brasil foi um tiro que saiu pela culatra, além dos enormes gastos as consequências sobre a politica interna do país foi que o estado novo não pode manter seu aspecto ditatorial, e por meio do “manifesto dos mineiros” uma parte da elite retirou o apoio de Vargas e em 1944 multiplicaram-se as manifestações de favoráveis a redemocratização e então Vargas cedeu as eleições em 1945, foi decretada anistia politica, liberdade de imprensa, e então foi feito o movimento do queremismo que pretendia fazer a redemocratização com Vargas ainda no poder porem as forças politicas mais poderosas se voltaram contra esse movimento e esperavam apenas mais um deslize de Vargas, que aconteceu quando ele nomeou os novos chefes de policia, Dutra e Monteiro, generais, ordenaram q blindados cercassem o Catete e Vargas foi obrigado a renunciar e acabava o “estado novo”.

Tempos de Transição 1945-1950

O Brasil nessa época, de intensa guerra fria, estava dividido em três posições politicas as duas principais eram os progressistas, que defendiam uma economia voltada para o capitalismo nacional, e os conservadores, que defendiam uma politica voltada para o capitalismo estrangeiro, e um grupo quase insignificante que era oscomunistas, a ditadura de Vargas foi derrubada por intermédio de dois generais que ajudaram a coloca-lo lá, Dutra e Monteiro, que também apoiaram o ingresso do Brasil pelo lado do Eixo na 2ª guerra, e eles ainda ficaram aclamados pela população (muito intelectual e com consciência que eram manipuladas) como defensores da democracia. 
Nesse período foi feia uma nova constituição, na qual o presidente e vice, deputados e senadores eram eleito pelo povo, com mandato de 5,4 e 8 anos respectivamente, 2 senadores por estados e numero de deputados proporcional à população e o judiciário era composta pelos tribunais estaduais e o STF. 




A presidência de Gaspar Dutra 1946-1951 
Seu governo formado pela maldita ala conservadora teve três principais postulados:
1. Não intervenção do estado na economia
2. Congelamento dos salários
3. Liberdade de ação para o capital estrangeiro
a divida externa quase totalmente liquidada pelo governo Vargas começou a crescer novamente, os 700 milhões acumulados com a guerra foram reduzido a 90 milhões devido ao mau uso do dinheiro, na importação de artigos de luxo etc. e também na importação de ferrovias tão ultrapassadas que eram consideradas ferro velho, e para piorar a situação a inflação subia, o partido comunista foi posto na ilegalidade. Dutra ainda indicou a candidatura de um politico com pouco expressão, e o brigadeiro Eduardo Gomes e Vargas também colocaram seus nomesà candidatura, esse ultimo fez alianças politicas estaduais e apelou as massas trabalhadoras, foram esses os elementos cruciais para volta do Ex ditador ao poder.

Anos 50’s a luta pelo poder

Nos anos cinquenta o Brasil estava dividido em dois grandes grupos, os progressistas e os conservadores, as características dos progressistas eram o nacionalismo econômico, modernização da economia (defendendo as reformas agrarias) e o reformismo social, com o aprofundamento das leis trabalhistas e a ampla liberdade de ação para todos os grupos políticos; já os programas de governo dos conservadores defendiam o liberalismo econômico, conservadorismo econômico, era contrario a concessão da maioria das vantagens aos trabalhadores e o conservadorismo politico.
A presidência de Vargas 1951-1954

Por ter tido aliança entre os progressistas e os conservadores Vargas tinha uma divida com eles e resolveu dar altos cargos no ministério para ambos, assim surgia um grande problema, um governo progressista com um ministério conservador. Precisava-se criar uma companhia de petróleo, como passar pra iniciativa estrangeira o país ficaria mais dependente das potencias externas e nenhum capitalista brasileiro tinha grana pra bancar tal projeto, o governo decidiu criar s Petrobras que era estatal, foi uma grande vitória dos progressistas. Como os congressistas não admitiram isso bolaram uma dura campanha, acusaram o governo decorrupção e de infiltração comunista. Para piorar a situação de Vargas um atentado contra a vida de Lacerda acabou na morte de um Major, e esse assassinato caiu sobre o chefe de defesa de Vargas, embora injustamente, oque levou a uma situação insustentável e Vargas então se suicidou. Com sua morte Café Filho assume a presidência e tenta conciliar os 3 grupos políticos, adota uma polutica favorável ao capital estrangeiro porem a politica econômica adotada desagrada muito os nacionalistas, operariado e até a burguesia, salários baixos, corte do credito bancário e concessões inacreditáveis ao capital estrangeiro. Podemos ver um caráter antinacionalista e conservador. 

