TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do Reino de Portugal

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

A Formação do Reino de Portugal

A história da formação do Reino de Portugal iniciou-se com a fundação do Reino das Astúrias por um grupo de cristãos refugiados da repentina invasão muçulmana na Península Ibérica. Liderados por Pelágio, rei e fundador de Astúrias, o grupo iniciou a reconquista dos territórios tomados pelos muçulmanos. A partir de então, originaram-se pequenos reinos, como Aragão, Castela, Leão, Galiza e Navarra, que foram expandindo seus territórios à medida que as conquistas eram bem sucedidas. O governo do Condado Portucalense, formado em 868 entre os rios Minho e Douro, foi entregue a Henrique de Borgonha em 1096, após seu casamento com Teresa de Leão, filha do rei Afonso VI de Leão e Castela. Após a morte de D. Henriques, D. Teresa exerceu a regência durante a menoridade de seu filho, Dom Afonso Henriques. Tendo apoio da alta nobreza galega, D. Teresa empenhou-se em expandir seus domínios e obter autonomia. Entretanto, em 1122, Dom Afonso Henriques se opôs a uma união galego-portuguesa e, assim, se opôs também aos propósitos de sua mãe.

Dom Afonso Henriques, pretendendo assegurar o governo do Condado Portucalense, armou-se cavaleiro e lutou contra as tropas de sua mãe na Batalha de São Mamede, assumindo o governo após a vitória.

Em uma das incursões realizadas pelos lusitanos, foi travada uma batalha entre as tropas de Dom Afonso Henriques e um exército mouro, nomeada Batalha de Ourique. Tradicionais histórias portuguesas narram que, naquele dia, Afonso Henriques teve uma visão em que Jesus Cristo lhe aparecia rodeado de anjos garantindo-lhe a vitória. Apesar de estarem em menor número, os lusitanos derrotaram o exército mouro e Dom Afonso Henriques foi nomeado Rei e assim originou-se o Reino de Portugal, com capital em Coimbra.

Através do Tratado de Zamorra, a independência portuguesa foi reconhecida por Afonso VII de Leão e Castela no dia 05 de outubro de 1143. Dom Afonso Henriques, também chamado de Conquistador, continuou conquistando territórios, ampliando seus domínios e expandindo o território do que hoje é conhecido como Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com