TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão do Brasil entre Portugal e Espanha

Por:   •  6/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA DO BRASIL

Tratado de Tordesilhas: Divisão do Brasil entre Portugal e Espanha
Divisão do Brasil entre capitanias hereditárias para administração do território, como o nome já diz passava de Pai para filho, as terras foram entregues aos donatários
Economia colonial: engenho de açúcar, algodão e tabaco.
Pacto colonial o brasil só poderia fazer comercio com a metrópole (Portugal)
Escambo mão de obra entre povos indígenas e portugueses, trocavam a mão de obra para retirada de PAU-BRASIL em troca de espelhos, chocalhos.
Sociedade colonial dividida em 3 partes homem do engenho de açúcar, homens livres e funcionários públicos e escravos. Mulheres nenhum poder.
Bandeira e bandeirantes desbravaram o brasil (responsáveis por avançarem o tratado de Tordesilhas e crescimento do BRASIL, financiados pelos homens do engenho de açúcar, função procurar jazidas de ouro e prata e capturar índios e escravos fujões. Contribuíram pela continuação do sistema escravocrata do período colonial.

Ciclo do Ouro século 17, corrida pelo ouro nos estados de minas, goiás, mato grosso. Trabalhadores de todo brasil foram em busca de ficar rico da noite para o dia.

Tropeiros traziam charques do sul para comercializar no Sudeste, como muito povoada na época, o plantio de alimento era pouco, então os tropeiros faziam esse comercio.

Século 18 o brasil ainda era colônia de Portugal, mas o povo já fazia pressão no governo por altos impostos cobrados. Foi onde ocorreu a inconfidência mineira, a luta do povo por liberdade.
Os inconfidentes liderados por Tiradentes entre outros buscavam a liberdade do brasil
Foi fracassado pois um membro abriu o plano para Portugal e os inconfidentes foram condenados à morte e degredo da África, Tiradentes assumiu e foi condenado a forca em praça pública.
O ‘’quinto’’ imposto cobrado pelos português para o brasil sobre o ouro, cerca de 20%.
Quilombo de Palmares localizado em alagoas no meio da mata, lugar que os escravos se escondiam depois de fugir.
Portugueses, espanhóis e franceses enchia navios trazidos da África de escravos para escravizar em toda a américa
Lei áurea 13 de maio de 1888, abolição de escravidão
Com a fuga do reis de Portugal para o brasil, o brasil deixou de só comercializar com a metrópole, pois os reis de Portugal tiveram ajuda dos reis da Inglaterra na fuga, onde os franceses invadiram Portugal, assim o brasil passou a comercializar com Inglaterra.
Napoleão foi derrotado em 1815 dando o direito de todos os reis derrotados a assumirem seus cargos no países de origem novamente, mas D. João já familiarizado com brasil decidiu não voltar. Com isso, o brasil deixa de ser colônia de Portugal e passa ser um estado ao sul de Portugal. O brasil adquiriu autonomia administrativa.

7 de setembro dia da independência do brasil, foi somente no âmbito político, pois no meio econômica permanecia os mesmos do período colonial, as bases socioeconômica (trabalho escravo, latifúndio inalteradas).

Apesar da independência o brasil ainda ficou sendo governado por um português diferente de outros países que depois do processo passaram ser governados por uma pessoa nascida no local.
A mudança econômica começou quando dom Joao deu um impulso na economia quando liberaram a construção de indústria no pais, oq era proibido por Portugal anteriormente.
Lembrando que apesar da independência alguns estados como a bahia só conseguiu sua emancipação depois de algum período.
Dom Pedro 1 dividiu o brasil em três poderes na sua primeria constituição federal, elaborada por ele, legislativo, judiciário e executivo. Sendo que o Rei poderia anular qualquer decisão de um desses 3 poderes.
Dom Pedro autoritário
Brasil e argentina brigam pelo espaço de Cisplatina, vulgo Uruguai, dom Pedro perde a guerra e cisplatina vira um país independente.
Dom Pedro abdica do cargo de imperador em 7 de abril de 1831, pois estava sem prestigio, logo após, retorna a Portugal.
Período regencial (1831 - 1940) foi um dos períodos mais conturbados da história do brasil. A economia continuou em crise.
Lei dos Sexagenários liberar os escravos com mais de 60 anos, desobrigava os proprietários de sustentá-los quando já estavam cansados e doentes.
Marechal Deodoro da Fonseca declarou o início da república e o fim do império, através de um golpe militar.

Proclamação da republica
Ato politico militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 instaurou a forma republicana federativa presidencialista no governo do Brasil. Ocorreu por um grupo de militares do exercito brasileiro, liderados por Marechal Deodoro da Fonseca.
A perda de prestigio da Monarquia Brasileira foram: Atritos com a igreja católica, perda de apoio políticos dos grandes fazendeiros em virtude da abolição da escravatura. Os ex-proprietários dos escravos queriam indenização pelo que foi pago e não receberam.
15 de novembro não foi a primeira vez que buscaram a republica:
1877 a 1789, a inconfidência mineira e Tiradentes não buscavam apenas a independência, mas também, a proclamação da republica na capitania de minas gerais.
1824, diversos estados do nordeste criaram movimento independentista, dentre elas a Confederação do Equador, igualmente republicana.
Em 1939,  na esteira da revolução farroupilha, proclamaram-se republica rio-grandense e a republica de juliana, respectivamente no rio grande do sul e em santa Catarina.
Não houve movimentos populares nem contra, nem a favor da república ou monarquia.
República velha de 1889 até 1930, a republica velha conheceu 13 presidentes, até a ascensão de Getúlio Vargas, o traço mais saliente dessa primeira fase republicana encontra-se pelo fato de que a política esteve inteiramente dominada pela oligarquia cafeeira.  
A constituição de 1891, logo após a proclamação da republica foi convocada uma reunião para elaborar uma nova constituição promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Projeto de republica liberal, defendido pelos cafeicultores paulistas, grande autonomia dos estados (federalismo), garantia das liberdades individuais, separação dos 3 poderes e instauração de eleitores, essa foi a vencedora.
Consolidação da republica 1891 a 1894, os três poderes Executivo, legislativo e judiciário que exerciam-se de forma harmoniosa.
A politica dos governadores, consistia no seguinte: o presidente da republica apoiava, com todos os meios ao seu alcance, os governadores estaduais e seus aliados, e, em troca, os governadores garantiriam a eleição,  para o congresso, dos candidatos oficiais. Desse modo, o poder legislativo, constituído por deputados e senadores aliados do presidente – poder executivo – aprovava as leis de seu interesse. Estava afastado assim o conflito desses dois poderes.
Política do café com leite, alianças entre minas e são Paulo, que eram os estados mais poderosos, cujo os líderes políticos passaram a se revezar na presidência, ficou conhecida com política do café com leite.

PAG 177

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com