A presidência de Juscelino Kubitschek 

o êxito de seu governo se deve a 4 fatores 
1. A Habilidade politica de Juscelino Kubitschek
2. Solida aliança entre PSD e PTB
3. Centralização e eficiência politica
4. O apoio das forças armadas
Com a aliança do PSD e PTB reduziram a UDN a quase nada, logo não havia muita oposição, criou-se órgãos técnicos para planejar a acha econômica no governo deferal, isso permitiu que Juscelino Kubitschek ter uma ação governamental ágil e eficiente oque fez q ele lançasse a sua campanha “50 anos em 5”. No entanto o governo criou o “nacionalismo desenvolvimentista” que não era nacional e nem desenvolvimentista, o desejo de fazero país crescer Juscelino Kubitschek apelou ao capital internacional e além de agravar a dividaexterna fez que empresas brasileiras fossem absorvidas por estrangeiras. Juscelino Kubitschek ainda tinha um plano de metas prevista para um governo de 5 anos que constituía 
Energia
Transportes
Industrias
Educação 
Alimentos

Os feitos mais notórios do governo JK foram o desenvolvimento de indústria de automóveis, naval, hidrelétricas, e rodovias, além da mudança do centro administrativo do Brasil para o planalto central, na qual foi fundada “Brasília”
A substituição de importações por produtos de fácil produção por multinacionais era comum, mas quando precisamos de maior tecnologia para outros produtos, e continuar com a economia acelerada, essas empresas disseram “não” e assim nossa economia começou a declinar e quem herdou essa bomba foi Jânio Quadros.

A crise do Populismo 1961-1964
o Brasil se encontrava em meio a uma crise economica por causa da recusa de empresas estrangeiras a dar a tecnologia alta pra nós, grupos conservadores e progressistas começaram então a brigar pelo poder, principalmente por conta da redução no investimento, os conservadores queriam se aliar ao capital estrangeiro e os progressistas propunham um modelo semelhante ao capitalismo de estado, ou seja, um capitalismo com a interferência do estado.

A presidência de Jânio Quadros 1961

Um advogado, marqueteiro, que Filiado então à União Democrática Nacional, partido de tendência fortemente conservadora, o candidatorealizava comícios onde comia pão com mortadela e fingia desmaios. Usava como emblema uma vassoura dizendo que iria varrer a corrupção do congresso, mas quando empossado começou a decepcionar seus eleitores, numa politica desastrosa nomeou apenas ministros formados pelo seu governo, falindo a promessa de formar um governo conciliador, ocasionou um crescente aumento no custo de vida enquanto congelou os salários, resultado: as classes que apoiaram sua candidatura retiraram esse apoio, incluindo os conservadores. Para tentar agradar os liberais, ele condecorou Che Guevara, um assassino comunista, com a ordem do cruzeiro do sul oque fez que os liberias percebessem que era apenas pra efeito de propaganda e os conservadores a temer o comunismo, logo ele conseguiu se indispor com todos, esquerda, centro e direita. Para tentar ficar no poder, Jango enviou o seu vice pra china comunista para que o restante o visse como comunista e declarou que os problemas eram causados pelo congresso, então, ele iria renunciar, pegando a opinião publica de surpresa, com a intenção da opinião pública com medo de Goulart ser comunista implorasse para ele ficar, mas o golpe fracassou e percebendo o fracasso da comedia Janio para se fazer de coitado publicou uma carta dizendo que “forças ocultas e terríveis o forçaram a renunciar” acabava-se assim o governo de um presidente que condecorou um assassino que matava por prazer pais na frente de seuspróprios filhos.

A presidência de João Goulart 1961-1964

Na primeira etapa de seu governo foi feita um plebiscito para decidir se o Brasil seria Parlamentar ou Presidencialista e se decidiu que seria presidencialista. Na segunda etapa do seu governo, ele resolveu fazer as reformas de base: agraria, bancaria, eleitoral, legislativo a respeito do capital estrangeiro, mas para essas reformas serem feitas, principalmente a ultima, implicava em medidas impopulares como combater a inflação, que implicaria a diminuição do credito bancário, controle de salários, e corte nas despesas do governo. Além disso era necessário a retomada do crescimento econômico e a renegociação da divida exigia o apoio de grupos estrangeiros, que só se daria se desistíssemos das reformas de base. Os grupos populares pressionavam o presidente a tomar as medidas prometidas enquanto os conservadores queriam impedir essas reformas e isso levou a criação da Frente Parlamentear Nacionalista por parte dos liberais, e da Ação Democrática Parlamentar por parte dos grupos conservadores. Ele ainda tentou o Plano Trienal, que tentava estabilizar a economia e implantar as reformas de base, no entanto com as tamanhas inflações e a necessidade de conceder aumentos salariais ele decidiu implantar a reformas de base mostrando o caráter comunista de seu governo, com comícios a favor das reformas o fantasma comunista se espalhou pelas outras camadassociais até q em são Paulo se organizou a chamada marcha da família com Deus pela liberdade e com isso caiu o apoio popular para com o presidente e na noite te 31 de abril de 1964 os generais Luís Carlos Guedes e Mourão Filho, sublevaram a guarnição de Minas Gerais sob a Chefia de Castelo Branco, com o apoio de vários governadores e civis e em menos de 48 horas a revolução já se tinha consolidado e Goulart foge para o Uruguay onde morre tempos mais tarde.





O modelo econômico e politico do regime militar


O crescimento econômico do país visava crescer todos os setores, industrial, agricultura, mineração entre outros, mas como não tinha capital para fazer isso foi adotado quatro medidas que permitiram o desenvolvimento do país :
1. Aumento da taxa de reinvestimento com arroxo salarial dos empregados passavam a ter uma maior margem de lucros 
2. Estado atuando na economia , como exemplo o aumento de impostos, interferência na economia. Privatizações.
3. Incentivo a investidores estrangeiros incentivando grandes empresas estrangeiras para se estabelecerem aqui e dando privilégios, com isso acabava o problema sobre a falta de tecnologia para o setor industrial de base crescer. 
4. Obtenção de empréstimos externos
O modelo politico se dividiu em 2 setores, os brandos, liderados por Castelo Branco que queriam o equilíbrio do liberalismo com o autoritarismo e a linha-dura liderava por Costa e Silva quetinha como principal objetivo apagar o passado comunista e levar o país a ser uma potencia desenvolvida.

A presidência do Marechal Castelo Branco 1964-1967

Depois da queda de Goulart foi decretado o Ato Institucional 1 (AI-1) que visava poderes para o executivo caçar mandatos, e determinava uma eleição para 1965, com a vitória do governo em 5 dos 11 estados houve o AI-2 que visava extinguir os partidos políticos e estabelecer eleições diretas para presidente da republica. Em 1965 foi criada o AI-3 que passava as eleições indiretas para governadores também, eleições que só foram possíveis porque o governo montou a ARENA (partido da situação) e o MDB (partido de oposição), em 1967 foi criada a nova constituição, na qual contava com a ajuda do AI-4 que passava a impedir que essa fosse desaprovada. Para as eleições de deputado e governador a ARENA ganhou em praticamente todos, mostrando assim que o povo estava satisfeito com o governo.


A presidência do Marechal Costa e Silva 1967-1969 
Considerado linha dura, esse presidente foi o responsável pelo inicio do crescimento econômico do País, aliado a Delfin Neto (professor de economia e administração da USP) eliminaram a contenção financeira e com isso iniciava-se uma fase de expansão econômica que trouxe grandes vantagens econômica para a classe media, classe que provinha o próprio presidente. Assim o presidente ganhou a simpatia da classe média já que seugoverno se preocupa com o povo. Por conta de um politico da MDB pregar boicote aos desfiles de 7 de setembro, Costa e Silva declarou o AI-5 que dava ao presidente poderes para fechar por tempo ilimitado o congresso nacional, assembleias estaduais e câmaras municipais, suspender direitos políticos, habeas corpus, dentre outros. Pouco tempo depois ele sofre uma trombose cerebral e ficou impossibilitado de governar formando assim uma Junta Militar

Junta militar 1969 reformou a constituição, e convocou uma eleição para presidente que acabou por eleger o General Emílio Garrastazu Médici, um gauxo filho de imigrantes italianos.

A presidencia do General Emílio Garrastazu Médici 1969-1974

Com certeza foi o periodo mais prospero da Era Militar, nesse governo ocorreu o chamado milagre economico, que levou a construção de importantes rodovias como Santarém-Cuiabá, a, a Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói, e grandes incentivos fiscais a indústria e a agricultura .No seu governo, fez o acordo com o Paraguai para construção da Usina de Itaipu , que até pouco tempo era a maior hidrelétrica do mundo. No parte social, foi criado o Plano de Integração Social (PIS) e o Programa de Assistência Rural (PRORURAL), ligado ao FUNRURAL, que concedia benefícios de aposentadoria e uma melhor qualidade dos serviços de saúde concedidos aos trabalhadores rurais. A partir do MOBRAL houve uma gigante campanha de alfabetização de adultos euma campanha para melhorar as condições de vida na Amazônia com o chamado Projeto Rondon. Houve também nesse período repressão a grupos comunistas como o PCB que foi a luta armada em todo o país, inclusive no Araguaia, na divisa entre Tocantins e Pará houveram muitos conflitos e provavelmente se não houvesse sido eliminados essa guerrilha seria algo como a FARC da colômbia, foi lá inclusive que José Genoíno foi capturado e entregou o restante dos guerrilheiros. No entando no ultimo ano do governo Médici houve um aumento na inflação pois embora crescimento e diversificação fossem notáveis o país estava muito endividado.
A Abertura politica 1974-1985

A presidência do General Ernesto Geisel 1974-1979
Fez-se o II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), política desenvolvimentista que ajudou a manter a economia aquecida, o parque industrial em expansão e o nível de empregos após o primeiro choque do petróleo (1973), mas que causou agravamento da dívida externa e dos problemas monetários ocasionadores da hiperinflação das décadas seguintes, legando um estado de recessão já no governo do sucessor. A concessão de grandes incentivos aos investimentos de capital estrangeiro no país foi outro controverso e capital ponto do II PND.
∙ Abertura política do Brasil, sobre a qual Geisel afirmou que a redemocratização seria um processo "lento, gradual e seguro" em seu discurso de posse. Os assassinatos do jornalistaVladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho em São Paulo, entre o final de 1975 e o início de 1976, apressaram os planos do governo e ocasionaram um enfraquecimento do poder da chamada linha-dura dentro da administração federal, com a demissão, pouco tempo depois das mortes, do general Ednardo D'Ávila Mello, comandante do II Exército, responsável pelas prisões de Herzog e Fiel Filho. No auge da crise institucional, Geisel neutraliza uma tentativa de golpe do general Sylvio Frota, principal expoente da "linha-dura" e tido como um dos favoritos à sua própria sucessão, e termina por exonerá-lo em outubro de 1977. Extinguiu o AI-5 e preparou o governo seguinte para realizar um conflito político e a volta dos exilados, mas sem que retomassem seus cargos políticos.
A presidência do general Figueiredo 1979-1985

O principal objetivo do governo de Figueiredo foi a abertura para liberdades politicas para a população, manter o executivo levemente mais poderoso que os outros 2 poderes retirar o caráter repreensivo do governo militar. A crise econômica que o governo passou aumentou o descontentamento popular e reduziu a popularidade do general. Em 1979 estipulou a anistia, não somente as pessoas que trabalharam em prol do regime militar mas também a grupos comunistas que haviam praticado assassinatos, terrorismos, trafico de armas, atentado a bomba a quarteis generais dentre outros crimes e nesse período pode-se criarvários partidos políticos. Foi-se estipuladas eleições diretas para governador, militares linha-dura que não queriam que a abertura política de Figueiredo fosse em frente, por medo de revanchismo, caso a oposição chegasse ao poder a partir disso ocorreu episódios como o Rio Centro que apenas aceleraram o declínio do governo militar. Em mensagem transmitida por cadeia nacional de rádio e televisão ao final de 1983 Figueiredo comunicou sua renúncia ao posto de coordenador da sucessão presidencial devolvendo tal prerrogativa ao PDS. Saudada como uma vitória pelos defensores de uma candidatura civil, tal atitude evidenciava, na verdade, a ausência de consenso nas fileiras partidárias quanto ao nome a ser escolhido dada a profusão de nomes tanto de origem militar quanto civil. Paralelo à efervescência de nomes no campo governista, a oposição preferiu se empenhar pelo retorno das eleições diretas para presidente na campanha das Diretas Já.

A nova “republica” 1985 – 1990

O povo passou a apoiar claramente a candidatura de Tancredo Neves que foi eleito e falou “agora ninguém me tira do planalto”, mas morreu antes então assume Sarney, o mesmo que fazia parte da ARENA e depois foi pra o PDS assim mudando de partido para sempre estar no que está na situação, e mesmo assim tinha um bom credito de confiança pelo povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (120.4 Kb)   pdf (245 Kb)   docx (52.1 Kb)  
Continuar por mais 76 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com